Criteo divulgou
dados sobre o comportamento de compras online no Brasil no último ano de
isolamento social; a demanda por roupas e acessórios continua crescendo
Março marca um ano desde que o Brasil adotou
oficialmente medidas de isolamento social devido ao aparecimento da Covid-19.
Desde então, o uso do e-commerce cresceu exponencialmente, à medida que os
brasileiros se voltaram para essa forma de fazer compras para atender suas
necessidades no conforto de suas casas. Em abril de 2020, após o primeiro mês
de isolamento social, snacks e chocolates tiveram o maior crescimento no
consumo online no Brasil. Agora, um ano depois, as compras online de alimentos
caíram 27%, enquanto outras categorias, como artigos esportivos, que teve queda
em 2020, estão começando a crescer.
Criteo, a empresa de tecnologia global que fornece
publicidade confiável e impactante aos profissionais de marketing do mundo,
analisou os dados de transações dos últimos doze meses para compreender os efeitos
que a Covid-19 teve nos hábitos de consumo no Brasil e nas categorias de
produtos que continuam a ser comprados online.
Enquanto a demanda online por alimentos despencou,
a venda de roupas e acessórios continuou a aumentar 23%, apesar dos longos meses
de isolamento social. Especificamente, os dados da Criteo viram aumentos de +
227% nas compras de trajes de banho, + 113% em chaveiros, + 111% em anéis e +
95% em colares.
Ao contrário do que foi observado em 2020, a venda
de artigos esportivos cresceu 127%, indicando que os brasileiros podem estar
ansiosos para voltar a se exercitar ao ar livre ou até mesmo intensificar a
rotina de exercícios em casa.
“A pandemia causou mudanças duradouras no
comportamento do consumidor à medida que passamos de medidas altamente
restritivas para medidas moderadas de isolamento social. Isso se reflete
diretamente nas compras e canais de consumo escolhidos pelos brasileiros à
medida que a pandemia evoluiu no ano passado. Dados os diversos níveis de
conforto com as compras em lojas físicas, continuamos a ver os profissionais de
marketing adaptando suas vendas e engajamento às estratégias omnichannel para
atender o cliente onde ele está”, afirma Tiago Cardoso, diretor geral para a
América Latina da Criteo.
ELETRÔNICOS E ITENS PARA CASA COM VENDA EM ALTA
Ao comparar o mercado de vendas de comércio
eletrônico de 2020 com as vendas de 2021, a Criteo descobriu que os
dispositivos eletrônicos portáteis e produtos domésticos tiveram aumentos
consideráveis.
Com os consumidores isolados em casa, muitos
tiveram que adaptar suas áreas de estar para acomodar o trabalho em home office
e espaços escolares. Devido a esta nova forma de viver, as vendas online de
cadeiras e escrivaninhas continuaram a aumentar 142% e 125%, respectivamente,
enquanto a compra de laptops aumentou 666% e a de tablets aumentou 492%. Isso
continuou a aumentar à medida que muitos consumidores perceberam que
continuarão trabalhando e estudando remotamente por um longo período de
tempo.
No entanto, os dados da Criteo mostram que as
vendas de produtos eletrônicos e domésticos não giram apenas em torno do
trabalho e da escola. Os videogames e os televisores também registraram aumento
no número de vendas, de 412% e 248%, respectivamente, à medida que as pessoas
buscam formas de se divertir com segurança em casa.
Muitos consumidores também estão aproveitando para
melhorar suas casas, resultando em um crescimento de 28% das vendas online no
setor de decoração para casa, especificamente um aumento de + 272% em itens de
cozinha, +188 em itens para sala de jantar, + 161% em prateleiras e +59 nas
mesinhas de cabeceira.
METODOLOGIA
A Criteo analisou dados comerciais de mais de 1000
clientes no Brasil de 15 a 28 de fevereiro de 2021 em comparação com 15 a 28 de
fevereiro de 2020.
Criteo
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