segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Três dicas para ter mais rendimento em época de crise

No princípio era o desconhecido, uma crise sanitária sem precedentes que o mundo todo não estava preparado para lidar. Um ano depois, há um pouco mais de sabedoria sobre a gravidade da doença provocada pelo novo coronavírus e a necessidade de medidas coletivas. Mas mais ainda: há a esperança da vacina e da superação da pandemia. Mas nós não somos mais os mesmos.

Em uma crise, independente da dimensão, há essa trilogia em comum: primeiro não sabemos com o que estamos lidando. Há o medo e a ansiedade de não ter o controle. Depois, apesar das circunstâncias, é preciso estudar o cenário, conhecer muito bem as adversidades, na medida do possível e traçar metas. Em seguida, lidar com a realidade, trabalhar dentro das expectativas e planejar o futuro.

Mas uma crise, é uma crise e afeta as pessoas de forma diferente. Há quem consegue ser positivo, em meio ao caos, há quem esmoreça, há quem perca as esperanças e a produtividade, mas existe também as pessoas que conseguem aprender com as adversidades e superá-las. Que pessoa você quer se tornar?

Se você está desanimado e perdeu completamente o rendimento no trabalho e na vida pessoal nesses tempos difíceis, não se culpe. Cada pessoa tem um modo de vivenciar as experiências. Você não pode controlar os seus sentimentos. Mas pode controlar como lidar com eles de forma madura e ampliando o seu autoconhecimento.

Não é um processo fácil, nem rápido, mas aqui vão três dicas para você começar. Afinal, toda mudança começa com o primeiro passo, não é mesmo?


1 - Seja realista


Analise o cenário e seja objetivo. Não busque subterfúgios para se enganar. Se o assunto é sua vida profissional, estude todos os dados e soluções. Se está empregado, obtenha informações sobre sua empresa. Peça transparência. Se a empresa pretende fechar ou demitir, os funcionários precisam estar cientes para poderem planejar sua carreira. Se você é o empresário, é hora de analisar suas contas e devolver a mesma dedicação que os funcionários tiveram com o trabalho. Seja honesto. Não fuja da realidade.

Se sua vida pessoal virou uma bagunça com os novos tempos, é hora de agir. Delegar responsabilidades dentro de casa e não assumir tudo sozinha é essencial. Várias pesquisas indicam que as mulheres ficaram muito mais sobrecarregadas do que os homens trabalhando em casa, pois precisaram assumir mais tarefas além do trabalho, com os filhos e os afazeres domésticos, por exemplo.

Mas todos que moram na casa devem dividir as funções igualmente, certo? Converse com o seu parceiro ou com sua família e combine tarefas que todos podem fazer dentro da sua realidade sem prejudicar a si mesmo nem o outro.


2 - Não procrastine


Procrastinar é adiar ou atrasar uma tarefa em detrimento de outra mais importante. O home office ajudou nessa "atividade". Quantas vezes você ignorou as dezenas de contratos para ler, a soma das contas para pagar ou a pilha de louças para lavar para assistir apenas um episódio de uma série?

Nosso cérebro adora nos enganar com pegadinhas, achando que nós merecemos um tempo de prazer: "só mais um chocolatinho" ou coisas parecidas.  Afinal, a vida já está tão estressante. Mas o fato é que temos que ter o controle da nossa mente se quisermos nos desenvolver e ter muito claro nossos objetivos.


3 - Defina metas


Para alcançar um objetivo, é preciso desenvolver metas tangíveis. Se você precisa organizar o orçamento da sua casa ou empresa, mudar de carreira porque está infeliz ou porque seu trabalho não gera tanta renda quanto antes. Mudar de casa ou simplesmente render mais na vida profissional e pessoal, a mudança deve começar em você.

Priorize as tarefas mais importantes, divida-as em mini tarefas, veja a melhor forma de organizá-las visualmente. Seja no papel, em um planner digital, em post-it. Ter uma visão clara do que você precisa fazer para alcançar suas metas, ajuda na produtividade. A medida que você for colhendo os resultados da sua organização e prioridades, o seu rendimento aumenta.

A crise não pode ser uma desculpa para a estagnação. Todos nós, de alguma maneira, estamos sendo afetados por ela e todos, nós, de alguma maneira, temos algo a aprender.

Toda crise é uma evolução, uma mudança que exige do indivíduo e do coletivo um esforço de superação e aprendizado. Você pode escolher paralisar diante do medo ou crescer e evoluir diante da mudança. A escolha é sempre sua! 

 



Mônica Moraes Vialle - Sócia e diretora da MOOM Consultoria e Coaching, empresa binacional com sedes no Brasil e em Portugal. Master coach, consultora, palestrante e escritora, obteve sua formação de coaching nas mais importantes instituições nos EUA: Ohio University, Florida Christian University e no Brasil: Instituto Brasileiro de Coaching - IBC, Sociedade Brasileira de Coaching - SBC e Instituto Holos. É mentora e consultora em Liderança, Coaching, Arquitetura, Urbanismo e Real Estate. Mestre em Arquitetura pela Universidade de Lisboa, em Portugal, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC, técnica em Edificações pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, cursou MBA em Gestão de Negócios de Incorporação e Construção Imobiliária na FGV, e especialização em Real Estate. Seu histórico profissional passa por mais de 20 anos em posições de liderança em empresas importantes no Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário