Estudo realizado pelo Grupo Croma mostra que 86% dos entrevistados validam este sentimento por conta da renda e da inclusão social
Hoje a expectativa de vida do brasileiro é de 75,5
anos, 30 anos a mais do que na década de 1940. Considerando que em poucos anos
o Brasil terá uma pirâmide etária invertida, há uma mudança de modelo mental
que deve ser estabelecida — e rápido. O Brasil será o sexto país no número de pessoas
idosas até 2025, quando deve alcançar a marca de 32 milhões com mais de 60
anos.
Esses anos a mais de vida com cada vez mais
lucidez, independência, possibilidade de realizar planos e disposição para
consumo de bens e serviços é o que projeta a Economia da Longevidade
como um dos mais importantes movimentos econômicos deste século. Estudo
realizado pelo Grupo Croma o Oldiversity® é um estudo que avalia como as
marcas estão lidando – ou não – com a longevidade e diversidade de orientação
sexual, gênero, raça e pessoas com deficiência e se estabelece como parâmetro
avaliativo inédito de marcas que pensam, preocupam-se, promovem e defendem
assuntos ligados à longevidade e à diversidade.
Quase metade dos entrevistados declara que não tem
com quem contar na velhice, o que contribui para o alto índice (72%) dos que
consideram importante a contratação dos mais velhos pelas empresas,
principalmente no grupo dos que têm 61 anos ou mais. 72% dos entrevistados
reconhecem o despreparo das lojas, das dinâmicas do varejo e do treinamento dos
vendedores no atendimento aos que têm 60 anos ou mais. 82% dos entrevistados
afirmam que as empresas têm preconceito em contratar pessoas mais velhas, fato
este que, o número de desempregados no país acima de 40 anos dobrou nos últimos
anos, quem dirá para os acima de 60 anos.
Apesar de apenas 19% acreditarem que pessoas mais
velhas estejam habituadas a comprar em lojas virtuais, os que têm 61 anos ou
mais são mais confiantes e elevam esse índice para quase 30%. Não é à toa que,
dos 25,4 milhões de pessoas com 61 anos ou mais, 83% acessam a internet
diariamente, dando ao e-commerce uma fatia importante de um mercado antes
considerado inacessível. “O Oldiversity® mostra que 86% das
pessoas pensam em manter a produtividade na velhice, pois além
do benefício da manutenção da renda, estar no mercado de trabalho faz com que
se sintam incluídas socialmente”, explica Edmar Bulla, CEO da
Croma.
75% dos entrevistados têm consciência de que a
população está ficando mais velha, porém 70% dizem não estar preparados para
perder sua qualidade de vida no futuro. Isso representa uma grande oportunidade
para empresas e marcas que podem fazer parte dessa jornada entre o hoje e o
amanhã de pessoas que precisam de auxílio para planejar e usufruir de uma
qualidade de vida digna no futuro.
A reputação das marcas no aspecto da longevidade parece ser abalada,
especialmente sobre a autenticidade da comunicação e da proposta de valor. A
descrença, no caso da longevidade, é tão significativa quanto a de diversidade.
“Apenas
uma pequena parte do varejo parece estar preparada para atender à demanda desse
shopper tão importante, mas ainda pouco expressivo tanto nas estratégias de
marketing quanto em relação ao quadro de funcionários de marcas e empresas”,
define Bulla.
O estudo comprova que marcas que se posicionam
claramente sobre a longevidade são beneficiadas e têm impacto positivo em
consideração e preferência. As pessoas passam a admirar (77%), acreditar (68%)
e recomendar (69%) essas marcas. Entre os entrevistados com idade acima de 61
anos, esses índices alcançam 83%, 77% e 82%, respectivamente. “Isso
representa uma grande oportunidade para empresas e marcas que podem fazer parte
dessa jornada entre o hoje e o amanhã de pessoas que precisam de auxílio para
planejar e usufruir de uma qualidade de vida digna no futuro”, explica
Bulla.
Edmar
Bulla - CEO e fundador do Grupo Croma de design de
inovação. Graduado pela ESPM, possui mestrado em Neurociência e Comportamento
pela PUCRS e especialização em Marketing Digital por Harvard, além de ser
formado em Música, Filosofia e Conselheiro de Administração pelo IBGC. Atuou em
empresas como Nokia, PepsiCo e Grupo WPP, ocupando posições de liderança
regionais e globais. Bulla é idealizador do aplicativo Rainbow para o público
LGBT+, que oferece mais de 30 serviços integrados. É coautor do livro Líderes
de Marketing, colunista da IstoÉ Dinheiro, autor do podcast sobre inovação Ouça
Bulla, além de professor convidado e palestrante em eventos no Brasil e
exterior. Também é apaixonado por cultura, cognição e comportamento.
https://cromasolutions.com.br/
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