Provavelmente você já ouvir falar em TikTok, não é mesmo? Conhecida por muitos como a rede social das dancinhas, o aplicativo que já superou o Instagram nos Estados Unidos, vem crescendo em um ritmo acelerado e chamando a atenção das empresas, além do público em geral.
Lançado em 2018 através da fusão com o
Musical.ly, aplicativo que se baseava em música, a proposta inicial do TikTok
era promover a gravação e divulgação de vídeos curtos, que podem variar de 15
segundos a 3 minutos.
Embora esta ideia ainda permaneça, aos poucos, a plataforma foi sendo
atualizada para que pudesse competir com outros grandes aplicativos do mercado.
Causando preocupação na concorrência.
Parece que o jogo virou!
Há pouco tempo, o TikTok era
conhecido como o “azarão” das mídias sociais, no entanto, nos últimos meses, o
app se tornou o mais baixado no mundo, conforme a análise global realizada pelo
jornal Nikkei Asia.
Atualmente, a rede social chinesa deixou para trás plataformas populares como o
Facebook, o WhatsApp e o Instagram, tornando-se a mídia social mais utilizada
pela Geração Z durante o tempo livre.
De acordo com o Nikkei Asia, a pandemia contribuiu com o aumento da
popularidade do TikTok, que além de ser utilizado como um meio de
entretenimento enquanto as pessoas estavam em casa, também passou a ser usado
por muitos artistas e influenciadores digitais.
TikTok apresenta nova forma de criar conteúdos
Ainda que o conceito de criação
de vídeos rápidos e engraçados tenha se popularizado com o Vine, em 2014, no
último ano o TikTok resgatou esta tendência.
Ademais, hoje também é possível encontrar na rede social diferentes tipos de
conteúdos, como educacionais, dicas de produtividade, desafios, tutorias, entre
outros. As próprias marcas pegaram carona nesse sucesso e aproveitam para
divulgar seus produtos e serviços.
Esta fórmula tem dado tão certo, que outras mídias sociais concorrentes
resolveram surfar nesta onda, também, para atrair mais público. Um bom exemplo
disso é o Instagram, que criou a funcionalidade Reels e, recentemente, anunciou
que priorizará conteúdos em vídeos.
Como utilizar o TikTok na sua
estratégia de marketing digital?
É muito importante lembrar que,
apesar das funcionalidades parecidas destes aplicativos, Reels (Instagram),
Shorts (YouTube) e TikTok, por exemplo, todos eles possuem muitas diferenças
entre si. Por isso, o tipo de conteúdo precisa ser diversificado, explorando as
vantagens que cada uma delas possui.
Victor Escobar, diretor da EscaEsco Comunicação, afirma que o conteúdo das
mídias sociais precisa ser diferenciado porque, ao contrário do Instagram, que
possui a capacidade de alcançar um público mais variado em suas ações, o TikTok
conta com um público específico. “Antes de direcionados recursos e
estabelecermos estratégias de marketing digital, temos que entender as
características de cada rede social e o perfil de seus públicos”, acrescenta
Victor.
O TikTok possui um alto poder de viralização, portanto, se existir afinidade de
sua marca com o perfil da rede social e o seu o público estiver nela, esta é
uma excelente oportunidade para se atingir bons resultados.
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