Para
que as crianças brinquem durante o período, há opções lúdicas para aproveitarem
em casa ou em espaços abertos, como parques; há também outras ideias, que podem
ser aproveitadas de acordo com os interesses e aptidões familiares, como jogos
de memória e atividades que envolvam habilidades manuais; contato com a língua
alemã não fica de fora
Como a palavra da ordem do mês de
julho é brincar e ter um descanso das tarefas escolares, a coordenação da
Educação Infantil do Colégio Humboldt, instituição bilíngue e
multicultural (português/alemão) localizada em Interlagos (SP), preparou
algumas dicas de atividades para as crianças nas férias. “Sabemos que o brincar
da criança é a forma mais séria e eficaz para que ela se desenvolva
saudavelmente nos aspectos cognitivos, sociais, psicológicos e neurológicos”,
diz Rebeca Boldrin de Oliveira, coordenadora da Educação Infantil e do 1º ano
do Ensino Fundamental I do Colégio. “Nesta faixa etária, as diferentes
vivências durante o brincar vão construir a base para o aprendizado escolar
mais formal. Assim, aparentemente "apenas brincando", as crianças
estarão aproveitando, de maneira agradável e construtiva, esses momentos e os
pais estarão contribuindo, da melhor forma, para o amadurecimento global de
seus filhos”, explica.
Entre as opções estão brincadeiras
orientadas, jogos tradicionais, trabalhos manuais, experiências científicas,
passeios ao ar livre e até atividades de apoio à língua alemã.
Brincadeiras Orientadas
- Olho Esperto – Duas crianças se observam com atenção: como é o penteado, o que
o outro está vestindo, como são os sapatos, quantos botões da camisa estão abertos,
etc. As crianças se viram e mudam três coisas. Quando se olham novamente têm
que descobrir o que mudou.
- Esconde-esconde da toalha – Alguns objetos são escondidos embaixo de uma toalha. Levanta-se
a toalha, os objetos são observados por alguns segundos e em seguida cobrem-se
os objetos novamente. A criança deve, então, tentar lembrar e descrever todos
os objetos que viu.
- Memória auditiva – Latinhas de refrigerante ou embalagens vazias de filme
fotográfico devem ser enchidos, aos pares, com diversos materiais: areia,
arroz, pedrinhas, papel picado, açúcar, etc. Podem ser fechados com uma fita ou
com a própria tampa. Individualmente ou em grupo, as crianças devem sacudir as
latas para descobrir quais delas emitem o mesmo som, formando os pares.
O ruído misterioso – Uma pessoa cria ruídos atrás de um papelão ou um tecido
esticado e as crianças têm que adivinhar e nomear a fonte sonora (colheres,
sinos, chaves, caixa de fósforos, tampa de panela, palmas, assobios, etc.).
- Descobre-cega – Enche-se uma caixa (pode ser de sapatos) com diversos objetos:
pinhas, nozes, pedras, feijões (vale tudo, coisas da cozinha, brinquedos,
etc.). Deixe a criança tocar os objetos sem vê-los. Conforme vai tateando, deve
tentar descobrir o que é e nomear o objeto.
- Estátua – As crianças se movimentam livremente ao som de uma música.
Quando o som é interrompido, as crianças devem ficar paradas, como uma estátua,
sem se mexer até a música recomeçar.
- Micado gigante – Juntam-se longas varas (como as que são usadas para confeccionar
pipas) sobre uma superfície plana. Uma criança começa tentando tirar uma vara
sem mexer as demais. Quando uma outra vara, além da que ela está tentando
tirar, se movimentar, é a vez da próxima criança.
- Bexiga Astronauta – Enche-se uma bexiga de ar. As crianças devem mantê-la o máximo
de tempo possível no ar, através de toques de mão, evitando que ela chegue ao
chão. Pode-se contar quantas vezes a criança conseguiu tocar na bexiga, sem que
ela caísse, como forma de competição individual da criança com ela mesma.
- Bexiga Elétrica – as crianças atravessam a sala, equilibrando uma bexiga cheia de
ar sobre uma colher de pau. A bexiga não pode ser tocada, "senão dá
choque".
- Corda de Malabarista – Amarram-se duas cordas paralelas ao chão, em duas árvores,
distantes uma da outra. A primeira corda a uma distância aproximada de um palmo
do chão, e a segunda numa altura acima da cabeça da criança, de modo que a
criança possa apoiar os pés na corda inferior e se segurar com as mãos na
superior, caminhando pela corda, entre as árvores.
- Brincadeira do Tarzan – Amarra-se uma corda num galho seguro de uma árvore, de modo que a
criança possa segurar-se na ponta da corda, balançando-se de um lado para o
outro.
- Lata d'água na Cabeça – as crianças devem carregar objetos tais como uma borracha, uma
espuma, um livro, um pote de plástico na cabeça, sem ajuda das mãos. Pode-se
tornar a tarefa mais desafiante se as crianças forem solicitadas a andar em
cima de obstáculos, ajoelhar, levantar, etc.
- Estou vendo alguma coisa que você
não está – Um jogador escolhe um objeto e fala apenas um atributo
dele (cor, forma, etc.). O outro jogador deve, através de perguntas, ir
recebendo dicas e, de acordo com estas, descobrir qual foi o objeto previamente
escolhido.
- Duro / mole – As crianças brincam de pega-pega. Quando uma é pega, deve ficar
imóvel, como estátua, até que outra criança a toque, liberando-a para correr
novamente.
- Elefantinho Colorido! Que cor? – As crianças perguntam: elefantinho colorido, que cor? E o líder
grita o nome de uma cor. Em seguida todos correm para tocar um objeto da cor
mencionada. Quem tocar primeiro é o novo líder.
Jogos Tradicionais
Jogos como memória, dominó, ludo,
damas, mico, porco, jogo da velha, loto, bingo, entre outros são muito indicados
e normalmente conhecidos por todos.
Trabalhos Manuais e Bricolagem
Atividades que envolvam habilidades
manuais, com o uso de diferentes tipos de materiais: argila, pintura a dedo,
aquarela, madeira, diferentes tipos de papéis, tecidos, lãs, linhas, etc.
Experiências Científicas
“Todos se lembram de alguma grande
descoberta ou mágica feita na infância: a vela que apaga dentro do copo, os
pedacinhos de papel que grudam no pente”, relembra a coordenadora Rebeca.
Pode-se, ainda, construir capuxetas (pipa sem vareta), cata-ventos, pipas,
caleidoscópios, etc.
Passeios ao ar livre
Alguns lugares ao ar livre para
passear com as crianças também foram elencados. “Como sair de casa também é
bom, seguindo todos os cuidados sanitários, seguem as opções”, comenta Rebeca,
do Colégio Humboldt.
•Parque Burle Max – ótimo para
caminhadas com as crianças, por oferecer uma trilha incrementada, com curvas,
subidas e descidas, em meio a belas árvores.
•Parque Villa Lobos – indicado para
passeios de bicicleta, patins e patinetes, por ter uma grande área plana e com
pistas adequadas.
•Parque Ibirapuera – além do já
conhecido espaço com parquinhos para as crianças, dispõe de uma estufa de
plantas, rica em variedades, aberta para visitação.
•Zooparque Itatiba;
•Simba-Safari - zoológico de São
Paulo.
Apoio à língua alemã
“Durante as férias, é muito
importante manter contato com a língua alemã, pois este idioma não é falado em
nosso país”, afirma Rebeca. Para isso, o Colégio selecionou canções, vídeos,
sites e materiais para que os alunos continuem escutando o idioma, de forma
lúdica e contextualizada, como o site https://www.lojalivrariaalema.com.br/ . “Sugerimos também que as famílias optem também por
colocar filmes infantis já conhecidos no idioma”, finaliza a coordenadora.
Rebeca Boldrin de Oliveira - coordenadora da Educação Infantil e do 1º
ano do Ensino Fundamental I do Colégio Humboldt
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