Ao ser grato com
quem faz parte da sua empresa, você não só será um profissional melhor como
também terá outros benefícios; veja dicas de especialista em psicologia
positiva
Somos gratos quando reconhecemos as coisas boas que
recebemos de outras pessoas. Normalmente, dizemos “obrigado” em casa, na
faculdade, em uma compra no supermercado... E no trabalho? Será que
demonstramos nossa gratidão o suficiente?
Um simples “obrigado” não custa um centavo e tem
efeitos benéficos mensuráveis tanto para quem dá quanto para quem recebe. “Em
uma série de experimentos, os psicólogos norte-americanos Adam Grant e
Francesca Gino descobriram que o agradecimento de um líder dava às pessoas um
forte senso de valor próprio e autoeficácia”, conta Flora Victoria, mestre em
psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia.
De acordo a especialista, o estudo também revela
que a expressão de gratidão gera um efeito transbordador: os indivíduos confiam
mais uns nos outros e têm mais probabilidade de ajudar o próximo.
“Construir uma cultura de gratidão no
ambiente organizacional não é fácil, mas vale a pena. Precisamos ver a gratidão
como mais uma habilidade profissional que podemos cultivar ao lado de outras, como
comunicação, resiliência e perdão”, diz Flora, que também é Embaixadora da
Felicidade no Brasil pela World Happiness Summit. Ela enumera cinco dicas para
aqueles que desejam promover a gratidão:
1) A liderança precisa dar o exemplo
Esta é uma das lições mais claras da pesquisa sobre
a gratidão no local de trabalho: os funcionários precisam ouvir primeiro o
“obrigado” dos gestores. Isso porque expressar gratidão pode fazer com que
determinadas pessoas se sintam inseguras, principalmente em um local de trabalho
com um histórico de ingratidão. Cabe aos líderes dizerem “obrigado” de forma
clara, consistente e autêntica.
A gratidão também pode ser incluída em análises de
desempenho e reuniões de equipe. Que tal usar cerca de cinco minutos para as
pessoas agradecerem umas às outras por algo específico?
2) Agradeça às pessoas que nunca são agradecidas
Toda organização tem funcionários que estão no
chamado backoffice, isto é, não atuam na área principal da empresa.
Em um hospital, por exemplo, os profissionais de saúde estão na linha de
frente. No entanto, outras equipes, como a administrativa e de limpeza, também
são essenciais.
Agradecer a todos define um padrão e estabelece o
tom. Isso amplia a compreensão coletiva sobre como a organização funciona, além
de aumentar a confiança de forma geral.
3) Almeje a qualidade, não a quantidade
Forçar as pessoas a serem gratas não funciona. Pode
fazer com que as expressões de gratidão pareçam falsas. A chave, então, é criar
tempos e espaços que promovam a expressão voluntária e espontânea de gratidão.
Como transmitir verdade? Os detalhes são decisivos.
Seja específico sobre uma pessoa ou alguma ação dela. Isso aumenta a sua
própria apreciação e fica mais claro porque você está agradecendo.
4) Ofereça muitas oportunidades de gratidão
Nem todo mundo gosta de ser agradecido ou de dizer
“obrigado” em público. Existem pessoas mais tímidas ou genuinamente modestas.
Para isso, é necessário criar oportunidades para
que isso seja feito. Por exemplo: manter um diário de gratidão. A ideia é
construir um mural físico com post-its em que cada um pode se
expressar livremente. Também pode ser virtualmente, na intranet ou em outros
canais de comunicação interna, por exemplo.
Mas esse projeto funcionará melhor se a empresa
encorajar o “obrigado” a atingir seres humanos reais e não coisas. Em vez de
agradecer o café, seja grato à pessoa que faz o café todas as manhãs.
5) Mesmo em momentos de crise, reserve um tempo
para agradecer
Cultivar uma cultura de gratidão pode ser a melhor
forma de ajudar o colaborador a se preparar para o estresse que vem com
mudanças, conflitos e fracassos.
A gratidão ajuda os funcionários a ver ganhos mesmo
em momentos difíceis. É uma espécie de “ferramenta” para transformar um
obstáculo em uma oportunidade de crescimento.
Veja algumas perguntas para ajudar as pessoas a se
recuperarem de vivências difíceis:
- Que
lições a experiência nos ensinou?
- Podemos
encontrar maneiras de ser gratos pelo que aconteceu conosco agora, embora
não estivéssemos na época em que ocorreu?
- Que
habilidade a experiência extraiu de nós que nos surpreendeu?
- É
possível tornarmos o local de trabalho melhor por causa disso?
- A
experiência removeu um obstáculo que antes nos impedia de sentir gratidão?
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