quinta-feira, 1 de abril de 2021

O que esperar Pós Pandemia das pessoas?

Saúde mental como fator de resultado para as empresas?


Prevenção emocional otimiza vidas e resultados

 

A pandemia trouxe muitos desafios empresariais, dentre eles : a sustentabilidade econômica, o desgaste emocional, a ausência social, o medo, a incerteza, a dor do luto, da desesperança e o desejo de um normal cada vez mais distante.

Sentimentos que estão sendo abafados pelo cenário de caos que estamos vivendo. Os trabalhadores em home office estão exaustos emocionalmente, mas o medo os impedem de falar.

Ações e atitudes de hoje resultarão nos resultados do amanhã. 

Segundo uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que analisou o impacto da pandemia e do isolamento social na saúde mental de trabalhadores essenciais, mostrou que sintomas de ansiedade e depressão afetam 47,3% desses trabalhadores durante a pandemia, no Brasil e na Espanha. Mais da metade deles (e 27,4% do total de entrevistados) sofre de ansiedade e depressão ao mesmo tempo. Além disso, 44,3% têm abusado de bebidas alcoólicas; 42,9% sofreram mudanças nos hábitos de sono; e 30,9% foram diagnosticados ou se trataram de doenças mentais no ano anterior.

 https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-01/excesso-de-trabalho-e-pandemia-podem-desencadear-sindrome-de-burnout#:~:text=Uma%20pesquisa%20da%20Funda%C3%A7%C3%A3o%20Oswaldo,no%20Brasil%20e%20na%20Espanha.

As organizações precisam pensar, observar, replanejar (PPOR) e não apenas agir frente às consequências observáveis. Um replanejamento estratégico visto a partir dos olhos do time do seu time, suas condições e recursos. Uma parada importante que promova um ouvir, um encaminhar e tratar, se necessário, a partir das individualidades encontradas. Quem cuida conquista!

A exaustão emocional ignorada compromete a vida da organização, causada por um ambiente de trabalho tóxico que pode desencadear a síndrome em seus funcionários, gerando graves consequências para a empresa, tais como:

  • desvalorização do trabalho;
  • falta de segurança no emprego;
  • queda da produtividade de toda a equipe.

 

Essas situações muitas vezes podem resultar em:

  • acidentes de trabalho;
  • gerar afastamentos médicos;
  • processos administrativos e outros problemas difíceis de serem resolvidos.

Aprimorar lideranças atuais com novas competências, que possam contribuir com o resultado esperado, é mais uma necessidade deste cenário atual.

O momento que requer:

·         Observação

·         Entendimento

·         Acolhimento com empatia

·         Entendimento dos contextos relacionais

·         Motivação para que as pessoas possam se expressar e serem fiéis aos seus sentimentos

·         Diferenciação da intencionalidade dos comportamentos de julgamentos prematuros

·         Aquisição de uma postura de cuidado dos líderes que estão em ação.

A finalidade será de uma nova análise de contexto, sentido e significado dos comportamentos que estão presentes nas tratativas cotidianas.

Um olhar que seja capaz de romper com padrões até então estabelecidos, para um olhar no presente ímpar, nunca vivido antes. Não dá para gerir o novo com velhos hábitos que não são compatíveis com o momento presente, podendo ser usados como referencias, mas não como comportamentos da liderança atual.

Este engajamento fortalecerá a organização que existe porque pessoas, processos e tecnologia fazem parte da sua realidade e constituição organizacional. 

 

Portanto promova:

Uma comunicação aberta, livre que seja capaz de conhecer as emoções dos seus colaboradores, funcionários, associados;

Desenvolva adaptabilidade e flexibilidade empresarial;

Apoie a conexão uns dos outros;

Busque alternativas;

Desenvolva capacidade de confrontação dos problemas;

Discuta saídas, decisões compartilhadas;

Cuide dos conflitos, não podemos anular isto, problemas, crises devem ser um desafio compartilhado.

A solução deve ser parte de todos!

 

Promova a autonomia e a autorresponsabilidade

Cuidar com responsabilidade social da organização e do outro é uma necessidade desse normal, salva vidas e promove resultados.

 



Andrea Deis - Mestra em Administração do Desenvolvimento de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Gestora Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Master Coach com mais de 18 mil horas de atendimento. Possui certificação na área pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e International Coaching Council (ICC), é especialista em Assessment Training DISC, NeuroCoaching e PNL (Programação NeuroLinquística; Pedagoga com foco em Orientação Educacional e Vocacional, palestrante e escritora. Atualmente, dedica-se ao desenvolvimento de empresas e pessoas, no que diz respeito ao planejamento  e acompanhamento estratégico, tático e operacional para o desenvolvimento  de organizações, times e indivíduos. Premiada em 2019 no Congresso SemeAd: 1o lugar na Categoria. Semead2019, Renovação na gestão, artigo aplicado -FEAUSP.

www.andreadeis.com.br

@andreadeis


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