A Black Friday já se tornou uma data ansiosamente aguardada por muitos brasileiros, para que consigam comprar os mais diversos produtos e serviços com descontos atrativos. Sua popularidade vem crescendo tanto que, em 2019, cerca de 418 mil pessoas compraram online pela primeira vez durante esse período, segundo o E-commerce Brasil. Por mais que o evento seja popularmente conhecido no mercado B2C, ele também pode se tornar altamente benéfico para o mercado B2B, independentemente da área de atuação.
Se as empresas se planejarem e organizarem ações
com antecedência, buscando entender bem qual é o seu público-alvo, é possível
aproveitar a data para aumentar o faturamento. Com o impulsionamento do
e-commerce nos últimos anos e as mudanças sentidas no comportamento do consumidor,
a época é certeira. Para que tenham sucesso, é importante considerar alguns
pontos e estratégias que podem ser definitivos para o destaque da empresa
frente à concorrência. Confira os mais importantes:
#1 Ofereça descontos e condições especiais: por mais
que a data seja popularmente voltada ao consumidor final, nada impede que os
descontos também sejam oferecidos para as empresas, como atrativos e
diferenciais para chamar atenção. Para aqueles que já são seus clientes e
conhecem seus produtos, aproveite para oferecer condições especiais para fazer
com que se sintam valorizados e, continuem buscando a marca perante os
concorrentes.
#2 Use estratégias de escassez e urgência: as
campanhas realizadas durante a Black Friday são curtas e por tempo limitado.
Nesse cenário, estratégias que reforcem a sensação de unidades limitadas ou
urgência na escassez, podem ser um forte atrativo de vendas para a companhia.
#3 Invista na mídia online: não basta
desenvolver um bom site da empresa, sem utilizar outras mídias online em
conjunto para alcançar um maior público. Invista nos canais nos quais seus
clientes estejam, para que a mensagem desejada chegue ao público com maior
assertividade e retorno.
#4 Crie newsletters personalizadas: campanhas
via e-mail com segmentação dos usuários é uma ótima forma para disseminar e
compartilhar as melhores novidades da sua empresa. Durante a Black Friday,
aproveite a newsletter para informar as principais promoções e, o tempo
limitado para adquiri-los.
#5 Não perca o timing: a Black
Friday costuma ser realizada em novembro. Até lá, as empresas devem se preparar
com antecedência para que estejam prontas para atender um público maior devido
aos descontos e promoções. O ideal é começar a se estruturar cerca de dois
meses antes, dependendo do tempo de cada caso.
#6 Acima de tudo, não se esqueça que o comprador é
uma pessoa: por lidar diretamente com outras empresas, o
mercado B2B tende a se distanciar do contato pessoal. Este é um erro muito
comum, mas que deve ser evitado ao máximo – afinal, mesmo negociando com outra
organização, quem estará na outra ponta será uma pessoa, que deverá ser
conquistada por meio de uma relação próxima para a prosperidade da parceria.
De nada irá adiantar criar uma super Black Friday,
se ela não chegar até os potenciais clientes. Por isso, aposte em uma
comunicação próxima, segmentada e assertiva em todos os canais utilizados.
Surpreender seu público é estar um passo à frente, assim como se preocupar em
inovar a forma de se relacionar com seu cliente – seja aprimorando o processo
de vendas, o atendimento ou utilizando formas e canais mais modernos. Não deixe
essa oportunidade passar.
Bernardo Borzone - diretor de receitas responsável pelas áreas de Customer Success,
Comercial e Marketing na Pontaltech, empresa especializada em soluções
integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
https://www.pontaltech.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário