terça-feira, 10 de novembro de 2020

Jardinagem traz benefícios para quem sofre com ansiedade e depressão


(Crédito: Divulgação)
Cuidar de jardins e plantas pode trazer uma melhora nos sintomas de doenças mentais, além de benefícios para memória e concentração

 

 

Em tempos de pandemia, muitas pessoas perceberam a falta que pode fazer o contato com a natureza. A jardinagem é uma maneira de retomar esse contato com plantas, flores e árvores – muitas vezes, sem precisar sair de casa.

 Quem dispõe de um espaço em casa para plantar pode aproveitar os principais benefícios dessa atividade que embeleza os ambientes e promove bem-estar na vida das pessoas. Seja para deixar a sua casa mais bonita ou para criar alimentos orgânicos para a própria alimentação, a jardinagem é uma atividade recomendada por especialistas a pessoas de diferentes idades.

 

Os benefícios da jardinagem

Se você tiver um espaço ensolarado em casa, além de ajudar a cuidar das suas plantas que precisam de mais luminosidade, a pessoa que cuidar delas poderá aproveitar para melhorar os níveis de vitamina D no organismo.

Especialistas também indicam que a jardinagem promove a redução da ansiedade, da depressão e até mesmo do índice de massa corporal. Ela promove ainda maior sensação de satisfação com a vida, melhorando o senso de comunidade e aumentando a qualidade de vida.

Nos estudos de Terapia Ocupacional, a jardinagem foi benéfica principalmente para as pessoas que atuaram em grupos em que a técnica foi utilizada como método terapêutico. O principal motivo para isso é que a atividade ajuda a combater os sintomas aos poucos, abordando indiretamente esses problemas e desenvolvendo habilidades como a concentração e o foco.

A paciência para obter os resultados desejados, vendo como o jardim vai crescendo aos poucos, também é um ponto positivo e ajuda no ganho dessas habilidades sociais, que são aplicadas em outras áreas da vida.

 

Como praticar jardinagem em casa

Pode ser muito simples ter contato com a jardinagem, mesmo sem dispor de muito espaço em casa. Isso porque os benefícios também se aplicam a quem cuida de vasos e outras formas menores de cuidar das plantas. Em apartamentos, até mesmo floreiras e jardins suspensos podem ser utilizados.

Para quem dispõe de um espaço maior, o ideal é ficar atento às características de cada planta escolhida e se ela é apropriada ao solo e local em que será colocada. A incidência de luz solar, por exemplo, é um dos fatores determinantes para o sucesso do desenvolvimento das plantas.

As podas também devem ser feitas de tempos em tempos e são tão importantes quanto as regas. Para espaços maiores, o cortador de grama é essencial para diminuir o esforço aplicado nessa atividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário