segunda-feira, 1 de março de 2021

5 principais motivos para dor nas costas

Má-postura no desempenho de atividades podem estar entre as principais causas 

 

A coluna vertebral se estende por todo o eixo central do corpo, sustenta o peso e conecta os sistemas nervosos central e periférico, para que tenhamos movimento e sensibilidade.

Por tal importância, é comum que seja bastante afetada: “especialmente ao longo da vida, pois há o acúmulo de má-postura, excessos de peso, pouco descanso, falta de nutrição, entre outros”, esclarece Dr. André Evaristo Marcondes, ortopedista e especialista em coluna no Hospital Sírio-Libanês. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial ou já sofre ou pode sofrer com ao menos um episódio de dor nas costas durante a vida. “A parte mais afetada da coluna é a lombar, conhecida como lombalgia, mas o uso em excesso de dispositivos eletrônicos, com postura inadequada, tem feito aumentar os números de dores na coluna cervical”, revela o especialista.

 

Veja algumas das principais causas para dores nas costas:


 

1) ️Má-postura: sentar-se sem apoio nas costas, ficar muito tempo com a cabeça baixa, abaixar somente o dorso para pegar objetos pesados no chão, sem flexão das pernas, entre outros.

 

2) ️Sedentarismo: passar horas sentado aumenta a pressão da coluna sobre os discos intervertebrais, provoca alteração postural e consequente dor. A falta de atividades físicas também colabora para este quadro. 

 

3) ️Estresse: a condição causa tensão muscular e rigidez do corpo, que pode refletir em dor nas costas.

 

4) ️Doenças da coluna: os itens elencados acima, com o passar do tempo, podem resultar em problemas na coluna, como surgimento de protusão discal, hérnia de disco, desgaste, entre outros. Hereditariedade também é um fator para dores na coluna.

 

5) ️Traumas: batidas, movimentos muito bruscos e de alto impacto podem causar traumas na coluna vertebral, desencadeando dores nas costas.

 

“A saúde da sua coluna pode impactar no funcionamento de todo o corpo, por isso cuidados no dia a dia, como: manter a coluna alinhada, apoiar as costas ao sentar, levantar a cada hora para, flexionar os joelhos para agachar e usar o impulso das pernas para pegar objetos pesados no chão, são essenciais para evitar dores”, recomenda Dr. André. 

 

Pequenas mudanças no dia a dia ajudam a restaurar os quadros de dor e evitam a evolução dos problemas na coluna.

 

 

 

Dr. André Evaristo – Ortopedista Especializado em Coluna - Formado pela Universidade de Marília, fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital do Servidor Público Municipal (SP) e é Especialista em Cirurgia da Coluna. É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Coluna (SBC) e da North American Spine Society (NASS). Atualmente, atende no Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês, AACD e NeuroOrtho Spine Center (N.O.S.). Instagram: @dr.andrecoluna | Facebook: @DrColunaAndreEvaristo




Nenhum comentário:

Postar um comentário