Primeiro semestre de 2021 registrou recorde histórico, puxado pelas ações cometidas contra jovens de até 25 anos; Nordeste teve maior crescimento no período
A Serasa
Experian atualizou seu Indicador de Tentativas de Fraude e
mostra que o primeiro semestre de 2021 teve uma movimentação possivelmente
fraudulenta a cada 8 segundos. Foram 1,9 milhão de ataques ao longo dos seis
primeiros meses deste ano, um aumento de 15,6% com relação ao mesmo período de
2020 e o maior volume já registrado no semestre desde o início do índice, em
2011. O levantamento traz a visão inédita sobre a idade das pessoas que
sofreram os ataques, identificando que esta alta foi puxada principalmente
pelas ações contra pessoas de até 25 anos, cujo crescimento foi de 19,3%.
Segundo o
Diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian,
Jaison Reis, o aumento das tentativas de fraude ocorrido em 2021 é um reflexo
da aceleração da digitalização por conta da pandemia de Covid-19. “Houve uma
mudança no comportamento dos brasileiros, que passaram a adquirir bens e
serviços online, graças às regras de distanciamento social impostas pela
pandemia. Portanto, os oportunistas tinham mais transações para tentar acessar
dados e recursos. Por isso a importância de ter plataformas robustas que
identifiquem essas tentativas e impeçam a ação dos fraudadores”.
As
ocorrências de movimentações suspeitas ocorreram principalmente no setor
financeiro nestes primeiros seis meses de 2021: Bancos e Cartões tiveram 1,2
milhão de tentativas e as financeiras, 205 mil, com variação acumulada de 59,2%
e -40,7%. O setor que teve maior crescimento no comparativo entre semestres
deste ano e 2020 foi o varejo, com alta de 89,5% e 167 mil. Telefonia (-49,0%)
e serviços (-19,5%) apresentaram queda, registrando 79 mil e 258 mil
tentativas, respectivamente.
Nordeste é
região com maior aumento nas movimentações possivelmente fraudulentas
Nesta
atualização do Indicador de Tentativas de Fraude, a Serasa Experian traz
outra informação inédita, desta vez sobre o impacto das movimentações suspeitas
nas regiões do país. Apesar do Sudeste ter o maior acumulado do semestre, foi o
Nordeste que registrou maior variação no período. O Sudeste teve pouco mais de
1 milhão de tentativas, seguido pelo Nordeste (347 mil), Sudeste (300 mil),
Centro-oeste (176 mil) e Norte (120 mil).
Especialista
aponta principais tentativas e como evitar perdas com fraudes
Os
especialistas em fraude na Serasa Experian alertam que os consumidores devem
ficar atentos para evitar ter seus dados expostos e até ter perdas financeiras
por conta destas ações suspeitas. Para isso, é importante que façam transações
digitais com empresas de confiança e não cliquem em links desconhecidos.
Entre as
principais tentativas de golpes apontadas pelo indicador, estão:
- Compra de celulares com documentos falsos ou
roubados;
- Emissão de cartões de crédito: o golpista
solicita um cartão de crédito usando uma identificação falsa ou roubada,
deixando a “conta” para a vítima e o prejuízo para o emissor do cartão;
- Financiamento de eletrônicos (Varejo) – o
golpista compra um bem eletrônico (TV, aparelho de som, celular etc.)
usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima;
- Abertura de conta: golpista abre conta em um
banco usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a
vítima. Neste caso, toda a “cadeia” de produtos oferecidos (cartões,
cheques, empréstimos pré-aprovados) potencializa possível prejuízo às
vítimas, aos bancos e ao comércio;
- Compra de automóveis: golpista compra o
automóvel usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta”
para a vítima;
- Abertura de empresas: dados roubados também
podem ser usados na abertura de empresas, que serviriam de ‘fachada’ para
a aplicação de golpes no mercado.
Em um
episódio especial do Serasa
Experian Podcast, os especialistas falam sobre estas ações, o que preciso
fazer para se proteger e que as empresas precisam se atualizar constantemente,
já que os fraudadores também buscam novas formas de aplicar golpes.
Metodologia
do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor
O Indicador
Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento
de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1)
total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2)
estimativa do risco de fraude, obtida através da aplicação dos modelos
probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian,
baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em
outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes –
Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados
(item 1) pela probabilidade de fraude (item 2).
Serasa Experian
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