Uma experiência positiva de integração pode aumentar
a retenção de novos contratados em 82%, de acordo com guia recente da Udemy
Quem
nunca teve um primeiro dia de trabalho estressante? É difícil encontrar quem
não tenha uma história como as seguintes para contar: saiu de casa mais cedo do
que o necessário para estar no escritório no horário e ainda assim se atrasou
porque não conhecia bem o trajeto, pegou chuva no caminho e chegou no trabalho
com a roupa toda molhada ou precisou esperar horas para ter um computador e uma
mesa para usar.
A boa
notícia para os profissionais que estão trabalhando em home office durante a
pandemia (e para os muitos que devem continuar assim mesmo quando ela acabar) é
que situações constrangedoras como essas não vão mais acontecer tão cedo.
De
acordo com o relatório “The Portrait of a Pandemic at Work” (em português, “O Retrato da Pandemia no Trabalho”),
divulgado no segundo semestre de 2020 pela Udemy, o maior destino do mundo para
cursos online, 48% dos profissionais americanos considerariam deixar os seus
empregos se as empresas nas quais trabalham não oferecessem opções de trabalho
flexíveis.
Além
disso, uma experiência positiva de integração pode aumentar a retenção de novos
contratados em 82% e elevar a produtividade em mais de 70% – segundo o “The Definitive Virtual Onboarding Guide for Distributed
Teams” (em português, “O Guia Definitivo para
Integração de Times Distanciados”), produzido pela Udemy no começo deste ano.
Por isso, inclusive para os profissionais em home office, a experiência de
integração é fundamental.
Mas
como fazer isso bem de forma remota? O guia da Udemy diz que as empresas e os
seus times de RH devem considerar três pontos ao adaptarem para o home office a
integração de novos funcionários.
São
eles: 1) incentivar os novos contratados a estabelecerem conexões sociais na
empresa e também a tirarem períodos de tempo para se desconectar, com o
objetivo de não se sentirem isolados nem esgotados; 2) ajudar os funcionários a
conhecerem a cultura da empresa e 3) criar documentos claros e atribuir tarefas
corretamente para que os funcionários otimizem o próprio tempo e confiem na
empresa.
A
instrutora de RH na Udemy e na Udemy for Business Ana Cristina
Moraes dá uma dica prática para integrar
novos funcionários nos tempos de pandemia e home office que estamos vivendo:
enviar para a casa do contratado um kit de boas-vindas (por exemplo, uma caixa
de café da tarde com o logotipo da empresa) para ser consumido durante a
reunião de integração, que deve incluir colegas e chefes com quem a pessoa
conviverá no dia a dia.
Outras
dicas da instrutora são designar um “padrinho” ou uma “madrinha” para
acompanhar o novo contratado durante os seus primeiros 90 dias na empresa,
enviar para o recém-chegado um material com as informações principais sobre a
empresa e a área e oferecer treinamentos rápidos sobre temas com os quais ele
irá se deparar no novo cargo, tanto ministrados por pares e colegas de áreas
relacionadas como oferecidos por plataformas de cursos online, como a Udemy.
Por
fim, Ana Cristina enfatiza a importância da empatia no trato com os
funcionários (novos e antigos) nos tempos atuais. “Ela reforça a marca
empregadora, diminui ruídos na comunicação interna e ajuda na manutenção da
cultura organizacional”, afirma ela. “Todos nós estamos passando por momentos
de incerteza atualmente e contar com o apoio da empresa em que trabalhamos é
muito bom.”
Para
mais dicas sobre integração remota, veja os seguintes materiais da Udemy: “The Definitive Virtual Onboarding Guide for Distributed
Teams” e “11 Steps to Onboarding New Employees Remotely” (em português, “11 Passos para Integrar Novos Funcionários
Remotamente”)
Udemy
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