segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Como vencer a paralisia do medo de errar?

Você tem medo de errar? Às vezes as pessoas paralisam só de pensar nessa hipótese. Acontece isso com você?

Muitas vezes fazemos coisas que não trazem os resultados esperados e o efeito disso nos limita a continuar apostando.

Thomas Edison descobriu mil formas de não se fazer uma lâmpada até acertar, e a partir dessa perspectiva viu em cada um dos "desacertos" a proximidade com o que realmente ia dar certo.

Errar é uma ferramenta no processo de acertar e tem um significado valioso quando o enxergamos como aliado e não como fracasso.

Descobrir o que não se fazer é propulsor para tomar decisões e ser uma pessoa realizada, mas as pessoas têm dificuldades de viver essa perspectiva.

O medo paralisa quando a gente deixa ele ser maior que a gente.

Regra magna para a evolução é entender que para melhorar, antes vai piorar.

Toda vez que queremos que algo provida na nossa vida, as situações tendem a piorar antes de dar certo. Não queremos sentir a dor do erro.

Mas, qual dor você prefere?

A de estar no mesmo lugar que você está ou a dor de ficar um pouco ruim antes de melhorar?

Se tiver alguma dor na sua vida hoje, algo que você precisa fazer, é essencial que você se faça esse questionamento. Escolha: qual dor é pior?

Você é o que você é porque você evoluiu e só temos evolução quando experimentamos. A partir disso, temos história para contar. Somos o que somos hoje porque erramos. Não precisamos ter vergonha dos erros, nós não somos os erros, nós somos pessoas que, às vezes, tomamos decisões que não dão certo.

Às vezes reclamamos da possível dor de chegar aos nossos objetivos, mas não percebemos que nossa dor atual está igual ou pior. O seu medo é muito menor que a dor que você já está vivendo. Por isso, precisamos parar e nos perguntar o que está nos impedindo de avançar. Todo mundo que progride também tem muitas histórias de superação, você não seria o único.

Meu conselho é se perguntar qual o máximo que pode acontecer caso você opte por se arriscar e vencer o medo. Se o máximo que pode acontecer nem é tanto assim, você toma essa decisão. Claro que se for amedrontador, você não precisa ser irresponsável e negligente.

Quando eu resolvi empreender, o máximo que podia acontecer era ter que voltar ao mundo corporativo. Precisamos entender que sempre vai ter dor.

Por isso, é necessário escolher a dor que você vai passar. Atualmente, tenho muitas das dores que já tinha quando eu era Executiva, mas quando eu tinha carreira corporativa, eu tinha a dor de não estar feliz no que eu estava fazendo.

Por isso, permanecer na dor tem a ver com como você encara você mesma. E quando a gente se conecta com nosso valor pessoal e com a pergunta: o que me realiza, você faz o seu máximo para o sonho dar certo.

Se você olhar para sua história, você chegou até aqui porque você teve altos e baixos, eu tenho certeza. Graças a sua história, você é quem você é e você aprendeu com seus erros. O erro precisa ser ressignificado. Meu mantra de vida é: se você é o bem, você merece o bem.

Domine a si mesma, reconheça seu potencial, olhe para sua história e veja o que você já conquistou. O medo de errar faz parte do show, você não pode proteger ele, senão ele vai tornar realidade. E é necessário dar passos pequenos para encarar transcendê-lo

Nós nos paralisamos porque nos focamos no presente e queremos ter controle do futuro. Mas se olharmos para nossa própria história, vamos encontrar os recursos necessários para avançar.

Um vilão que temos e que nos impede de tomar atitudes como seres humanos é comparar a nossa trajetória com a dos outros. A grama do vizinho sempre parece mais verdinha. Durante a pandemia, por exemplo, está todo mundo fazendo fazendo exercício, adquirindo novos hobbies… será verdade?

Muitos dias da minha vida a minha própria meta é não surtar, fico pensando se é só comigo.

Então, pare de se comparar que a sua autoestima eleva. E parar de se comparar tem a ver com respeitar seu coração. Viver com coragem não é viver sem medo, é colocar o coração. Então, onde está seu?

Quando colocamos o coração em algo, não precisamos da validação externa. Tem que ter propósito, você merece crescer e está tentando evoluir. Enquanto as pessoas estão procurando culpados pelos erros dos outros, você está tentando avançar na melhoria da sua vida.

Por isso, se cerque de pessoas reais! Pessoas que mostram suas falhas e conquistas, são pessoas humanas. Se você quiser ser uma pessoa que inspira, se joga no mundo sem medo de errar. Falo para mim e para minha equipe: que a Cada NÃO que recebemos é um degrau que subimos

Sendo assim meu último recado pra você e a palavra errar significa:

E - Esforço Genuíno

R - Relevante e

R - Resiliente para

A - Atingir

R- Resultados efetivos

 


Amanda Gomes - especialista em análise comportamental e co-fundadora da ELAS, primeira escola de liderança feminina do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário