Relatório de
Viagens Sustentáveis da Booking.com mostra preocupações e comprometimento dos
brasileiros com a sustentabilidade, tanto no dia a dia quanto durante as
viagens
A pandemia
foi o ponto de virada para que os viajantes se comprometessem com a
sustentabilidade, com 78% dos brasileiros querendo fazer
mais viagens sustentáveis no futuro. É o
que aponta uma nova pesquisa* da Booking.com, que ouviu mais de 29.000
viajantes em 30 países.
Segundo o
Relatório de Viagens Sustentáveis da Booking.com para o ano de 2021, os
viajantes estão cada vez mais conscientes. Inclusive, o Brasil
é o terceiro país que mais acredita que as pessoas precisam agir agora para
salvar o planeta para as gerações futuras (85%), atrás apenas do Quênia (88%) e
da Tailândia (87%). Dentre os
brasileiros que responderam à pesquisa, quase metade (47%)
admitiu que a pandemia mudou sua postura e fez com que colocassem em prática
mudanças positivas no dia a dia. Em casa, por exemplo, passou a ser prioridade
para essas pessoas reciclar o lixo (53%) e reduzir o desperdício de comida
(50%).
A pesquisa
mostrou que o comprometimento com a sustentabilidade na vida cotidiana está em
sintonia com a maneira que as pessoas pretendem viajar no futuro. Neste
sentido, os brasileiros são a segunda nacionalidade que mais quer reduzir o
desperdício, de maneira geral (91%), empatados com os croatas e atrás apenas
dos tailandeses (94%). Para isso, 9 em cada 10 viajantes do país (89%) pretendem reduzir seu consumo de energia (por exemplo,
desligando as luzes e o ar-condicionado quando não estiverem
no quarto), e 85% querem usar meios de transporte mais
ecológicos, como transporte público e bicicletas (além de simplesmente
caminhar), em vez de táxis ou carros alugados.
O respeito
pela comunidade local também se mostrou muito importante: 76% dos
brasileiros querem ter experiências autênticas em suas viagens,
enquanto, para 94% dos viajantes do país, compreender outras
culturas e preservar o patrimônio cultural é essencial. Além
disso, 92% dos brasileiros querem garantir que o impacto econômico do
setor de viagens seja distribuído de maneira igualitária em todos os níveis da
sociedade. Nesta questão, aliás, os
brasileiros ocupam a primeira posição, empatados com os quenianos. Assim, 76% dos viajantes brasileiros estão dispostos
a abrir mão de atrações e destinos populares, para não contribuírem
com a superlotação e fazerem sua parte para distribuírem os benefícios
positivos do turismo entre outros destinos e comunidades menos visitados.
* Pesquisa encomendada pela
Booking.com e realizada com 29.349 entrevistados em 30 países. Para
participar, todos deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo
menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2021, e
serem responsáveis pela decisão ou estarem envolvidos no processo de tomada de
decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em março de
2021.
Booking.com
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