Em um mundo altamente conectado, as mídias sociais têm papel fundamental. Para o bem ou para o mal. A diferença está no uso das ferramentas com inteligência e critério. E também na escolha da melhor opção de rede social para os interesses envolvidos.
Neste ambiente de redes sociais, uma alternativa
bem interessante é o LinkedIn, a maior rede social para negócios do mundo.
Diferente do que muitos acreditam, ele não serve apenas para a busca de emprego
e divulgação de currículos. Na verdade, seu objetivo primordial é criar
conexões entre pessoas e, a partir disso, gerar oportunidades de
relacionamentos profissionais e negócios entre empresas.
A ferramenta oferece a possibilidade de expor
ideias, conhecimentos, pesquisas, tutoriais, compartilhar dicas e tendências de
mercado, sendo bastante útil para pessoas e empresas que queiram construir
autoridade diante seu público-alvo inserido na plataforma.
Além de perfis pessoais, o LinkedIn permite a
criação de páginas corporativas, para contar a história da empresa, novidades
sobre produtos e serviços, aproximá-la de seus consumidores e publicar vagas de
emprego.
Assim, seja qual for o objetivo empresarial, o
LinkedIn é claramente um canal relevante e que pode gerar bons resultados já no
curto prazo. Veja baixo:
8 sugestões para impulsionar sua estratégia digital
com o uso do Linkedin
Os principais objetivos de empresas que investem
nessa plataforma são gerar leads, nutri-los, disponibilizar conteúdo relevante
e criar boas oportunidades de negócios.
Para alcançar essas metas, cujos desafios são
muitos e grandes, a elaboração de um plano eficaz e que impulsione os
resultados se baseia em:
1 – Construir autoridade
O LinkedIn é um instrumento incrível para quem quer
construir uma imagem de autoridade. Mais direcionado e focado, o conteúdo
oferecido costuma ser de alta qualidade e refinado.
Esse aspecto da rede influencia de forma positiva,
ajudando as pessoas, empresas ou marcas a se tornarem referências de
autoridade.
O objetivo do perfil pessoal é apresentar projetos
e habilidades, agregar informações da carreira profissional e estruturar, a
partir daí, a autoridade. Já a página empresarial visa a expandir os negócios e
divulgá-los. Na página da empresa, é importante conter todas as informações que
geram credibilidade, todas as novidades e serviços oferecidos. Com todos esses
itens estruturados, ganha-se espaço e reconhecimento.
2 – Criar rede de contatos
Para ter um bom alcance é preciso ter contatos,
seguidores, ou seja, rede de conexões. Mais importante que a quantidade, é a
qualidade das suas conexões.
É preciso trabalhar para aumentar a lista,
conectando-se com quem pode trazer vantagens, proporcionar parcerias e fazer o
seu empreendimento crescer, como pessoas que são referência e que podem somar e
agregar valor ao negócio.
O importante é aproveitar a porta que se abriu e
criar oportunidades que serão benéficas a todos.
3 – Oferecer conteúdo de qualidade
Disponibilizar conteúdos de qualidade para seus
seguidores é primordial, tanto para atrair possíveis clientes e conquistar
novos seguidores, como para a construção da autoridade.
Pode-se compartilhar links externos, artigos
criados no próprio LinkedIn, compartilhar conteúdos interessantes que viu em
outros lugares. O crucial é sempre manter a página atualizada, com uma
frequência de postagens organizada e regular.
4 – Integrar grupos de discussões
Os grupos no LinkedIn proporcionam muitas
vantagens. Um grupo fechado é um excelente local para propagar temas
relevantes, responder perguntas, esclarecer dúvidas e procurar entender bem o
que se passa na mente de seguidores de nichos específicos.
Uma dica interessante é aproveitar e criar redes de
contatos, já que os grupos possuem pessoas com interesses que se unem para
discutir assuntos pertinentes a elas.
5 – Buscar ser visto
No LinkedIn, é possível firmar um contato direto
com uma pessoa ou empresa com quem se quer estreitar um relacionamento.
Portanto, deve-se publicar materiais de interesse na página da empresa, no
perfil pessoal, e republicar conteúdos que são relevantes. Dessa forma, a
timeline do perfil pessoal ou empresarial estará mais ativa e será mais
acessada.
Segundo dados do ReTargeter.com, a taxa de
conversão no LinkedIn é 277% mais eficaz para empresas que no Facebook ou
Twitter.
6 – Usar ferramenta de Pesquisa Avançada
Um dos grandes benefícios de usar o LinkedIn é a
oportunidade de fazer buscas sobre um profissional ou empresa, utilizando
filtro que permitem encontrar públicos ou pessoas de segmentos exclusivos,
únicos, por categorias, como empresa, cargo, especialização, influenciadores,
mercado, etc.
Quem utilizar a conta Premium, pode ainda explorar
recursos especiais, como o envio de mensagem direta para o organizador de
contatos, busca com resultados expandidos, entre outras vantagens.
7 – Anunciar
O LinkedIn Ads é uma ótima ferramenta para
anunciar, por conta da grande audiência e segmentação precisa. Ele permite que
você estratifique seus anúncios baseados nas informações disponíveis dos
seguidores, tais como função, títulos, nível de experiência, tamanho da
empresa, entre outras.
8 – Analisar os resultados
O LinkedIn oferece ferramentas de análise que
acompanham a interação dos seguidores, o que auxilia na produção de novos
conteúdos direcionados. Com elas, é possível observar as melhores métricas,
mensurar informações e os dados mais relevantes para traçar suas estratégias.
Ederson Dé Manoel - Growth
Hacker especialista em LinkedIn e Lead Generation. Pós-graduado em Marketing
pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atualmente dedica-se à
projetos de Data Marketing, Growth Hacking e Gestão de Experimentos de
Marketing Científico. Já atendeu clientes, como Google, Corinthians, Vogue,
Netshoes, Faber Castell, Cerveja Proibida, entre outros.
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