Especialista no setor comenta fatores que podem gerar retorno financeiro e compensar valor mais baixo das inscrições
Apesar
do alto crescimento dos eventos online durante a pandemia – estima-se um
aumento de 300% –, organizadores ainda se deparam com dúvidas ao tomar decisões
no planejamento de seus eventos, para que eles alcancem sucesso próximo daquele
obtido no presencial e também um retorno satisfatório. “Na maioria das vezes, a
cobrança das inscrições passou a ser mais barata e isso trouxe uma grande
preocupação para esses organizadores. Porém, é possível criarmos modelos de
negócios próprios para trazer rentabilidade aos eventos digitais também”,
garante Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup que
simplifica a organização de eventos online.
Leandro
alerta que o evento online não pode ser comparado em praticamente nada com o
formato presencial e, por isso, não existe a hipótese de replicar o que seria
feito em um modelo no outro. Isso também se aplica ao valor das inscrições.
Como normalmente não existem custos altos na produção do evento digital, o
ticket provavelmente será reduzido. “O ideal é precificar a inscrição online em
torno de 25% do valor original e estudar o comportamento do público, para
garantir interação e, consequentemente, retorno”.
O
especialista elenca cinco ideias para tornar o evento online mais lucrativo,
agregando valor ao baixo preço das inscrições.
1. Vídeos
“On-Demand”
Vídeos
“on demand” são gravados e ficam disponíveis para os participantes assistirem
quando quiserem após o término do evento. “A ideia é usá-los como um atrativo a
mais, funcionando como um bônus na compra do ingresso, ou vendendo o conteúdo
após o evento. Assim, o participante terá mais liberdade para acessar a todo conteúdo
e palestras”, sugere o CEO.
2. Consultorias,
one on ones e mais
É
possível vender alguns bônus, como uma conversa de 30 minutos ou uma hora com
palestrantes, consultorias, one on ones (cara a cara), tudo via
videoconferência. As conversas podem ser individuais ou permitir a entrada de
grupos. Leandro explica que isso dá aos participantes a chance de tirar
dúvidas, solicitar análise de pontos de melhoria do negócio, pedir sugestões ou
indicação de materiais complementares. “Tanto o organizador quanto o
participante saem ganhando”.
3. Comunidades
exclusivas
Outro
artifício bastante utilizado no exterior e que tem conquistado os brasileiros é
o acesso a comunidades exclusivas, como grupos de Facebook, Telegram e
Whatsapp.
“Com
esses grupos, você cria no participante o sentimento de pertencimento e
exclusividade e ainda o mantém engajado com benefícios como materiais
exclusivos e networking”, orienta Leandro.
4. Inscrições
gratuitas, apostando nos patrocinadores
Uma
boa maneira de rentabilizar seu evento digital é por meio de cotas de
patrocínio. Se o organizador fizer um evento gratuito ou com inscrições
simbólicas, a chance de ter uma grande quantidade de inscritos é enorme.
Leandro
destaca que é preciso atrair bons patrocinadores, oferecendo chamadas antes das
palestras, falar deles ou agradecê-los pela participação no início do evento.
Outra possibilidade é sortear itens do próprio patrocinador ao longo do evento.
“Pensar em formas de networking entre patrocinadores e participantes também é
vital para entregar valor ao patrocinador e fazer com que ele queira, de fato,
investir no seu evento”.
5. Cobre pelos
certificados
Outra
forma de monetizar o evento online é cobrar pela emissão do certificado. Os
certificados são documentos de desejo dos participantes, pois servem como horas
complementares da faculdade, contabilizam pontos em processos seletivos, etc.
“Embora a cobrança seja uma prática antiga no mercado, no cenário online ela
está cada vez mais forte, justamente porque vem como uma alternativa para
tornar o evento mais lucrativo”, finaliza o CEO.
Even3
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