O Tik Tok se popularizou entre os usuários nos últimos meses e, para não ficar para trás, o Instagram investiu no Reels, um recurso da rede social que veio para concorrer diretamente com o aplicativo chinês. Mas pensando em estratégia digital para marcas, qual das duas ferramentas é a melhor para investir?
Teoricamente,
os dois possuem a mesma função. Ambos permitem criar micro vídeos criativos
usando áudios e efeitos, e têm a finalidade de gerar mais engajamento na era do
consumo de informação de forma rápida. O TikTok permite fazer vídeos de até 1
minuto - recentemente o aplicativo tem passado por uma fase de testes e está
liberando até 3 minutos para alguns usuários, enquanto o Reels disponibiliza
para cada vídeo o tempo máximo de 30 segundos.
Já
quando o assunto é alcance de público são nítidas as vantagens do TikTok frente
aos outros aplicativos. Por lá, a maioria dos usuários afirma ser impactado com
assuntos que se encaixam perfeitamente em suas preferências, comprovando um
algoritmo muito mais assertivo. Mas, para isso acontecer, a produção e edição
de vídeos devem ser feitas na própria ferramenta - isso vale também para o
Reels. Postar vídeos com marca d’água do aplicativo concorrente, faz com que o
algoritmo não priorize o conteúdo.
Inclusão
de músicas, filtros e até o aumento da velocidade de gravação são ferramentas
disponibilizadas aos usuários de ambas as plataformas. Em relação às músicas,
para contas comerciais, tanto o Reels quanto o TikTok, possuem uma biblioteca
onde podem ser consultadas as canções livres de direitos autorais. Porém, nesse
quesito o TikTok apresenta mais possibilidades, pois as contas comerciais podem
usar remix de músicas feitas por outros usuários, sempre linkando com o autor
do áudio.
As
redes sociais também possuem um lugar específico para que o usuário receba
todos os conteúdos — conhecido como “for you” no TikTok. Esse formato permite
que eles consumam os temas personalizados de acordo com seus gostos, mesmo de
contas que ainda não conheciam. Esse ponto é ótimo para as empresas e criadores
de conteúdo, uma vez que possibilita a distribuição do post para o maior número
de pessoas fora da sua base de seguidores.
E
como saber qual rede social a marca deve priorizar? Antes de mais nada, deve-se
mapear e entender o perfil de seu público-alvo. Naturalmente o TikTok é uma
plataforma que atrai mais jovens, então caso o negócio seja voltado para esse
grupo, não deixe de postar por lá. Já as pessoas da geração X estão acostumadas
com o Instagram. Nesse caso, vale considerar a produção de conteúdos no Reels
para atraí-las.
No
geral, a dica é sempre ousar nas temáticas e usar a criatividade. Esses são
itens fundamentais para alcançar bons resultados e aumentar as chances do
conteúdo viralizar entre os usuários do Reels e Tik Tok. Manter-se atualizado
sobre as mudanças de dinâmicas dos algoritmos e o público-alvo de cada rede
social também é o segredo para que as marcas consigam aproveitar todas as
oportunidades existentes.
Gláucio Amaral - Diretor Executivo na Agência Ecco, agência
de publicidade com foco em conversão de vendas. É publicitário, designer, além
de ser especialista em estratégias 360º para marcas e consumidores focando na
conversa de forma criativa e humana.
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