quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

HORÓSCOPO: cigana faz previsões para os signos em 2021

 

 


A chegada de 2021 reserva previsões poderosas para cada signo
Divulgação


Veja o que os astros revelam através de Sara Zaad e suas poderosas previsões


“Salve sua estrela!”, e com esse mantra poderoso da nossa cigana e sensitiva Sara Zaad começamos já a sentir os bons ventos de 2021. Um ano para realizarmos nossos sonhos, cocriar e ressignificar muitas áreas de nossa vida.

“Mais um ano se inicia, desejo a você com muito carinho que saiba aproveitar as energias astrais, a astrologia traz a probabilidade, cabe a você seguir o fluxo facilitado pelos astros! Feliz ano novo”, afirma nossa sensitiva, que com muito carinho preparou as previsões pra cada signo em 2021.


ÁRIES

Ariano, 2021 será um ano de muitas oportunidades em todos os setores da vida e isso deve ser aproveitado por você. 

No setor da carreira você pode esperar um ano em que atrairá boas oportunidades, seja para empreender no seu próprio negócio, seja na abertura de caminhos para um novo emprego para quem está sem trabalho. 

Será realmente um bom ano para você iniciar algo, plantar sementes que darão bons frutos em um futuro próximo. 

No amor a chave para a felicidade estará em suas mãos e se você realmente quiser se comprometer de verdade ariano: seja casando, seja renovando votos do seu casamento ou arrumando um namorado ou namorada basta querer. Não haverá grandes empecilhos para isso. 

Na saúde, vocês terão muita vitalidade e energia, principalmente na recuperação caso estejam passando por alguma doença e também terão mais imunidade para as doenças em geral.

Cuide muito bem de si mesmo!


TOURO

Taurino, o ano de 2021 não será muito fácil para vocês e será necessário ter muita flexibilidade e paciência. 

Na carreira não será um ano para arriscar nem mudar para outro emprego e nem mesmo começar um novo empreendimento. 

O ideal será se manter no que já tem e procurar estudar mais. Se dedique mais aquilo que já está na sua vida. 

Ano bom para fazer cursos e se atualizar, para aqueles que estão sem um emprego. Já no amor, atitudes inflexíveis poderão gerar rompimentos súbitos. 

Muito cuidado com teimosia taurino e ouça seu parceiro ou parceira sempre. 

Na saúde o ano pede muita cautela, e o ideal é que você não deixe de fazer um check up completo. 

Cuide dos excessos na alimentação, para que não corra o risco de desenvolver Diabetes ou mesmo problemas circulatórios ou de colesterol alto.


GÊMEOS

Para os geminianos o ano tem tudo para ser de muita prosperidade, com muitos caminhos abertos, mas pede equilíbrio entre razão e emoção e muito bom senso. 

Na carreira você terá muitas oportunidades no seu caminho, geminiano. Poderá empreender ou começar em um novo emprego, mas precisará ter muito foco, concentração, maturidade e responsabilidade na busca de seus objetivos. 

No amor é pedido para que se resolva pendências e que você decida o que quer da vida geminiano? Quer um relacionamento sério? Invista! Quer ficar apenas curtindo a vida e saindo com várias pessoas sem compromisso? Decida por isso. 

O universo está te dando a chance de ter o que quer mas você precisa ter a certeza do caminho que deseja para si. Na saúde chegou a hora de você adotar hábitos mais saudáveis que vinha adiando geminiano. 

A saúde no geral vai estar boa e será o ano para você resolver de vez pequenos problemas que já vinham incomodando então não deixe de se cuidar e mantenha o bom humor que ajuda bastante!


CÂNCER

Canceriano, 2021 será um ano para você ouvir mais a voz da sua intuição e do seu coração, para que possa por os seus objetivos em prática. Na carreira esteja de olho em novas tecnologias, se reinvente, não fique parado no tempo e alie a isso o uso de sua intuição. 

Tomando estas atitudes você verá que as coisas no âmbito profissional fluirão bem mais facilmente. No amor se você estiver sozinho canceriano terá a oportunidade de conhecer gente nova e interessante, que entrarão na sua vida da maneira mais inesperada possível, então fique de olho. 

Será um ano excelente também para a renovação de votos e compromisso para quem já tem um amor estável. Na saúde é hora de fazer uma mudança radical na rotina de vida canceriano, principalmente em questões alimentares. 

É a hora de eliminar de vez hábitos nocivos se quiser ter saúde para ir atrás de seus objetivos. 

O universo estará dando uma mãozinha para você deixar de vez tudo aquilo que não for mais saudável para você, mas quem terá de querer e fazer o esforço pra mudar é você canceriano.


LEÃO

Leonino, o ano de 2021 vai te deixar bastante pressionado e situações que chegaram ao seu limite precisarão ser resolvidas urgentemente senão a vida resolverá pra você e talvez não seja da melhor maneira. 

Na carreira cuidado com promessas pois você não terá condições de fazer mais do que o humanamente possível. 

Comprometa-se somente com aquilo que você sabe que pode dar conta e aprenda a dizer não e selecionar prioridades profissionais. 

No amor o ano será de muitas surpresas e reviravoltas então não dê nada como muito certo pois relacionamentos sólidos podem acabar de uma hora pra outra  e aqueles leoninos solteiros que acham que nunca vão encontrar o amor podem achá-lo de uma maneira completamente surpreendente e nos lugares mais improváveis. 

Na saúde não comece fazendo mudanças radicais demais pois você pode não levá-las adiante. Comece com pequenas mudanças de hábito mais saudáveis e aos poucos vá aumentando a frequência até conseguir eliminar de vez o excesso principalmente de doces, salgadinhos e guloseimas em geral. 

O ano pede a prática de exercícios físicos de forma diária e ficar longe de pessoas tóxicas e abusivas que não acrescentam mais nada a sua vida leonino.


VIRGEM

Virginiano, o ano será excelente para você alterar a sua rotina e dar uma mudada, se abrir para o novo, deixar entrar algo diferente do que normalmente já faz. 

Na carreira é um bom ano para fazer novos investimentos, principalmente se for na área tecnológica, e até mesmo se arriscar em um novo emprego. 

Não deixe de se reciclar virginiano e fala cursos sempre. No amor será um bom ano para dar uma renovada na relação, para aqueles virginianos que estão comprometidos. 

Altere a rotina do casal, faça algo diferente. Não tenha medo de mostrar para o seu parceiro ou parceira que o ama virginiano, demonstre mais seu afeto. Para os virginianos solteiros não se isolem totalmente em casa, pois é justamente em encontros ao acaso que o amor pode bater na sua porta. 

Na saúde você que normalmente já se cuida muito bem terá mais motivos ainda para continuar se cuidando, pois o ano estará favorecendo fortemente a troca de hábitos por outros mais saudáveis. 

O ideal é sempre ir fazendo seus exames de rotina, e mudando pequeninas coisas no dia a dia.


LIBRA

Libriano, o ano de 2021 lhe trará muitas oportunidades de abertura de caminho em todas as áreas, e também um ano mais otimista e com muita esperança de coisas boas acontecendo. 

Na carreira espere alguma promoção ou mudança de cargo porque você está sendo observado pelo excelente trabalho que presta. 

Acredite em si mesmo e saiba que será um ano muito bom para conseguir um novo emprego e também iniciar um negócio. 

No amor você pode receber pedidos de casamento, declarações de amor de quem nem imaginava e muitas possibilidades de novos relacionamentos, com muitos pretendentes no seu caminho para você escolher, e para os librianos já comprometidos num casamento o amor será renovado trazendo mais felicidade. 

Na saúde é o ano ideal para você equilibrar saúde física, mental e espiritual, não cuidando só do corpo físico mas também da alma. 

Para os librianos que estão se recuperando de alguma doença será um ano excelente para restabelecer a saúde de vez.


ESCORPIÃO

Para os escorpianos o ano de 2021 trará muitos desafios e a necessidade de ser flexível em todas as suas ações, deixando um pouco de lado o controle. 

Na carreira é importante que você meça muito bem todos os seus atos escorpianos, para não entrar em algum negócio que venha te dar depois um enorme prejuízo. 

Conte que você pode falhar e não se comprometa com tudo que lhe pedirem, selecione as oportunidades, não faça mais do que pode. 

No amor os escorpianos solteiros terão a oportunidade de encontrarem pessoas diferente das que encontra habitualmente, que podem trazer muita coisa interessante ao seu dia a dia. 

No entanto, a longo prazo as diferenças entre duas pessoas pode pesar bastante então é interessante observar se vale a pena realmente levar a relação adiante. 

Parta os escorpianos comprometidos é hora de dar uma renovada na relação, reaquecer a chama da paixão, demonstrar mais carinho e amor, e saber deixar ir quando sentir que por mais que tenha tentado a relação não vale mais a pena. 

Não é o momento para apegos e possessividade escorpiano. 

Na saúde há uma predisposição para quem já tem naturalmente problemas circulatórios. 

Não deixe de se cuidar escorpiano, e cuidado com doenças mal curadas que podem se tornar crônicas.


SAGITÁRIO

Sagitariano, o ano de 2021 para vocês traz muitos benefícios e sorte em todas as áreas, então aproveite e não deixe passar as oportunidades. 

Na carreira você terá a possibilidade de colocar a vida financeira em ordem por conta de um emprego que surgirá para aqueles que se encontram desempregados, ou mesmo uma promoção para quem está empregado. Haverá também possibilidades para os sagitarianos empreendedores de novos negócios. 

No amor é a hora de assumir relacionamentos e se comprometer sagitariano, não será um ano para aventuras inconsequentes. 

O ano será favorável para você se apaixonar de verdade sagitariano, e é bom prestar atenção naquele “ficante” que você tem que pode ser a pessoa que você estava buscando e nem prestou atenção. 

Para os sagitarianos comprometidos cuidado para não trocar o certo pelo duvidoso. 

Na saúde é o momento de estabilizar e parar com aqueles altos e baixos na rotina, em que uma hora a saúde está ótima e você está cheio de vitalidade e energia e em outra hora você está agindo de forma exagerada, principalmente nos hábitos alimentares. 

A tônica do ano será o equilíbrio sagitariano.


CAPRICÓRNIO

Será um ano um pouco mais leve do que foi 2021, mesmo assim não esmoreça e não deixe para a última hora nenhum tipo de pendência. 

Na carreira você terá um ano promissor, e as decisões tomadas, sejam no seu emprego ou no seu negócio, não terão consequências somente para este no de 2021 mas para os anos seguintes então avalie tudo muito bem antes de decidir. 

No amor é o ano para que você venha a ver as coisas com mais otimismo e não seja tão mal humorado nem carrancudo. 

Este seu jeito mais pessimista de olhar a vida traz muito peso aos seus relacionamentos e deve ser revisto. 

Para os solteiros a chance de conhecer alguém que realmente valha a pena acontecerá quando menos expectativas forem criadas. 

Esteja aberto a conhecer pessoas e deixe fluir. 

Na saúde haverá um equilíbrio maior entre corpo, alma e coração e aos poucos aqueles capricornianos que vinham doentes vão começar a melhorar e se restabelecer. 

Cuide do seu bem estar, tenha hábitos mais saudáveis e leves de alimentação, que isso te ajudará a manter um ano mais ativo.


AQUÁRIO

Aquariano, o ano de 2021 será um ano de trabalho duro para levar seus projetos adiante, mas será preciso ter muita disciplina e foco no que quer, e isso para qualquer área da vida. 

Na carreira o ano será bastante desafiador, mas com possíveis cortes, mudança na rotina de trabalho para se adequar a tempos de crise. Para os aquarianos empreendedores pode haver quebra de contratos e dificuldade para recebimentos de investimentos. O ano é de muita cautela e cuidado. 

No amor, o ano será bem movimentado e podendo inclusive voltar a tona amores antigos para que as pendências entre vocês possam finalmente ser resolvidas. O coração estará agitado e amores súbitos e repentinos poderão acontecer, mas podem acabar tão rapidamente como começaram. 

Na saúde, você poderá sentir o peso de muita responsabilidade durante o ano e sentir uma queda na sua energia física e na sua imunidade.  

Então se cuide muito bem, principalmente por conta da Covid-19, e tenha cuidado com problemas circulatórios crônicos, colesterol alto, glicose alta, e procure controlar o peso.


PEIXES

Pisciano, o ano de 2021 terá alteração na sua rotina do dia a dia, você querendo ou não, mas será para melhor então não tenha medo do novo e relaxe. 

É necessário o desapego daquilo que já não tem mais vida e deixar o novo entrar. 

Na carreira. você terá muitos estímulos e ajudas para bater metas e alcançar objetivos, seja para conseguir um novo emprego ou pra começar um novo negócio. Então, invista em você! 

Não se foque nos obstáculos,  porque você terá energia o suficiente para os supera-los.

No amor o ano estará bastante movimentado e aqueles relacionamentos que estavam mornos vão ser renovados, tendo mais chance de vocês reacenderem o amor na relação. 

Em compensação, para aqueles relacionamentos em que você já fez de tudo para reanimar e consertar, mas realmente não está dando certo, desapegue e rompa de vez. 

Para os piscianos solteiros há muita possibilidade de em pouco tempo encontrarem alguém. Pode rolar um romance sério, mas tenha cuidado com idealização demais e tenha pé no chão sempre. 

Na saúde, você ganhará dos céus muita força de vontade para eliminar de uma vez todos os hábitos nocivos e vícios, então, não perca a oportunidade. 

Cirurgias de reparação ou se recuperar de uma doença estarão em pauta. Encontrar a cura para algo que você não tinha mais esperança serão temas em 2021. Oportunidade perfeita para eliminar tudo que faz mal em sua vida e atrapalha a sua saúde será um presente do você do universo. Aproveite!


Prece de final de ano a um cavalo

Peço minhas sinceras desculpas a você, senhor cavalo. Porque muitos aqui acham que nasceu para fazer força, dentro desse determinismo que julgam ser a bússola da vida dos tolos. Que veio a este mundo para puxar, carregar, transportar, correr, dar saltos, subir e descer, não na liberdade dos campos pintados em telas a óleo, mas sob a tirano relho humano. Inclusive entre aqueles que se dizem amantes dos animais, defensores e outros termos simpáticos, há que use seu corpo sem peso algum na consciência. Tem uns que até montam em você – mesmo que isso signifique ter que carregar uma pessoa nas costas, usando um desagradável ferro na boca, para ser guiado pelo caminho que essa carga viva escolhe, e outros acessórios. Apetrechos esses que, usados em humanos, fazem parte do fetiche sadomasoquista. Usados em equino, é bonito, é cultura, é ‘gostar de cavalos’. Típico da esquizofrenia moral humana, de Corcel Negro a Meu Querido Pônei.

Peço perdão porque esqueceram, muitos desses bem-intencionados, que você veio ao mundo somente, e esse é um ponto importante, porque um humano planejou sua vida/vinda, e já era dono de sua mãe ou pai, e almejava aumentar seu número de escravos-de-quatro-patas.

Assumo meu pecado de ter permitido, mesmo sem saber, que lhe raspassem os dentes, lhe separassem de sua mãe e, de forma especial, lhe tenham matriculado como aluno na escola da doma. Porque, depois, do carroceiro à patricinha rural, todos querem que você esteja obediente, senciente, digo, consciente de sua função social de carregar humanos, conhecedor de todas as vontades do senhorio de seu lombo. Não há, ainda, como vir a este mundo e não ser colocado na linha de montagem que o sistema exige, dando o papel a cada um. A você, coube uma função ingrata, dolorosa, extenuante e idiotamente chamada de heroica.

Peço humildes desculpas por você ter sido alistado nas forças armadas, independente de sua vontade. De ter perecido em guerras, de ter enfrentado multidões em fúria, de ter desfilado como um jipe mais brilhoso. De ter tido o destino de carregar em uma carroça o peso do desequilíbrio social, justamente em um país onde o desdentado vota no sorridente cínico. De ter acabado no curral das tradições hegemônicas, e agora há um público inteiro esperando você entrar na arena do rodeio. De ter que correr pois alguém está apostando em suas pernas, e apesar do glamour e das madames de chapéu, todos sabem que sua saúde vale menos que seu seguro de vida. Pois você é um investimento, e até seu esperma entra nesse cálculo.

Peço perdão por sua exploração depravada, em locais/filmes onde você é objeto de prazer humano.

Escusas. Não há limites para a imaginação, pois você nasceu forte, disposto, vigoroso e, tendo aprendido a ética da dor, obedientemente amigo. O que muitos acham que é natural, mas foste ensinado a temer aquele animal de duas pernas, pronto a subjugar pelo ferro e laço. Lamento sua condição de trabalhador escravo, cuja opção à morte no asfalto é o brete final de um abatedouro – e muitos aqui ainda acham que isso é lenda, e que você, como herói do faroeste, não cai zonzo no chão de concreto sujo para a degola final. Essa bênção gelada que encerra uma vida de dor, medo, sangue, exaustão e trabalho compulsório não-remunerado.

 



Texto e foto de

Marcio De Almeida Bueno -  jornalista e diretor-geral da ONG

Vanguarda Abolicionista
www.facebook.com/VanguardaAbolicionista


Fique atento ao seu pet durante a queima de fogos de artifício

 Médicos-veterinários explicam como animais reagem e dão dicas para tutores evitarem que eles fiquem estressados


Na noite de réveillon, os fogos de artifício são a atração principal da festa. Encantam e divertem as pessoas com suas cores, luzes e sons. Porém, esses artefatos causam efeitos diferentes, muitas vezes negativos, nos animais. É bastante comum que o barulho estrondoso e os clarões provocados pelos rojões deixem os pets muito assustados e estressados.

A médica-veterinária Maria Cristina Reiter Timponi, presidente da Comissão de Entidades Veterinárias do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), diz que o barulho dos fogos de artifício costuma ser bastante irritante não só para cães, mas para gatos, aves e também para animais selvagens.

“Muitas vezes, por receio dos fogos, animais acabam abandonando seu habitat e indo em direção às estradas, correndo o risco de serem atropelados e causarem acidentes”, afirma.

O médico-veterinário Eduardo Pacheco, que integra a Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais (CTCPA) do CRMV-SP, ressalta que, “além da queima de fogos, a mudança de rotina pode ser um fator determinante para o estresse ser ainda maior, mesmo que seja por um curto período. E a separação do tutor pode aumentar a inquietação”, afirma.

Audição apurada e acidentes

Nos cães, o medo de fogos de artifício é muito comum e ocorre porque eles possuem a capacidade auditiva diferente da nossa, conforme explica o médico-veterinário Márcio Mota, presidente da CTCPA do CRMV-SP. “O barulho é muito mais alto para eles do que para nós, o que gera estresse e libera diversas substâncias no organismo. Com isso, alguns podem ficar agressivos, enquanto outros tentam se esconder, podendo se machucar.”

Mota conta que atendeu casos de animais que, ao tentarem escapar dos fogos, atravessaram portas de vidro para fugir. “O cão ficou preso na porta, tivemos que anestesiá-lo e chamar os bombeiros para cortar a porta e conseguir tirar o animal de lá”, lembra.

Outros perigos para o pet, apontados pelo profissional, envolvem bater a cabeça, sofrer quedas de varandas e fraturas. “É muito perigoso, pois, na hora do pavor, os animais não medem esforços para tentar fugir e, muitas vezes, se machucam gravemente.”

Animais em condições de risco

Os animais cardíacos, que tenham insuficiência respiratória, doenças renais, assim como os animais que têm uma doença crônica em curso ou que estão em período pós-operatório podem sofrer ainda mais, alguns chegam a ter parada cardiorrespiratória, indo a óbito.

Para Pacheco, os animais mais sensíveis, ou aqueles que sabidamente apresentam maior sensibilidade aos fogos, devem realizar sem falta um check-up com um médico-veterinário antes do período de festas. “O profissional fará uma avaliação do animal e indicará, de acordo com cada caso, os exames necessários, prestando as devidas orientações. Cada animal pode apresentar necessidades diferentes”, complementa.

O que fazer para proteger os pets dos fogos

Para proteger o pet, o ideal é manter sempre o ambiente fechado, evitar deixar o animal sozinho durante o período de queima de fogos e nunca soltar fogos de artifício próximos dele. É o que recomenda Pacheco: “se possível, mantenha o animal sob supervisão sempre, em um local onde o estampido dos fogos não seja tão audível ou ao menos seja minimizado”.

“É importante deixar o ambiente o mais calmo possível, mantendo o pet aconchegado, sem muitas armadilhas onde ele possa se bater e se machucar caso se assuste. Existe também uma proteção que pode ser feita, envolvendo o animal entre o peitoral, o tórax e o pescoço com uma toalha. Ele vai se sentir abraçado e protegido e ficar mais tranquilo”, afirma Mota.

Legislação

Algumas cidades já possuem leis proibindo o uso de fogos de artifício com barulho. Na capital paulista, uma lei chegou a ser aprovada na Câmara Municipal, em 2018, porém foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal, no início deste ano.

“A passagem do ano é sempre uma data comemorativa que nós gostamos de participar, porém está mais do que na hora de nós não usarmos fogos de estampido para que os animais não sofram com esses ruídos que para eles são tão apavorantes”, conclui a médica-veterinária Maria Cristina Timponi.

10 dicas para seu pet passar a virada do ano com tranquilidade

1. Durante o dia, antes da queima dos fogos, recomenda-se sair com o pet para passear e estimular brincadeiras para gastar energia.

2. Vídeos de fogos de artifício podem ser usados antes das festas para o preparo prévio do animal para o que irá acontecer.

3. Deixar seu pet dentro de casa, com portas e janelas fechadas, que ajudam a isolar o local dos ruídos e também para evitar fuga descontrolada.

4. É importante que o local que o pet fique não dê acesso a varandas e outros, pois o desespero faz com que o animal salte.

5. Deixar no espaço tudo que o animal mais gosta, como cama, cobertores e brinquedos. Deixe à disposição também as caixas de transporte para que eles possam se refugiar nos momentos de medo.

6. Não use guias. Eles podem ficar nervosos, correr e se enrolar, elevando o risco de enforcamento acidental. As coleiras devem ser mantidas, inclusive com identificação do nome do animal e telefone para contato.

7. Caso esteja habituado a ouvir sempre TV, rádio ou outros, deixe ligado no ambiente com o volume alto, pois isso ajuda a disfarçar o som dos fogos e a fazer com que o animal sinta familiaridade e acolhimento.

8. Cães e gatos não devem ser postos juntos nesses momentos, pois podem atacar um ao outro.

9. Caso seu pet seja muito agressivo, consulte seu médico-veterinário de confiança e converse sobre a possibilidade de ministrar um calmante neste dia. Porém, isso deve ser feito apenas em último caso e com acompanhamento profissional.

10. Transmita tranquilidade e carinho.


Sobre o CRMV-SP
O CRMV-SP tem como missão promover a Medicina Veterinária e a Zootecnia, por meio da orientação, normatização e fiscalização do exercício profissional em prol da saúde pública, animal e ambiental, zelando pela ética. É o órgão de fiscalização do exercício profissional dos médicos-veterinários e zootecnistas do estado de São Paulo, com quase 42 mil profissionais ativos. Além disso, assessora os governos da União, estados e municípios nos assuntos relacionados com as profissões por ele representadas.

Fogos de artifício: o vilão dos Pets nas festas de fim de ano

A sensibilidade auditiva dos bichinhos sofre com o barulho e pode causar transtornos. Veja 10 dicas para tranquilizá-los no momento da virada


Todo o ano, com os preparativos das festas de fim de ano, vem àquela preocupação o que fazer com o pet no momento da queima dos fogos de artifício. Esse importante integrante das famílias brasileiras sofre com o excesso de barulho por ter maior sensibilidade auditiva. O grito rascante das labaredas que iluminam a chegada do novo ano é o vilão dos peludinhos e causa transtornos que podem deixá-lo agressivo, além da eliminação de fezes/urina, salivação excessiva, vômito, hiperatividade, hipervigilância, busca de atenção, fuga, postura abaixada/encolhida, vocalização e tremores.

Para lidar com o problema, a veterinária Karina Mussolino, gerente de clínicas da Petz, orienta a realizar um trabalho de ‘força tarefa’ para habituar os bichinhos aos diversos barulhos, de uma maneira que se adaptem e não sintam medo nem estresse. "Com a audição muito mais sensível que a dos humanos, os pets sofrem com o estampido dos fogos. No caso dos cães, coração acelerado, salivação excessiva e tremores são indicativos de que algo não está bem. Em pânico, os bichinhos podem ter reações inesperadas e se machucar. No caso de pacientes doentes, o quadro de saúde pode se agravar", explica a Dra. Karina.

Ela também conta que muitos tentam fugir nessas ocasiões e, por muitas vezes, podem ficar presos em portas, portões ou janelas; quebrar objetos ou até mesmo vidraças e se cortar ou ferir. "Há risco de atropelamento, pois o animal pode escapar e ir para a rua. Se o artefato explodir muito próximo ao animal, pode lesionar o tímpano e, como consequência, comprometer a audição", acrescenta a veterinária.

Para uma virada de ano tranquila, a PETZ elaborou uma lista com 10 dicas muito especiais para tranquilizar você e seu pet no momento que estourarem os fogos.


10 dicas para driblar o medo

• Utilizar sons com barulhos de fogos e trovões, ou barulhos de TV ou som alto no momento em que tem alguém em casa para acompanhar, desviar o foco, interagir com o pet, assim ele não associa o medo com algo negativo e sim com uma atividade divertida;

• Utilizar protetores auriculares próprios para pets;

• Deixar disponível na residência feromônios sintéticos (liberados por meio de um difusor elétrico) que auxiliam na adaptação;

• Para alguns pets que preferem se esconder, restringir o espaço e ficar quietinho num local. Exemplo: caixa de transporte "porto seguro";

• Deixar roupas, toalhas e ou cobertores com o cheiro dos tutores para que os pets se sintam protegidos;

• Não punir, mostrar indiferença ao comportamento de medo, mas sempre se manter perto;

• Usar recompensas positivas (petiscos, brinquedos);

• Cães e gatos costumam se esconder nesses momentos de medo, por isso é importante deixá-los livres, não prender na coleira e manter em espaço livre para que não se machuquem;

• No caso dos gatos, é comum que sumam da vista dos donos. Se a casa ou o apartamento forem seguros, com redes nas janelas e portões fechados, deixe o bichano por lá, evite ficar chamando para não estressá-lo mais;

• Evite a automedicação, sem orientação do veterinário, pois há risco à saúde dos bichinhos

 

 

Centro Veterinário Seres

Petz

  

Festas de final de ano e a alimentação dos pets

As festas de final de ano geralmente vem acompanhadas de muita comida para comemorar e, nesse período, é bom relembrar o que os cães e gatos podem ou não podem comer. É comum que, durante as refeições, as pessoas compartilhem um pouco de comida com os pets, mas isso não é recomendado. 

Até porque aumentar o número de calorias para além do necessário no dia a dia pode fazer com que o cão ou gato se torne obeso, o que pode implicar em outras questões. A alimentação dos pets tem que ser balanceada para garantir  bem-estar e longevidade.  Pensando nisso,  preparamos uma lista para relembrar o que pode e o que não pode para não prejudicar a saúde do seu pet.

 

Uva Passa

 

·       Nunca para cães e para gatos: as uvas passas podem gerar alguns problemas nos rins em cães, por isso, devem ser evitadas. É comprovado que as uvas passas causam problemas sérios nos rins destes animais. 

 

Cereja

 

·       Permitido para cães e gatos: o caroço da cereja contém cianeto, substância tóxica para os animais de estimação. Já o fruto é considerado seguro, então, retire o caroço e ofereça (com moderação) para o seu pet. 

 

Chocolate

 

·       Nunca para cães e nem para gatos: Tanto a cafeína, quanto a teobromina, presentes nos chocolates, são tóxicas para cães e gatos. Esse tipo de alimento nunca deve ser oferecido para os pets e vale lembrar que quanto mais escuro for o chocolate, mais perigoso para o animal.  As substâncias presentes no chocolate estimulam o sistema nervoso central e podem aumentar o batimento cardíaco, a frequência da respiração e provocar hiperatividade. Além disso, essas substâncias também causam vômito, diarreia, agitação, tremores musculares e até mesmo convulsões. Casos mais graves de intoxicação por chocolate podem levar até mesmo à morte!

 

Bebidas alcoólicas

 

·       Nunca para cães e nem para gatos: bebidas derivadas de uvas, como os vinhos, e com lúpulo, no caso das cervejas, são extremamente tóxicas para os pets. Mesmo um pouco destas bebidas ou alguma outra fermentada pode ser fatal, especialmente para os gatos. Um dos efeitos do álcool em pets é a depressão do sistema nervoso central, ou seja, ele ficam mais apáticos/quietinhos. Além disso, assim como em seres humanos, o álcool pode levar ao aparecimento de vômito, diarreia e desidratação.

 

Cebola e alho

 

·       Nunca para cães e gatos: cebola e alho contém alicina que, para cães e gatos, pode gerar um tipo de anemia, com a destruição de glóbulos vermelhos. Essa intoxicação ocorre de forma gradativa e é preciso ficar bem atento e tomar cuidado com a ingestão desses alimentos.


Cuidados com os pets nas comemorações de fim de ano

 


Tutores devem ficar atentos com enfeites da decoração e alimentos,

além do medo que os bichinhos possuem dos fogos de artifício 



No último mês do ano, período de comemorações, a mudança de comportamento das pessoas mostra um cenário diferente de anos anteriores, decorrente do enfrentamento da pandemia no Brasil. Tanto que, em um estudo divulgado pelo KAYAK, a maioria dos entrevistados revelou a preferência por viagens somente dentro do país (49%).

Em casa, as celebrações de Natal e Ano Novo trazem também a companhia dos pets, que são considerados parte da família. Desta maneira, para mantê-los seguros e saudáveis, a médica veterinária Thaís Matos, que atua na área de Confiança & Segurança da DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina, explica que é preciso supervisionar os animais de estimação.

"Mesmo durante essas ocasiões especiais os tutores precisam manter a rotina do seu pet, tanto quanto possível. O horário regular de alimentação, sono e caminhada. É preciso ficar de olho e perceber se há mudanças que demonstrem ansiedade, depressão ou no apetite do animal de estimação. O medo e o estresse causados pelo show de fogos do Ano Novo podem gerar trauma e fazer mal para o cãozinho, portanto deve-se evitar que ele passe por uma situação crítica sem nenhum tipo de cuidado ou amparo", declara.

A especialista reforça ainda que, os pais e mães de pets necessitam tomar outros cuidados, como o de não permitir que ofereçam qualquer outro tipo de alimento diferente do que o pet já consome. "Produtos típicos das refeições de fim de ano podem fazer mal para os animais de estimação, como uvas (in natura) e uvas passas , frutas cristalizadas no geral chocolate, macadâmia, ameixa, pêssego, cebola e carnes temperadas".

Também atenção com os objetos de decoração e enfeites natalinos, que podem ser engolidos pelos cães, principalmente os filhotes. Os gatos amam fios e coisas penduradas, portanto luzes, pisca-pisca devem ficar fora do alcance dos pets para evitar choques e acidentes, de preferência devem ser mantidas no alto.

Se tiver crianças no ambiente, procure supervisionar, pois elas podem querer brincar e abraçar o pet, isso talvez o deixe arisco. Caso ele demonstre algum incômodo ou medo com a movimentação, é importante respeitar o espaço do animalzinho e deixá-lo separado.

Queima dos fogos de artifício - Uma tradição para comemorar a virada do ano, porém assustadora para os animais de estimação, principalmente os cães. O som dos fogos causa medo nos cachorros, que por natureza ouvem mais alto. Com isso, eles podem apresentar ações como respiração ofegante, salivação excessiva, taquicardia (batimento cardíaco acelerado), tremedeira, os pets também podem , se esconder, fugir ou até ter consequências mais graves. Portanto, o tutor precisa estar por perto durante a queima de fogos para tranquilizá-lo. Por conta da ansiedade, o cãozinho pode ficar pedindo colo, pulando ou chorando. Desta maneira, um ótimo jeito de fazer o pet perceber que está em segurança, é oferecer os petiscos ou brinquedos que ele mais gosta, com animação e sorrindo. Os cães entendem muito bem nossas expressões faciais e é muito importante que o tutor não se mostre preocupado com o medo dele.

Pet dentro de casa - Para conseguir ficar de olho neles e oferecer um ambiente fechado e seguro, o pai ou a mãe de pet deve mantê-lo dentro de casa, nunca do lado de fora, e em apenas um cômodo (sala ou quarto). Esse espaço deve estar preparado para o animal de estimação, livre de possíveis rotas de fuga ou acidentes. O ideal é retirar todos os objetos que possam oferecer algum risco, que ele possa derrubar ou quebrar. Se o cãozinho escapar, por exemplo, e se esconder embaixo da mesa, da cama, cadeiras ou em qualquer outro lugar, o tutor não deve tentar tirá-lo de lá, pois escondidos eles se sentem mais seguros e tentar tirá-los pode deixá-los mais nervosos, acabar em fuga ou mordida. Levando em consideração todo o contexto que envolve as comemorações de fim de ano, o pet poderá tentar fugir se sentir medo. Por isso, o tutor deve manter portas e portões sempre fechados e pedir para que todos da casa sigam a mesma instrução. Atenção para as janelas, frestas e qualquer outro pequeno espaço aberto, pois pode ser uma oportunidade ideal para escapar. Lembre-se de ficar atento ao comportamento dos pets durante as celebrações e, caso o tutor note algo estranho, deverá procurar a ajuda de um médico veterinário.


DogHero  

Pets precisam de atenção redobrada na alimentação em festas de fim de ano


Celebrações de ano novo podem reunir alimentos perigosos para a saúde dos animais de estimação 
Com a chegada das comemorações de Ano Novo é preciso redobrar a atenção com os pets. Em um momento de pandemia, em que muitas famílias permanecerão em casa na chegada de 2021, é válido lembrar que as refeições típicas das festas de fim de ano podem fazer muito mal a cães e gatos!

Nem todos os alimentos consumidos podem ser oferecidos aos bichinhos de estimação. Quem alerta é o médico-veterinário Flavio Silva, supervisor de capacitação técnico-científica da PremieRpet®. “Alimentos que fazem a alegria dos humanos podem esconder diversos perigos para os animais. Uva, chocolate, alho e cebola são apenas alguns exemplos de ingredientes muito usados nos pratos típicos desta época do ano e que podem intoxicar cães e gatos. Sem falar nos exageros que comprometem o equilíbrio nutricional e causam mais mal estar do que satisfação ao animal”, destaca o especialista.

Por isso, é muito importante resistir aos olhares pidões, aos apelos insistentes e não partilhar as refeições e aperitivos com os pets. É preciso atenção também para que eles não “roubem” nada da mesa ou do chão, inclusive os copos com bebidas alcoólicas eventualmente esquecidos.

“Claro que algumas vezes é difícil resistir, especialmente nesta época do ano em que há mais fartura e união em torno das refeições. O pet é membro da família e é natural que ele seja incluído das festas. Porém, é necessário encontrar outro meio de inclusão, como, por exemplo, brincadeiras e petiscos específicos para eles, como cookies e alimentos úmidos”, finaliza Silva.

 


PremieRpet®

5 DICAS PARA ACALMAR E DAR SEGURANÇA AOS PETS DURANTE OS FOGOS NAS FESTAS DE FINAL DE ANO


O medo de som alto e fogos de artifícios é muito comum entre os animais de estimação e para protegê-los e acalmá-los, é necessário realizar alguns protocolos durante o barulho comum nas noites de Natal e Ano Novo. A Ideia Glass, que recentemente lançou um Kit de Porta para espaços com pets, lista 5 dicas de como proporcionar maior segurança aos animais de estimação

As festas de final de ano estão chegando e com elas vêm também os barulhos, fogos de artifícios, música alta e bagunça, o que pode amedrontar e até estressar os pets. Pensando nisso, a Ideia Glass, marca especialista em kits de ferragens para box de banho e portas de vidro divisórias de ambientes, que trouxe ao mercado um Kit para Porta destinada aos espaços com pets, ideais para proteger e dar segurança à eles, reuniu algumas dicas que também auxiliam para acalmar o animal de estimação nesse período. Veja a seguir!

:: DEMARCAÇÃO DE LUGAR

Manter o pet em um lugar seguro, que ele já esteja familiarizado, e de preferência seja mais escurinho, ajudará o animal a passar pelas horas de barulho de maneira mais tranquila. Para que ele se sinta mais calmo, é importante deixar no local a caminha e brinquedos, além de comida e água.

Outra ação essencial é manter janelas e passagens fechadas, pois no susto, os pets podem escapar e se machucar. Uma dica, para fechar o local onde o animalzinho ficará, é utilizar uma porta de vidro, que diferente das de ferro, impede que ele machuque as patas ao tentar escapar pelas frestas ou prenda a cabeça entre as grades.

Foi pensando nisso que a Ideia Glass lançou no mercado as ferragens do Kit Certo, em um tamanho reduzido. Além de agregar ao visual do local, o Kit Certo para Pets garante maior segurança e acessibilidade, principalmente em casas com crianças e idosos. Com design moderno e clean, o produto possui abertura 180°, para dentro e para fora, otimizando espaço.


:: COLETE OU FAIXA PROTETORA

Para aliviar a tensão no pet, outra dica é colocar nele um colete protetor ou até mesmo amará-lo com uma faixa ao redor do seu corpo. É uma forma do animalzinho se sentir abraçado e acolhido, o que poderá diminuir o medo do barulho.

Se a opção escolhida for a faixa, é preciso seguir um "manual" para que a tática de proteção seja efetiva. O processo é simples! Basta colocar a faixa na altura do peito do animal e cruzar as pontas depois do pescoço, na altura do dorso; depois é preciso fazer o mesmo abaixo, na altura do dorso; por fim, é necessário dar nó firme, perto da coluna. A técnica é simples, mas sempre vale consultar um veterinário para receber todas as instruções e manter o pet realmente segurol.

Mas fica o alerta! É importante garantir que o pano não esteja apertando ou machucando o pet.

:: PROTEJA OS OUVIDOS

Os ouvidos do animal também precisam ser protegidos para que o impacto com os barulhos seja menor.

Para isso, é importante utilizar protetores auriculares ou até mesmo um algodão nos ouvidos do pet, já que eles já estão acostumados com esse material por ser utilizado também durante os banhos. Na dúvida de como realizar a técnica, o ideal é visitar um médico veterinário nos dias que antecedem as festas e pegar todas as orientações.

:: ACOSTUME-OS COM OS BARULHOS

O ideal é acostumar os animais com barulhos e agitos, para que ele não sofra e nem se estresse tanto em momentos de festas. Se ao longo do ano a casa é mais calma, uma boa dica é, uns dias antes das comemorações, habituar o pet com música alta.

Se nada disso adiantar, uma outra possibilidade é deixar a televisão ligada durante a queima de fogos, com o volume alto, e em uma programação que possa chamar a atenção do animal.

:: MEDICAÇÃO

Para quem já tentou de tudo, sem sucesso, é recomendado consultar um médico veterinário. Animais muito sensíveis à barulhos, talvez precisem tomar medicação, como floral, para ficar um pouco mais calmo.



Ideia Glass

www.ideiaglass.com.br

SAC (11) 3016-9300

Não compartilhar a ceia é um bem ao animal de estimação

Crédito: Shutterstock/Divulgação PremieRpet®
 Alimentos típicos da data podem ser perigosos para a saúde do pet


Neste momento de pandemia, em que as famílias devem permanecer em casa para a ceia, é oportuno lembrar de ter atenção extra com os pets. Por mais que seja tentador compartilhar com eles as delícias da boa mesa, é válido lembrar que isso pode fazer muito mal a cães e gatos!

 

Quem alerta é o médico-veterinário Flavio Silva, supervisor de capacitação técnico-científica da PremieRpet®. “Alimentos que fazem a alegria dos humanos podem esconder diversos perigos para os animais. Uva, chocolate, alho e cebola são apenas alguns exemplos de ingredientes muito usados nos pratos típicos desta época do ano e que podem intoxicar cães e gatos. Sem falar nos exageros que comprometem o equilíbrio nutricional e causam mais mal estar do que satisfação ao animal”, destaca o especialista.

Por isso, é muito importante resistir aos olhares pidões, aos apelos insistentes e não partilhar a ceia com os pets. É preciso atenção também para que eles não “roubem” nada da mesa.

“Claro que algumas vezes é difícil resistir, especialmente nesta época do ano em que há mais fartura e união em torno das refeições. O pet é membro da família e é natural que ele seja incluído das festas. Porém, é necessário encontrar outro meio de inclusão, como, por exemplo, brincadeiras e petiscos específicos para eles, como cookies e alimentos úmidos”, finaliza Silva.




PremieRpet®

www.premierpet.com.br

 PremieR Responde: 0800 055 6666 (de segunda à sexta das 8h30 às 17h30)

Redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube e Twitter