Companhias aéreas começam a retomar seu movimento, mas como se proteger do aumento de fraudes na venda de passagens e pacotes turísticos?
A fraude está se espalhando por todos
os setores da economia, e o setor de aviação não é exceção. De acordo com a RSA
Security e a Juniper, a aviação civil é um dos segmentos mais atingidos pelas
fraudes online, respondendo por 46% das transações fraudulentas nos Estados Unidos,
com perdas anuais estimadas em US$ 1 bilhão.
De acordo com a McKinsey & Company, em 2020 a receita da
indústria aérea totalizou US$ 328 bilhões, o que é apenas 40% do ano anterior,
e o tráfego aéreo não deve retornar aos níveis de 2019 antes de 2024. No
entanto, o avanço dos programas de vacinação pelo mundo, as alternativas de
trabalho remoto, o retorno gradual às atividades produtivas e os atrativos descontos
oferecidos por companhias aéreas e operadoras de viagens começam a reativar o
turismo de lazer.
A Associação Latino-Americana e
Caribenha de Transporte Aéreo (ALTA) considera que a aplicação da vacina
permitirá que mais pessoas viajem novamente e as companhias aéreas reativarão a
conectividade entre os países; Estima-se que até o final deste ano as taxas de
ocupação atinjam 60% do total de voos registrados em 2019.
Oscar
Bello, diretor-geral da Vesta Américas, afirma que, nesse cenário de
recuperação, os cibercriminosos estão encontrando novas formas de explorar o
sistema de pagamentos digitais. A boa notícia é que, com a ajuda do aprendizado
de máquina e da detecção automatizada de fraudes, as companhias aéreas podem
ter muito mais controle sobre como as transações fraudulentas estão afetando
seus resultados financeiros.
Por que a fraude aérea está
aumentando?
As barreiras para comprar uma
passagem de avião são excepcionalmente baixas, o que é um dos principais
motivos pelos quais os golpistas visam esse setor. A maioria das ferramentas
automatizadas de detecção de fraude depende da identificação de discrepâncias
em pontos de dados padrão (como seu endereço, endereço IP ou número de
telefone), mas quando se trata de comprar uma passagem aérea, eles geralmente
não existem.
Não é incomum que os consumidores
comprem passagens aéreas durante a viagem, o que torna difícil verificar com
precisão seu endereço IP. Além disso, as passagens aéreas geralmente são
compradas online e impressas na casa do cliente ou adicionadas a uma carteira
digital. Isso torna as verificações muito difíceis.
Identificando os padrões
De acordo com a Federal Aviation
Administration, a Organização de Tráfego Aéreo (ATO) atende
a mais de 45.000 voos com 2,9 milhões de passageiros em um determinado dia. O
grande volume dessas transações diárias é um desafio considerável no combate à
fraude no setor de aviação civil.
No entanto, ter um grande histórico
de transações significa que há muitos dados disponíveis para serem analisados.
A inteligência artificial avançada de aprendizagem é alimentada por dados. Na
verdade, quanto mais dados de transações estiverem disponíveis, mais precisos
os modelos de aprendizado de máquina podem se tornar. As plataformas de
prevenção de fraude usam tecnologia de aprendizado de máquina para gerar
pontuações de risco que permitem às companhias aéreas eliminar efetivamente as
transações fraudulentas sem rejeitar as legítimas.
Transações baseadas em informações
O negócio de pagamentos decrescentes
é complicado. As companhias aéreas geralmente estão dispostas a assumir mais
riscos para ocupar assentos que, de outra forma, iriam para o lixo. Um
mecanismo de decisão preciso é vital para reduzir as tentativas de pagamento
fraudulentas e falsas recusas, que em 2023 custarão às empresas US $
386 bilhões em todo o mundo. É aqui que os algoritmos do aprendizado de máquina
tornam o processo de detecção de pagamentos por fraude menos complicado para os
consumidores.
É hora de combater a fraude aérea
A fraude aérea custa bilhões de
dólares por ano às companhias aéreas e aos agentes de emissão de bilhetes, e
isso naturalmente também afeta os viajantes. As empresas não precisam ficar à
margem e serem vítimas de fraude, por isso as companhias aéreas estão
procurando soluções baseadas em modelos de aprendizado de máquina e bancos de
dados de transações em constante expansão e aprimoramento, com o objetivo de
eliminar de forma efetiva o custo crescente das fraudes, a revisão manual de
transações e a correção de estornos.
Vesta
Nenhum comentário:
Postar um comentário