Setor volta a se movimentar, com novas práticas
Um dos primeiros setores a sentir o impacto da
pandemia do novo coronavírus, o turismo foi forçado a se reinventar para
garantir uma sobrevida diante da crise. Com voos cancelados, fronteiras fechadas
e locomoção terrestre limitada, 900 milhões de pessoas deixaram de circular
entre países entre janeiro e outubro de 2020, segundo dados da Organização
Mundial de Turismo (OMT).
Em termos financeiros, estudo da agência da
Organizações das Nações Unidas (ONU) revela uma perda de US$ 935 bilhões em
receitas de exportação, transformando 2020 no pior ano para o turismo global.
No entanto, a chegada das vacinas e a redução dos casos em níveis globais, têm
dado novo fôlego para o setor.
Diante desse cenário, hotéis, pousadas,
restaurantes, lanchonetes e casas de show estão buscando alternativas para que
os turistas possam novamente planejar seus passeios e colocar o conversor de moedas para
funcionar. Porém, as viagens não acontecerão nos moldes que ocorriam antes de a
Covid-19 levar a um modo de vida mais reservado e individualista.
Excursões de ônibus, visitas coletivas a pontos
turísticos, grandes redes de hotéis lotados, shows para centenas e milhares de pessoas
estão fora de cogitação, pelo menos enquanto a maioria da população não estiver
vacinada, freando a circulação do vírus e a sua capacidade de mutação.
De acordo com o Guia para Turismo em Tempos de
Pandemia, elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas (Sebrae), predominam as viagens feitas de carro, em família, com
opções de lazer ao ar livre.
Foto: Artem Beliaikin/Pexels |
Flexibilidade e tecnologia
Assim como nas demais atividades do dia a dia, a
flexibilidade passa a ser uma característica também das viagens do mundo
pandêmico. Contar com a tecnologia para fazer, cancelar ou agendar reservas em
hotéis ou passagens aéreas é um diferencial importante para o atual momento em
que as coisas mudam a todo instante.
Além de ser mais rápido, fazer todo o trâmite de
viagem por meio da tecnologia, evita o contato físico com outras pessoas, que é
tão perigoso neste momento. Essa deve ser uma tendência permanente mesmo quando
as máscaras não forem mais necessárias.
O conceito de flexibilidade estende-se também às
políticas de trocas e cancelamentos, que já estão sob condições especiais
durante o período pandêmico. A tendência é que isso se mantenha quando a
situação já estiver controlada, a fim de garantir maior conforto e segurança
para o consumidor.
Outro ponto em que a tecnologia tende a ajudar o
turismo é na escolha de destinos. A realidade virtual, por exemplo, pode ser
uma grande aliada, na hora de apresentar o potencial das cidades para os
turistas.
Segundo dados do Pinterest Predicts 2021, a procura
por "férias hipotéticas" na internet, com imagens e vídeos para
"mergulhar nas escapadas dos sonhos" são tendências mediadas pela
tecnologia no momento. Entre os termos de pesquisa em alta na plataforma,
encontra-se "férias dos sonhos" e "imagens românticas de lua de
mel".
Sustentabilidade
já era uma tendência do turismo mesmo antes da pandemia, mas se tornou ainda
mais forte pós-Covid-19. Entre as mudanças e as reflexões trazidas pelo
isolamento social está o impacto que o próprio comportamento provoca no
ambiente e isso se reflete na hora de escolher o local para visitar.
Muitas
pessoas estão preocupadas com questões como o uso do dinheiro investido no
turismo para a recuperação do destino, a redução do consumo de água e a
reciclagem de plástico durante a viagem. O olhar vem mudando a forma como as
pessoas consomem esses itens.
Outra
mudança no comportamento do turista é a priorização por destinos que permitam o
contato com a natureza. O confinamento necessário à contenção da disseminação
da Covid-19 fez com que as pessoas passassem a valorizar mais as experiências
ao ar livre e isso se reflete também na escolha dos destinos.
O
Pinterest Predicts 2021 levanta que a tendência para 2021 são viagens para
parques nacionais, hospedagens em cabanas na floresta e caminhadas ao ar livre.
Algumas das palavras-chave em alta na busca da paltaforma relativas ao turismo
nômade são "campo de flores silvestres" e "lugares para observar
as estrelas".
Segurança
e exclusividade
De acordo com o guia o Sebrae, um ponto importante para a retomada do turismo é a questão da segurança sanitária. Daqui para frente, esse será um fator indispensável na escolha das acomodações. Os hóspedes estarão de olho em questões como: limpeza, arejamento, ocupação e outras medidas necessárias à contenção do vírus.
Outro
tópico destacado pelo material é a procura por experiências exclusivas. “As
pessoas estão, cada vez mais, buscando por experiências exclusivas, para fugir
do 'mais do mesmo'”, aponta o órgão. Segundo a instituição, empresas que
apostarem em criatividade e em inovação na criação de pacotes diferenciados
sairão na frente nesse momento de crise.
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