terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Saiba como fazer o planejamento estratégico da empresa para 2021

O final de ano está chegando e com isso já temos que nos preparar para o que vem por aí. Você já começou o planejamento estratégico da sua empresa para o ano de 2021? Se você ainda não sabe por onde começar, indico como construir um projeto eficaz e que irá refletir positivamente no seu negócio!

Para começar, é preciso criar um roteiro para as suas ações, criar processos do dia a dia, criar metas, definir estratégias etc. É basicamente uma ferramenta de gestão que traça os caminhos para atingir os seus objetivos.

Um planejamento é preciso seguir algumas etapas:


1.  Diagnóstico da empresa - Como a sua empresa ou sua marca é vista pelo mercado? Os processos estão ocorrendo como o planejado ou, melhor ainda, os processos estão sendo realizados? São essas e outras perguntas que você precisa preencher na sua primeira folha do planejamento. Descobrir como está a satisfação de seus clientes, de seus colaboradores, com está a qualidade de seus produtos/serviços, enfim, verificar fatores externos e internos que interferem no seu negócio.

Para te ajudar com isso nós indicamos fazer a Análise SWOT. Faça uma tabela e trace os seguintes pontos.

- Forças: quais são os pontos fortes e vantagens da sua empresa sobre a concorrência?

- Fraquezas: quais são os pontos fracos e vulneráveis que estão prejudicando a sua empresa?

- Oportunidades: existem situações do mercado externo que estão favorecendo a sua empresa? Quais?

- Ameaças: quais fatores externos que impactam negativamente o seu negócio? Aqui podemos citar a pandemia, por exemplo.

 

2. Defina seus objetivos e metas - Agora que você tem definido os fatores que podem influenciar o seu negócio é hora de traçar os objetivos e metas para a sua empresa, que podem ser a curto, médio e longo prazo.

Os objetivos direcionam a sua empresa, devem ser precisos e exatos. Enquanto as metas são mais específicas, costumam ser mais indicativas e direcionais.

Lembre-se, ambos precisam ser viáveis e ter um acompanhamento de suas ações, assim conseguimos ter a certeza de seu bom funcionamento.

 

3.  Crie estratégias e ações - Após definidos os objetivos e metas para o seu planejamento temos que pensar em ações práticas para a realização delas. E para realizar isso você precisa traçar algumas estratégias que sejam possíveis de executar.

Para deixar mais claro, vamos a um exemplo:

Objetivo/meta:  Criar um time de vendas

·        - Estratégia:

- Divulgar nas redes sociais as vagas para profissionais com experiência;

- Investir em cursos técnicos para vendas;

- Desenvolver a comissão de vendas por meio de metas.

·         - Ações:

- Contratar novos profissionais;

- Qualifica-los para as vendas;

-  Criar um programa de vendas com manuais para seguir, com metas mensais e estipular valores das comissões.

 

4. Crie um cronograma - Tudo que você traçou e planejou até agora precisa estar muito bem organizado para que as funções de cada colaborador fiquem claras. Coloque prazos, trabalhe com os indicadores de desempenho e disponibilize os recursos necessários para relação dessas ações.

Utilize uma ferramenta para acompanhamento dessas estratégias e disponibilize para toda a sua equipe. Se você preferir o método digital uma boa planilha no Excel já dá conta do serviço.

 

5. Avalie e revise o planejamento estratégico

Por último e muito importante, fique de olho na planilha de ações e verifique se há necessidade de se adaptar as mudanças ao longo do caminho. Permita-se ser flexível, aproveitar as oportunidades do mercado e fugir das ameaças. A importância de um planejamento estratégico cria caminhos para que os seus objetivos sejam alcançados, que pode levar à diferenciais competitivos que afetam diretamente o crescimento do seu negócio.

 

 


Luana Menegat - CEO da Razonet Contabilidade Digital – www.razonet.com.br


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