A chegada do mês de
outubro traz diversas sensações. É aquele pensamento de que o ano passou
voando, de que chegou a hora de planejar as férias da família, bater as metas
finais da empresa e preparar tudo para as festas de confraternização. Mas, não
podemos esquecer de uma das principais marcas do mês de outubro: a conscientização
sobre o câncer de mama. Outubro Rosa é um período especial, afinal nos
dedicamos em prol de alertar a sociedade e principalmente o público feminino,
sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Quando uma mulher
sofre com o câncer, todas as outras sentem um pouco da sua dor, não é à toa que
há diversos exemplos de mães, irmãs, filhas, amigas e conhecidas que rasparam
suas cabeças em solidariedade. A sororidade ainda é algo vivo entre nós. Uma
cabeça raspada contra a própria vontade, consequência da quimioterapia e
medicações envolvidas no processo de tratamento, afetam diretamente a
autoestima da mulher, assim como a remoção de uma mama quando identificado um
câncer maligno na região. O câncer de mama é um dos mais comuns no Brasil,
atingindo 28% dos casos quando considerados todos os tipos de câncer. As
mulheres com mais de 50 anos representam 80% dos casos segundo o Instituto
Nacional do Câncer (INCA), mas as jovens ainda assim devem estar em estado de
alerta.
Não existe remédio
melhor que a prevenção. Por isso, nós apoiamos projetos que estão lutando em
prol da diminuição do câncer de mama. São histórias incríveis e inspiradoras de
transformação. A ONG Mulheres de Peito, desde 2017, vem ajudando mulheres com vulnerabilidade
financeira a conseguir um diagnóstico precoce através de exames. A atitude
impacta diretamente na oportunidade de tratamento, e diminuição do índice de
mortalidade causado pela doença, uma vez que diversas mulheres com a suspeita
do câncer são privadas de acesso a exames para o diagnóstico precoce devido a
situação financeira.
O Arte Com Paixão
também conquistou o nosso coração com a sua missão na reconstrução da
autoestima de mulheres que enfrentaram o câncer. Nesse projeto em especial,
pessoas que passaram por tratamentos de quimioterapia e perderam os pelos das
sobrancelhas, ou tenham realizado a mastectomia (retirada da mama) têm a
oportunidade de tentar um novo começo. Com tatuagens cosméticas e
micropigmentação essas mulheres ganharam a chance de conquistar o amor-próprio
de novo.
No Outubro Rosa deste
ano, a agência, em que sou CEO, além de apresentar e apoiar projetos incríveis,
desenvolveu um material ilustrativo e informativo, com o objetivo de orientar
as mulheres sobre a forma mais simples de identificar um possível câncer de
mama: escutar o próprio corpo. No nosso guia ‘Escute seu Corpo', além de mais
informações sobre os projetos citados, e entrevistas exclusivas com
especialistas, há um passo-a-passo de como fazer o autoexame. O nódulo na mama
é um dos principais sintomas desse tipo de câncer, e pode ser facilmente
identificado através do toque na região do seio. Mudanças no tamanho e formato
do órgão também devem ser observadas e compartilhadas com o seu médico se
identificadas.
As mulheres têm
realizado muitas conquistas em diversas esferas sociais, e a informação e
conscientização podem ser a chave para essas mudanças e vitórias femininas.
Para diminuir a taxa de mortalidade e pluralizar a oportunidade de tratamentos
contra o câncer de mama é muito importante valorizar essa pauta no mês de
outubro. Por isso, compartilhe com as mulheres que você ama sobre a importância
de fazer o autoexame e se informar sobre a doença. Juntas podemos lutar em prol
da diminuição dessa patologia que afeta tanto a vida de diversas mulheres no
Brasil.
Mônica Schimenes -
fundadora e CEO da MCM Brand Experience
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