Levantamento da Winnin ainda aponta quem são os creators e formatos mais populares entre o público, e podem ser inspiração para as marcas
Quando
a pauta é beleza, os temas e as possibilidades são bem amplos, tendo as mais
diferentes vertentes, já que, apenas no Brasil, temos uma infinidade de tons de
pele, tipos de cabelo e estilos. Mas como falar com todos esses públicos?
Pensando nisso, a Winnin,
martech que empodera a criatividade por meio da ciência de dados, mapeando a
cultura nas redes através da inteligência artificial, identificou o que mais
engaja e quais são os conteúdos mais relevantes dentro deste tema, facilitando
o trabalho das marcas que desejam se comunicar com o público.
Segundo o levantamento, o top 3 dos tópicos que
geram maior engajamento é composto, respectivamente, por conteúdos sobre
cabelo, maquiagem e cuidados com a pele. O relatório ainda traz detalhes de
subcategorias que também são bastante relevantes para o público, como por
exemplo: os desafios de maquiagem, truques sobre as unhas, maquiagem artísticas
e até procedimentos estéticos como lipo LDA.
O
estudo ainda mostrou quem são os creators que mais tem engajado o público em
seus vídeos: a youtuber Franciny Ehlke investe em desafios de transformação e
testes de produtos do momento, já Rapha Bartowski traz uma visão mais profissional
e aposta nos vídeos de reactions e Thais Carla prefere produzir diferentes
formatos de vídeos sobre aceitação, corpo livre e estilo de vida.
Ainda foi possível perceber que cada rede social segue sua lógica quando o
assunto são os formatos. Os vídeos do Instagram trazem rotinas de beleza em
poucos minutos, mostrando o lado mais artístico, já no Youtube as postagens são
mais longas e trazem testes e técnicas testadas na íntegra, o que torna o
conteúdo mais longo. Pensando no Tiktok, os vídeos trazem a estética
acompanhada de trilha sonora e efeitos visuais, sempre com posts rápidos.
Quando o assunto é Facebook, os conteúdos são educacionais e longos, com
receitas caseiras e hacks.
#1 Maquiagem e música com efeitos de vídeo
A junção da música com a maquiagem é um
fenômeno de engajamento. Creators que dominam as transições e efeitos de vídeo
e ficam de olho nos hits mais ouvidos são os que mais engajam. Um dos destaques
nesta categoria é o creator Rafael Santos (@santosrafaelblog) com um
crescimento exponencial de views em mais de 148% entre fevereiro e março.
#2 Ensine novas técnicas e como gastar menos
Uma aposta é produzir vídeos educacionais e
tutoriais. Isso não só para quem quer aprender a fazer a unha em casa e gastar
menos, por exemplo, mas também para profissionais do meio conseguirem
acompanhar as tendências online. A Ana Paula Villar, com o canal Cola na Villar
no Youtube, tem orientado profissionais a fazerem unhas artísticas. Esses
vídeos chegam a ter mais de 7 milhões de views.
#3 Reactions e narrações reunindo a família toda
Os vídeos que unem beleza e humor estão
engajando bastante por meio de narração e reaction. Criadores de conteúdo estão
se juntando com familiares e namoradxs em um desafio que está dominando o feed.
Como é o exemplo da Camila Pudim, dona do canal no Youtube Batom Atrevido, que
conta com mais de 462 milhões de views.
#4 Abra espaço para pautas mais sérias
Sendo o país que mais faz cirurgias plásticas
no mundo, o debate sobre autoestima e aceitação no Brasil só cresce. Vlogs e
esquetes com depoimentos sobre esses temas têm cada vez mais espaço e as marcas
precisam se posicionar. Nesse assunto, Alexandra Gurgel (@alexandrismos) vem
ganhando espaço e obteve um crescimento de mais de 43% nos views de fevereiro e
março em seu perfil.
#5 Confie no poder de bons reviews
Vlogs com batalha de produtos e reviews
avaliando desde a qualidade e preço até o posicionamento de marcas em relação a
pautas sociais do universo de beleza também chamam atenção do público. Um
exemplo é a Karen Bachini que tem mais de 377 milhões de views em seus vídeos
no Youtube.
Metodologia do relatório
As métricas são provenientes de dados do Brasil
no Facebook, YouTube e Instagram de março de 2021. O levantamento foi criado a
partir de análise de dados feito pela inteligência artificial da Winnin, que
analisou dentro do ecossistema de consumo da população sobre os conteúdos de
beleza e mapeou quais são os temas e creators, que estão dominando essa
conversa. O intuito é mostrar que não faltam oportunidades para marcas se
assumirem como criadoras de conteúdo e turbinar seu alcance e performance
online mesmo em um universo tão amplo como o da beleza. Todos os insights foram
construídos a partir de dados do software proprietário de inteligência de vídeo
da startup, o Winnin Insights, que mapeia novas tendências emergentes de acordo
com múltiplas variáveis como setor, público-alvo e objetivo de negócios,
entregando insights e permitindo que marcas e agências ajam rapidamente para
criar produtos, ações e estratégias mais assertivas e relevantes.
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