quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Educadora lista três conselhos para os professores na volta às aulas

 Luciana Araújo, neuropedagoga de Olinda (PE) é a responsável pelos conselhos e por criar uma mentoria online para ajudar os principais responsáveis pelos alunos e futuro do país: os professores


Apesar da volta às aulas ser algo tão incerto quanto a descoberta da vacina que vai imunizar a população do vírus, atualmente, o retorno dos alunos do ensino médio está sendo realizado em alguns estados do Brasil. A ordem é a de seguir todos os protocolos de segurança para tentar reverter o ano que teve que se adaptar as aulas online ou que, simplesmente, foram perdidas por falta de acesso a internet ou estrutura suficiente para aderir ao novo formato. O que preocupa os governantes, gestores, corpo docente e pais é o retorno das aulas das crianças menores que não possuem consciência para seguir os protocolos de saúde e se encontram privadas da educação na primeira infância.

Com o sistema educacional fortemente impactado, inúmeros questionamentos surgem junto ao receio e insegurança diante a um retorno que vem causando impactos psicológicos e físicos como estresse, ansiedade, pânico, fadiga, enxaqueca e desequilíbrio emocional no corpo docente que se encontra em um posicionamento sem escolhas em relação ao retorno. Pensando nisso, Luciana Araújo, educadora e neuropedagoga de Olinda (PE) que está há 10 anos atuando com crianças na primeira infância, preparou uma mentoria online para orientar, acolher, posicionar, estruturar e desenvolver a educação do ser integral dos professores, gestores, pais, e cuidadores, em geral, que fazem parte do desenvolvimento e adaptação de alunos e crianças.

Aberta para todo o país, a “Mentoria Online com a Tia Lu” será no dia 28 de novembro, das 9h30 até às 12h, pelo Zoom, plataforma em que Luciana irá ensinar os quatro pilares do seu projeto autoral e pioneiro “Cuidar do Cuidador”, rede de apoio que auxilia professores e cuidadores a alcançarem a saúde física, emocional e mental por meio do autoconhecimento, o autocuidado, a autorresponsabilidade e a autoeducação. Com certificado e entrega de todo material didático por e-mail, a MasterClass é para todos os interessados e as inscrições são limitadas. 

Confira, abaixo, três dicas da especialista para ajudar os professores do país na volta às aulas:



Dica 1. Busque por uma retomada respeitosa, saudável e consciente

Regras obrigatórias definidas pelos órgãos de saúde como o uso de máscaras, higienização frequente das mãos e o distanciamento social são fundamentais, porém, é preciso estar aberto a se adaptar ao novo. “Existem particularidades e demandas bem específicas de cada região, escola, famílias e alunos e definir de forma padrão o plano de retomada não seria uma conduta sábia e feliz. Construir um modelo que possa realmente acolher as principais dúvidas, ideias, sugestões entre todos os envolvidos faz criar um caminho que seja viável para cada situação e realidade”, explica Luciana.


Dica 2. Esteja preparado para não estar preparado

Não se sabe como as crianças irão se expressar em sala de aula novamente nesse novo normal, por isso, é um momento em que a escuta se faz essencial, sendo de extrema importância o respeito às escolhas e decisões de cada indivíduo. “Olhar cada aluno e família de forma única poderá ajudar na condução de cada situação. Uma vez que para um aluno pode ser extremamente complicado nessa retomada, para outro, será algo imprescindível, tendo em vista que sua saúde já estava sendo comprometida por fatores como perdas, mudanças bruscas de rotina e falta de contato e convívio com o outro, por exemplo”. 



Dica 3. Seja gentil consigo e invista no autocuidado e em acompanhamento psicológico

Para cuidar do outro, é preciso cuidar de si. Sendo assim, é função primordial o cuidado com os educadores, que também podem ter sofrido perdas ou passado por momentos conturbados que abalam as dimensões cognitiva, social, afetiva, emocional e espiritual dos professores. “Não somos educados e encaminhados durante a vida a cuidar e valorizar nós mesmos, o movimento é sempre para o outro e para o mundo. Quando investimos no autocuidado descobrimos a importância de bons hábitos que irão elevar a produtividade, energia, foco, concentração, alegria e bem-estar impactando diretamente na saúde integral para a retomada das aulas”, finaliza Tia Lu.



Serviço:
Mentoria Online com Tia Lu
Data:
28/11
Hora: 9:30 às 12:00
Local: Plataforma Zoom
Inscrições até 21 de novembro no site: 
https://www.sympla.com.br/mentoria-online-com-tia-lu---projeto-cuidar-do-cuidador__1029309

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário