Claudia Maria Carvalho Simões, conciliadora e mediadora da CâmaraSIN escreve sobre o aumento dos conflitos em condomínios e os caminhos para solucioná-los
Atualmente,
a ocupação dos prédios está mais diversificada, com estruturas compostas por
escritórios, residências, espaços compartilhados para multitarefas, hospedagem
temporária, além de pontos comerciais. Nesses locais, boa parte dos trabalhos
executados nem sempre dispõem de muita privacidade e silêncio. Muitos
condôminos estão com filhos em casa por mais tempo para estudar, sem muito
lazer, além de outros com pessoas idosas que precisam de silêncio. Os vizinhos,
com seus núcleos de moradores, também são outro ponto a ser considerado, pois,
às vezes, criam situações inesperadas.
Com ambientes compostos por pessoas de gerações
variadas, valores e costumes próprios, os impasses costumam ocorrer,
principalmente em casos de estresse e ânimos acirrados, onde ruídos nas
comunicações tornam-se pontos de desequilíbrio, caso faltem o respeito e a
cordialidade. Porém, para decidir questões de interesse comum, relacionadas ao
condomínio, essas pessoas precisarão se encontrar, podendo surgir situações de
grandes desafios.
Embora, cada vez mais, procurados por segurança e
conforto, os condomínios verticais, em especial, apresentam ruídos que não
ficam restritos a uma unidade apenas, com a sensação de que acontecem no espaço
de cada um dos condôminos. Quando decorrem de descumprimento dos regulamentos
internos e das regras de convivência, os síndicos costumam ser acionados de
forma mais constante. E, mesmo sendo prestativos, por manterem contato com a
coletividade, podem favorecer um dos lados e acirrar os ânimos. Além disto, em
razão da função que exercem, estão rotineiramente em companhia dos funcionários
e prestadores de serviços, o que já requer significativo esforço para
gerenciamento.
Também tem sido crescente a demanda por ajustes nas
unidades dos condôminos, com reformas ou reparos e, assim, vários profissionais
circulam pelas dependências dos condomínios. Ainda que dentro dos horários
permitidos, o barulho incomoda quem precisa se concentrar nos estudos, realizar
negócios, manter contatos virtuais ou mesmo para descansar. Porém, como lidar
com tantas questões onde se busca por adaptação para múltiplas atividades?
Diante de tantas situações peculiares, um
expressivo aumento dos conflitos em condomínios tem ocorrido. E, para reduzir
os impasses, a busca por caminhos que preservam as relações por meio do diálogo
é uma rica fonte de oportunidades. A presença de um terceiro imparcial, um
mediador, facilita as interações. Com imparcialidade, ele não submete a seu
próprio juízo moral as condutas e nem as pretensões dos conflitantes. Usa de
recursos que criam um ambiente seguro, sigiloso, ameno e propício às reflexões
para que decisões mais informadas abram caminhos que favorecem as relações.
Neste sentido, a CâmaraSIN
dispõe de profissionais capacitados para agir na esfera privada, nas mediações
e conciliações online,
com estrutura tecnológica apropriada. Proporciona ambiente para reuniões
individuais ou conjuntas e o aporte para a formalização do termo de acordo,
pronto para atender às necessidades dos envolvidos em sua plataforma. Assim,
está apta a contribuir com soluções decorrentes das mais diversas relações
condominiais, além de outras, como as contratuais ou de consumo, que evitam
desgastes e a extensão dos prejuízos decorrentes da judicialização de ações,
que demandam tempo e maiores custos. Agende sua reunião de pré-mediação e
confira os benefícios!
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