Para
muitos, a adoção do home office foi a solução mas, algumas pessoas não querem
nunca mais trabalhar neste modelo
O Brasil se encontra a mais de 90 dias em
isolamento social proposto, os comércios fecharam e as empresas tiveram que se
adequar ao momento e adotar o home office.
Para que este seja realizado com excelência, é
necessário disciplina, organização e preparo também.
Madalena Feliciano, Gestora de carreira, apresenta,
“Existem algumas dificuldades na execução do home office, para nós que somos
mães por exemplo, é complicado cuidar dos pequenos e gerenciar o negócio em
casa”.
Fora isso, estando em ambiente domiciliar, várias
distrações podem surgir, os animais domésticos também pedem atenção, as
notificações das redes sociais estão sempre chegando. Nestes momentos é
indicado que o profissional faça pequenos intervalos, mas sem se
dispersar do trabalho.
É importante que o colaborador se
organize, pelo menos, um dia antes, coloque no papel todas atividades e,
se possível, quanto tempo irá desprender para realizar cada uma delas.
Então, “Comece com os trabalhos que
considera mais chatos, assim você consegue ficar mais tranquilo no final do
expediente e não sair arrancando os cabelos”.
Muitos, gostaram da adoção do home office, assim
não precisam acordar horas antes, pegar o transporte público, se preocupar
tanto com a alimentação, e conseguem passar mais tempo com a família, outros
nem tanto, estão enfrentando dificuldades nesta modalidade. Para aqueles que
acreditam ser um castigo, o negócio é se preparar melhor, mudar forma de
pensar, sentir e agir; afinal muitas empresas irão aderir o home office mesmo
pós-pandemia.
Segundo a gestora, o maior problema ainda é a
procrastinação, “Procrastinar já acontecia no trabalho tradicional, agora em
casa o risco é maior” – Imprevistos podem acontecer a qualquer momento,
portanto ter Foco e Planejamento é fundamental, caso contrário corre se o risco
de deixar para amanhã e assim vai...
Mudar o mindset e criar uma rotina de trabalho que
seja confortável, elaborada e bem executada, contando sempre com o apoio de
todos da equipe, depende somente do profissional, portanto ajuste-se!
Com algumas dicas a Gestora acredita que certamente
o profissional será muito mais produtivo:
1 Vista se corretamente – Não é porque você está em
casa que deverá relaxar com o seu visual
2 Converse com as pessoas que moram com você – Faça
acordos, afinal o combinado não é caro
3 Monte o seu “cantinho’” de trabalho – Deverá ser
confortável, organizado e com tudo que você precisa, afinal passará grande
parte do seu dia nele
4 Faça seu check list diário – Extremamente
necessário para sua organização e cumprimento de metas, tenha horário para
iniciar e terminar o expediente
5 Converse sempre com seu gestor e equipe – Seja
proativo, a comunicação é fundamental neste período
6 Fique longe das distrações – Redes Sociais,
televisão, whatsapp, é importante ter pausas, mas avalie seu comportamento e
seja sincero com você mesmo
7 Entenda as novas tecnologias – Use e abuse das
novas tecnologias e plataformas, porém teste sempre antes para não “pagar mico”
quando precisar
Madalena finaliza, “Em todas as situações da vida
podemos tirar um ensinamento, o home office veio para ficar, e cabe a nós
nos adaptarmos para toda essa inovação”.
Madalena
Feliciano - Gestora de Carreira e Hipnoterapeuta
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