Ao invés de
desafio, uso de ferramentas tecnológicas viram aliadas para veteranos que estão
trabalhando em casa
Neste período de pandemia alguém pode até
imaginar que o pessoal da melhor idade, que ainda segue na ativa, teve que
ficar em casa isolado sem muito o que fazer. Mas, na verdade, diversos
profissionais estão vivendo o contrário. Muitos dos 7,7 milhões de
trabalhadores ocupados com mais de 60 anos, segundo dados do IBGE, conseguiram
manter sua atividade profissional e ao mesmo tempo não expor a saúde. Mas, para
isso, obviamente, precisaram se adaptar ao novo normal, o que não foi problema
para quem, com tempo de experiência, conseguiu ter a resiliência necessária
para aprender e se adaptar.
Atuando como corretor de imóveis há mais de oito
anos, Valdercir José Trombetta, 60 anos, admite que até antes da pandemia era
um profissional totalmente analógico. “Sempre trabalhei muito com a questão do
relacionamento com as pessoas e conseguia minhas vendas muito por indicação de
cliente, então estava sempre em contato direto com os clientes, seja
presencialmente na imobiliária, nos plantões imobiliários ou visitando os
empreendimentos”, lembra o profissional que integra a equipe de corretores
parceiros da URBS Imobiliária.
Mas com a decretação da pandemia, Trombetta, como
é mais conhecido, segue em casa desde março, trabalhando, o que no caso dele
não significou de modo algum queda de produtividade. “Trabalho principalmente
com lançamento de condomínios horizontais e neste período de pandemia não teve
um mês que deixei de vender”, diz com orgulho o veterano.
Ao contrário do que poderia se imaginar, as
ferramentas tecnológicas que passaram a ser mais usadas nestes tempos em que o
distanciamento social foi necessário, na verdade, foram aliadas do corretor da
URBS. “Daqui de casa mesmo consigo apresentar os imóveis para os clientes. Fiz
isso usando vídeo chamadas do whatsapp. Eu já deixava a entrada do cliente
autorizada no condomínio e como eu já conhecia muito bem o empreendimento, era
fácil fazer esta apresentação virtual para o cliente”, revela o corretor. Ele
conta que também usa outras formas de apresentar o imóvel como vídeos, fotos
pelas redes sociais e os decorados virtuais. E como a assinatura de contrato
agora também pode ser digital, o trabalho foi ainda mais facilitado para
ele.
Mesmo se adaptando bem ao novo normal imposto
pela pandemia, Trombetta diz que tem muito a aprender para render ainda mais,
“Estou fazendo um curso para gestão de redes sociais, que hoje é por onde
fazemos a maior parte do nosso relacionamento com os clientes, e a apresentação
dos imóveis”, diz o corretor.
Adaptação fácil
Jacira das Graças Pinheiro Azolino, de 72
anos, que também é corretora de imóveis parceira da URBS Imobiliária, é outro
exemplo de adaptação fácil. Ela conta que mesmo com a pandemia conseguiu dar
continuidade ao trabalho em casa e, inclusive, tem conseguido fechar bons
negócios. “Neste período [de pandemia] consegui fechar a venda de dois
apartamentos e continuei prospectando pelas redes sociais. Com as ferramentas
tecnológicas que temos hoje dá para fazer tudo de casa e eu felizmente não tive
dificuldade com essa questão da informática, pois a empresa em que eu
trabalhava antes de me aposentar, já havia passado pela informatização de todos
os seus processos, o que me ajudou”, explica a corretora.
Para apresentar imóveis aos seus clientes, a
corretora Jacira também contou com auxílio. “Recebemos da imobiliária e das
construtoras um vasto material que documenta todos os detalhes dos
empreendimentos, com fotos, vídeos, descritivos com a metragem, localização,
posição do apartamento no empreendimento, tabela de financiamentos. Mando todo
esse material pelo whatsapp ou por email e as dúvidas que o cliente tem vou
esclarecendo em contatos pontuais por telefone ou via whatsapp. E hoje temos
também o recurso dos decorados virtuais, por meio dos quais os clientes
conseguem visualizar, de onde estiverem, o imóvel que está pensando em
comprar”, explica.
Jacira diz que a tecnologia também está presente
em outras rotinas de seu trabalho. Segundo ela, desde o início da pandemia
todos os treinamentos e reuniões das equipes de corretores parceiros são feitos
de forma online, por meio de videoconferências. “Para mim foi muito bom,
pois consegui manter minha produtividade de trabalho e minhas rotinas
pessoais”, afirma dona Jaciara, que diz está trabalhando sem descuidar da
saúde.
O diretor comercial da URBS, Thiago Cardoso, diz
que exemplos como de Jacira e de Trombetta são inspiradores não só para as
pessoas da melhor idade, mas também para os mais jovens diante a capacidade de
resiliência e da dedicação com trabalho mesmo em numa situação complicada como
a de uma pandemia. “A dificuldade acabou criando para esses profissionais
da melhor idade mais uma motivação, do que realmente um obstáculo. Trouxe para
eles um senso de melhoras e com isso eles ao superaram as dificuldades da
pandemia acabaram melhorando ainda mais o trabalho deles e seus resultados”,
sugere o diretor comercial da URBS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário