O RCS (Rich Communication Service) é um meio de comunicação muito mais adequado aos novos tempos, onde muitos consumidores demonstram claramente uma maior preferência pela troca de mensagens em texto em vez de chamadas de voz com as empresas. No varejo, este novo protocolo é ainda mais importante no aperfeiçoamento do comércio conversacional – uma tendência em crescimento no setor e fundamental para um melhor relacionamento com os clientes.
Nesta nova era digital, os usuários esperam uma
experiência única, personalizada e adequada às suas necessidades. Com a
pandemia, a procura por essas plataformas cresceu ainda mais, tanto nos
próprios sites das companhias quanto em seus aplicativos de conversação.
Segundo o estudo State of Commerce Experience, da Bloomreach, 50% dos clientes
começaram a usar esses canais para comprar produtos que antes, nunca haviam
adquirido de forma online.
Se manter atualizado frente a esse novo padrão de
comportamento é uma estratégia indispensável, que pode ser ainda mais
beneficiada com o RCS. Ele representa um aperfeiçoamento do SMS, com a proposta
de proporcionar uma melhor experiência do que os usuários possuem atualmente em
outros aplicativos de mensageria.
Sua principal vantagem é trazer mais credibilidade
e proteção para a comunicação. Protocolado pelo Google, o sistema é
inteiramente criptografado com a concessão de um selo de autenticidade à
empresa. Ao enviar uma mensagem, o usuário não terá mais uma limitação de 150
caracteres, assim como ocorria com o SMS. Nele, a experiência de comunicação é
altamente rica, com o uso de features especialmente adequadas a esse mercado.
Dentre as ferramentas disponíveis, o carrossel é um
dos mais valiosos para o varejo. O envio de texto, imagens e vídeos em um mesmo
local, junto com a confirmação de leitura, torna a experiência muito mais
completa, dinâmica e fluida. Ainda, ele disponibilizará todas as informações
sobre o produto sem que seja necessário navegar pelo site.
Por fim, a possibilidade de o consumidor realizar a
compra de um produto diretamente pelo RCS sem que tenha que migrar para outra
página, torna o processo mais rápido, ágil e seguro.
Sem falar que contribui ainda mais para um maior
lucro da companhia, uma vez que muitos clientes acabam desistindo da compra
justamente por navegarem por muitas páginas até a finalização do pagamento.
Esse procedimento é uma das principais frentes combatidas pelo RCS, disponível
para todos os aparelhos Android.
Sua implantação irá depender da complexidade de
cada projeto. É importante que toda organização conte com a ajuda de uma
empresa especializada no serviço, principalmente devido à necessidade do
desenvolvimento conjunto de um chatbot para o atendimento. Sem ele, a
participação humana será eternamente dependente, impedindo uma comunicação
massiva, tão importante para o varejo.
Além disso, somente uma empresa especializada será
capaz de entender a fundo as necessidades de cada companhia e como adaptá-las
ao RCS. Todas essas informações ainda devem ser submetidas e aprovadas pelo
Google para que possam, em seguida, ser admitidas por cada operadora envolvida.
O lançamento do RCS está revolucionando o mercado
de mensageria como um todo. No varejo, ele é um forte aliado no aperfeiçoamento
e no aumento da proximidade no atendimento ao cliente – estratégias essenciais
para a perpetuação do negócio no meio digital. Com o auxílio de organizações
especializadas em comunicação digital aliadas à inovação, as conquistas com
esse serviço serão certeiras.
Bernardo Borzone - diretor de receitas responsável pelas áreas de Customer Success,
Comercial e Marketing na Pontaltech, empresa especializada em soluções
integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
Pontaltech
https://www.pontaltech.com.br/
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