Para os
iniciantes, ir na direção certa custa menos tempo e dinheiro do que corrigir um
problema posteriormente
O departamento financeiro afeta todas as áreas de
uma empresa pela sua centralidade e importância – ainda mais para empresários
que estão começando o próprio negócio. Considerado o verdadeiro “combustível”
do empreendimento, ele deve ser muito bem pensado para que os processos
aconteçam dentro do planejado. O ideal é ter em mente a resolução de problemas
antes que eles aconteçam – ou ainda identificar gargalos que possam drenar as
energias de um jovem negócio. Nessa direção, estruturar o financeiro é o
primeiro passo para a sustentabilidade, afinal, o sucesso de um escritório de
advocacia ou de qualquer empresa começa indo além da capacidade técnica. Passa
pela gestão – cada vez mais uma ferramenta que fortalece e impulsiona um
administrativo organizado.
Quem está começando seu próprio negócio não deve
abrir mão da busca constante pela qualidade e pelas melhores formas de se obter
excelência empresarial. A considerar a importância do departamento financeiro
como o grande espelho da empresa, é importante prestar atenção em tudo.
Conforme a especialista em precificação e finanças Beatriz Machnick, o
financeiro reflete todas as questões que envolvem o negócio: “uma atuação
jurídica, por exemplo, não pode ser ofuscada pela desorganização das demais
áreas de apoio do negócio; tudo deve ser impecável: da recepção da secretária até
o recebimento de honorários e a prestação de contas”, explica.
Mensurar tempo gasto nas funções e tarefas, de onde
veio a receita, os custos, despesas, perdas e inadimplências permite o controle
e reduzir as incertezas. “As metas são fundamentais nesse sentido, elas
clarificam os objetivos da empresa e deixam palpáveis os anseios e aonde se
quer chegar. Ao ter em mente o caminho a ser percorrido, o empresário obtém
melhores resultados nas finanças e consegue corrigir eventuais falhas no
percurso.”
Caso haja dificuldade interna em organizar e montar
o próprio financeiro, Machnick indica a terceirização. “A eficiência deve ser
perseguida sempre e pode ser muito benéfico para a empresa contar com
especialistas na execução e gestão de atividades meio. O que libera o tempo dos
sócios, por exemplo, para a atividade fim do negócio”, orienta.
Confira três dicas da especialista para estruturar
o financeiro:
Metas – Tudo deve estar na ponta do
lápis, principalmente para visualizar os números de uma forma que fiquem claros,
especialmente nas fases iniciais de trabalho.
Perspectiva – a perspectiva alimenta a
esperança e a percepção de futuro da empresa. É fundamental pensar a médio e
longo prazo. Chamamos a atenção para o fato de a visão plena nos negócios ser
fundamental no planejamento e para a resiliência com os altos e baixos que todo
negócio tem. Buscar capacitação técnica é outra estratégia promissora para
manter o controle total da administração.
Controle emocional e psicológico – a
maneira com que lidamos com o negócio e a qualidade das emoções são muito
importantes para as decisões e obtenção de bons resultados. Assim, adotamos
medidas prévias e não demoramos para reagir a possíveis problemas. Preparar-se
da forma que o negócio exige evita que gargalos surjam mais adiante.
A especialista conclui com outro conselho para os
iniciantes: “converse com pessoas que talvez estejam mais à frente na
caminhada, que podem indicar possibilidades que, às vezes, pela maturidade do
negócio, não tenham ocorrido ainda. Uma coisa que ouço muito nos feedbacks dos
nossos clientes é sobre a necessidade de uma visão de fora do negócio, baseada
no aspecto racional”, indica, ao salientar que a “direção é mais importante que
a velocidade”.
Beatriz
Machnick - contadora, especialista em Controladoria e
Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. É pioneira da metodologia de
Formação de Preços na Advocacia e palestrante na Ordem dos Advogados do Brasil
(OAB). É sócia-fundadora da BM Consultoria em Precificação e Finanças. Autora
dos livros Gestão Financeira na Advocacia - Teoria e Prática (2020),
Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através
da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na
Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014).
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