terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Formas de estimular a coordenação motora em casa

O desenvolvimento motor da criança é estimulada desde o nascimento, mesmo que involuntariamente. Com o desenvolvimento da criança, os pais (e professores) devem procurar atividades que estimulem a coordenação motora fina e grossa (ou ampla). A neuropsicóloga Barbara Calmeto, diretora do Autonomia Instituto explica que, na motricidade ampla, a criança aprende a coordenar seu corpo no espaço, ou seja, aprende a caminhar, pular, correr, dançar e muito mais. "Já na motricidade fina, os movimentos são mais delicados e específicos como pinçar, segurar, transpor o objeto de uma mão para outra, agarrar uma bola etc, fazendo assim, manuseio de pequenos objetos", completa.

 

Abaixo, ela sugere jogos e atividades que podem ajudar na estimulação da motricidade da criança de maneira lúdica e hoje vou dar seis dicas de jogos para o desenvolvimento da coordenação motora fina.

- Bola ao Alvo – Bolas e alvo feitos em feltro e a bola tem um velcro para grudar no alvo. O jogo vem duas bolas e a criança precisa arremessar as bolinhas para acertar onde faz mais pontos no alvo.


- Blocos de Encaixe – Esse jogo é para encaixar as peças nos pinos, sem ultrapassar a base pelo fato das peças não serem iguais, desenvolvendo assim concentração, raciocínio lógico e percepção visual.


- Quebra-cabeça –  As peças contém espessuras diferentes favorecendo a coordenação motora e a percepção visual. Os bichinhos ficam em pé e a criança pode brincar com eles fora do tabuleiro também.


Alinhavo – O alinhavo tem como objetivo que a criança passe o cordão pelos buraquinhos da peça, desenvolvendo assim, a coordenação motora fina. Não existe um jeito certo ou direção certa para o alinhavo, a criança pode treinar e fazer do jeito que quiser.


- Casa túnel – A casinha é de espuma e revestida com tecido emborrachado. O objetivo do jogo é passar a bolinha pelo túnel trabalhando o movimento de pinça.


- Corda – Usar a corda para pular, para passar para o outro lado pulando com os dois pés ou um pé, caminhar por cima da corda reta e em curvas.


- Bola – a bola pode ser usada para chutar, arremessar, jogar, pegar e muito mais. Há várias variações para jogo de bola que desenvolvem a coordenação motora ampla e fina.

 

Dicas úteis:


 – Lembre-se que todos os jogos acima devem ser realizados com supervisão de um adulto.

 – Vá estimulando seu filho (a) para conseguir o objetivo final da atividade, ensine, faça o modelo e peça para ele repetir.

– Tenha paciência porque as atividades são difíceis para as crianças porque elas estão aprendendo a fazer tal movimento (que para nós parece fácil).


– Faça as atividades por etapas e deixe seu filho (a) explorar o jogo. Se ele quiser jogar de maneira diferente deixe, e depois ensine o “seu jeito”.

 – Crie jogos com materiais do dia a dia e estimule a criança a gostar de brincar. Brincar é o trabalho da criança e é sim prazeroso.

 


Barbara Calmeto - neuropsicóloga


Nenhum comentário:

Postar um comentário