ADM
divulga tendências de consumo que transformarão o setor de alimentos e bebidas
no novo ano
A ADM, líder global
em nutrição e parceira das principais marcas de consumo do mundo, divulgou hoje
sua visão sobre as cinco tendências de alimentos e bebidas que afetarão a forma
como os consumidores comem e bebem em 2021.
Com base em uma extensa pesquisa,
realizada através da plataforma proprietária da ADM que fornece insights sobre
o comportamento do consumidor chamada OutsideVoiceSM, o relatório fornece uma
análise de cada uma das cinco tendências que virão à tona nos próximos 12
meses. Cada uma dessas tendências é fortemente influenciada por mudanças
comportamentais e sociais que surgiram desde o início da pandemia, incluindo
sentimentos que foram intensificados como ansiedade e estresse, mudança de
prioridades, mudanças na interação social e a adoção de uma abordagem mais
holística para o bem-estar.
"A crise global
de saúde mudou as preferências dos consumidores de maneiras novas e
inesperadas", disse Vince Macciocchi, presidente de Nutrição da ADM. "Estamos
vendo uma maior demanda por alimentos e bebidas que apoiam o sistema imunológico,
melhoram nosso humor e reduzem nosso impacto ambiental, impulsionada em parte
pelas tensões humanas emergentes. Isso proporcionou uma oportunidade única para
as marcas desenvolverem novos produtos inovadores que mudarão para sempre a
maneira como comemos e bebemos. Será um ano de inovação, marcado por avanços
significativos na nutrição".
As cinco tendências
que estimularão a inovação no novo ano incluem:
1. Uma abordagem
mais proativa para nutrir o corpo e a mente
A pesquisa da ADM
descobriu que 31% dos consumidores estão comprando mais itens customizados, sob
medida, para sua saúde e 50% relatam uma preferência por alimentos e bebidas
que contêm ingredientes naturalmente benéficos.
O desejo de
influenciar a saúde e o bem-estar por meio de alimentos e bebidas está criando
novas oportunidades para produtos ricos em nutrientes, que trazem
benefícios funcionais para a saúde e visam apoiar o sistema imunológico,
melhorar o humor e manter a energia. Fatores sensoriais como sabor e cor também
desempenham um papel cada vez mais importante. Durante esses tempos
estressantes, os consumidores estão gravitando em torno de alimentos e bebidas
com cores brilhantes e estimulantes, que apontam para sabores cítricos como da
vitamina C, bem como produtos com sabores familiares e nostálgicos.
2. A
sustentabilidade ocupa o centro do palco
Mais de dois terços
(65%) dos consumidores desejam ter um impacto positivo no meio ambiente por meio de
suas ações diárias. Esse é um dos principais motivos pelos quais 32% dos
consumidores compram itens produzidos de forma sustentável. A crescente
conscientização de nosso impacto coletivo sobre o meio ambiente gerou uma
demanda cada vez maior para que as empresas demonstrem seu compromisso com a
sustentabilidade além do produto final, o que inclui a compra responsável e os
padrões operacionais.
A alimentação
especializada em
reduzir as emissões de metano na pecuária, por exemplo, está ajudando a atender
aos interesses dos consumidores por fontes de proteína mais ecologicamente
corretas. Novas práticas agrícolas, como a agricultura regenerativa, estão
sendo usadas para enriquecer o solo, resultando na redução do carbono e
melhorias no ciclo da água. Materiais renováveis com base vegetal, como amido de milho e até algas marinhas,
estão aparecendo em embalagens de consumo para reduzir o desperdício em
aterros.
3. O Microbioma
Intestinal surge como a porta de entrada para o bem-estar
Aproximadamente 25%
dos consumidores globais sofrem de problemas de saúde digestiva. Destes, 50%
afirmam que têm um impacto moderado ou grave em sua saúde geral. A pandemia
acelerou o interesse do consumidor por uma abordagem mais holística da saúde,
que inclui uma maior compreensão do papel fundamental do microbioma intestinal
na saúde de cada indivíduo.
Produtos
direcionados ao microbioma demonstraram ajudar a lidar com problemas e
condições metabólicas específicas, como controle de peso, suporte do sistema
imunológico e melhor bem-estar emocional. Isso fornece um terreno fértil para a inovação em
alimentos e bebidas com soluções funcionais como prebióticos, probióticos e
pós-bióticos que oferecem suporte à função do microbioma.
4. O boom da demanda por
produtos Plant-based. Do nicho ao dia a dia
Globalmente, 56% dos
consumidores
de produtos Plant-based estão tentando comer mais alimentos e bebidas na versão
vegetal, posicionando as proteínas alternativas como um fenômeno cada vez mais
popular. A demanda por esses produtos está se expandindo rapidamente, incluindo
novas opções que vão além do hambúrguer, tais como peixes (ex.: atum enlatado),
marisco e camarão, queijos vegetais, lanches proteicos prontos para comer, e
muito mais. Os produtos de carne alternativa também continuam a evoluir, com
novas tecnologias, como impressão 3D e fermentação de proteínas, desempenhando
um papel importante no incentivo à inovação. As novas carnes à base de vegetais
incluirão produtos de músculos inteiros como bife e peito de frango, carne de
almoço, bacon, entre outros.
A categoria alternativa
de laticínios, uma das primeiras líderes no espaço de nutrição com base vegetal,
está crescendo para abranger outros formatos, como iogurte, sorvete, manteiga,
pastas e cremes. Para se destacar no setor de laticínios, os produtos devem
fornecer mais proteínas do que os laticínios tradicionais e apresentar um
rótulo nutricional enriquecido com vitaminas e minerais ou ingredientes
funcionais como probióticos.
5. Transparência
aumenta a confiança do consumidor
Os consumidores
agora esperam que os rótulos dos alimentos forneçam maior transparência em todo
o ciclo de vida do produto. Isso está ajudando a impulsionar a demanda por
produtos de origem local, à medida que os consumidores buscam maior clareza
sobre a origem dos ingredientes de alimentos e bebidas. Na verdade, 26% dos
consumidores globais procuram o país de origem nos rótulos dos
alimentos e bebidas.
A busca por
ingredientes mais limpos estende-se a sabores e cores, com muitos buscando
alternativas naturais, seja para dar ao produto um tom azul rico, ou
hortelã-pimenta e menta para provocar uma explosão de frescor em alimentos e
bebidas. Adoçantes como Monk Fruit e a Stévia estão ganhando
popularidade à medida que os consumidores procuram maneiras naturais de reduzir
a ingestão de açúcar.
A pandemia global
mudou radicalmente a
percepção dos consumidores em relação ao mundo, influenciando a maneira como
comemos, bebemos e interagimos. Com essas tendências de nutrição ganhando força
em 2021 e indo além, a ADM está posicionada para fornecer às marcas as soluções
inovadoras necessárias para atender às necessidades dos clientes em um mercado
em constante mudança.
ADM
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