segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Pesquisa revela perfil dos diretores financeiros de empresas brasileiras


Estudo mostra que CFOs são motivados por aspectos como desafio e autonomia


O Insper realizou uma pesquisa em parceria com a Assetz, consultoria de recrutamento especializada em finanças, para apontar o perfil dos CFOs (Chief Financial Officer) no Brasil em 2021. Segundo o estudo, entre os desafios atuais descritos pelos diretores financeiros das empresas, estão o de transformar a área de finanças em uma estrutura mais voltada para o estratégico e o de aperfeiçoar a eficiência operacional por meio de melhores processos ou de automação. Participaram da pesquisa 128 CFOs de grandes empresas de variados setores da economia.

Segundo o estudo, a maioria dos líderes financeiros se identificou como do sexo masculino (90%), 70% possuem pós-graduação e 64% têm MBA. As áreas de formação incluem administração, economia e engenharia. Sobre capacidades, os CFOs se descrevem como profissionais que focam na obtenção de resultados e objetivos. Quando perguntados sobre as capacidades do futuro, a maioria absoluta reconheceu a necessidade de mais habilidades estratégicas.

De acordo com Paulino Rodrigues, que assumiu recentemente a posição de CFO do Banco Mercantil do Brasil, a meta é sofisticar e ampliar os projetos transformacionais do banco e continuar investindo na melhoria e modernização de processos de gestão e operacionais. Os planos do executivo, que também assumiu a diretoria de Relacionamento com Investidores, incluem o investimento de R$ 137 milhões até o final de 2021, destinados a inovação, criação de novos produtos, segurança cibernética e da informação, uso de dados e analytics, renovação tecnológica e expansão dos canais de atendimento.

Além disso, Rodrigues pretende ampliar a presença do banco no mercado de capitais. "O Mercantil possui ações cotadas na bolsa de valores desde a década de 1970, que entrarão em um novo ciclo de desenvolvimento e liquidez. Na nossa agenda está uma maior proximidade com o mercado, incluindo o lançamento de novas operações", explica Rodrigues.

De olho na pirâmide etária brasileira, que já aponta crescimento de 58% da população acima de 50 anos até 2030, o executivo aposta num horizonte de crescimento estável e rentável para a instituição. “O MB está na zona de excelência no índice de NPS, muito por conta do grau de fidelidade do seu público e da qualidade no atendimento. Acredito que o nosso trabalho é, cada vez mais, entender esses clientes e as suas necessidades e oferecer produtos e canais no formato que mais os agrade. Esse é o nosso grande desafio nos próximos meses e anos", destaca.

A pesquisa na íntegra pode ser acessada pelo link: www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2021/08/O-Perfil-do-CFO-no-Brasil-2021-vf_.pdf



Banco Mercantil do Brasil

 

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