Do mesmo jeito que o homem procura a mudança, ele resiste a ela. Esta expressão é atribuída a um dos maiores inventores do século XX, Thomas Edison, que registrou 2.332 patentes de novos produtos durante a sua vida. Na atualidade, podemos chamar de Refratário Digital, característica de quem é capaz de resistir a temperaturas muito altas, resistente a ação física ou química, em suma, um teimoso que não aceita que a tecnologia digital vai impactar os empregos, os negócios, a economia, a sociedade, os relacionamentos e tudo mais que você imaginar.
Termos
como Transformação Digital, Indústria 4.0, Sociedade 5.0, Educação 4.0,
Competências Digitais, vem sendo utilizados nos últimos 20 anos para demonstrar
o impacto e a urgência que deveria ser dada ao uso das tecnologias digitais. Em
seu ritmo normal de mudança, o comportamento humano vai sendo mudado aos
poucos, muitas pessoas percebem a necessidade de mudança quando já é tarde,
quando já foram engolidos, que o digam marcas famosas como Kodak, Bamerindus,
Varig, Vasp, Chicletes Ping Pong, sorvetes Yopa. Sem falar em profissões como
vendedor de enciclopédia, datilógrafo, acendedor de lampião, telefonistas de
operadoras telefônicas, o organizador de pinos de boliche, o operador de
telégrafo, reveladores de fotos, entre outros.
Uma
tecnologia quando substitui um produto ou uma profissão, exige da pessoa
impactada, tanto do profissional quanto do consumidor, o desenvolvimento de
novas habilidades, que podem ser físicas ou manuais, cognitivas, sócio
emocionais ou tecnológicas, para que se possa voltar ao mercado de trabalho e
de consumo.
Porém,
este é o ciclo normal de transformação social ocasionado pela evolução
tecnológica, o que estamos vivendo atualmente é a aceleração da transformação
digital, devido a uma variável independente, incontrolável, não planejada e
altamente impactante, uma pandemia viral que atinge todas as idades, negócios,
economias, sociedade e governos de forma indistinta.
Até
aqui, já sabemos como funciona, mas não sabemos ainda como será o futuro pós
pandemia, se vamos tentar voltar ao antigo normal, se é que isso é possível,
embora seja essa a expectativa de muitos refratários
digitais, ou se o novo normal será tão impactante que irá gerar um
abalo em nossas vidas maior do que a própria pandemia ao nos colocar em
isolamento, distanciamento, separação ou afastamento social, tudo isso para não
falar o termo lockdown.
Vamos
a uma tentativa de prever possibilidades, diz um ditado árabe que aquele que
tenta prever o futuro é um mentiroso, mas com base no que já sabemos sobre o
nosso passado e sobre como as inovações tecnológicas impactaram nossas vidas,
bem como, no que já vivenciamos na atual pandemia, o que aprendemos e o que
teremos de impactos.
Área
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Como
era
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Como
está
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Como
será
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Educação
Infantil
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Recolhe
os celulares, tablets e computadores – não são compatíveis com a sala de aula
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Usa
celulares, tablets e computadores – eles são a sala de aula
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Capacita
professores e alunos para o uso de tecnologias e metodologias de ensino da
era digital
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Ensino
Superior
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Educação
a distância – EAD, é para poucos e a qualidade é duvidosa
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Ensino
Remoto com uso de tecnologias pode salvar o ano letivo e muitas Instituições
de Ensino
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Vamos
parar de discutir modalidades de ensino, para pensar um ensino em todas as
suas possibilidades, o aluno é o centro do processo, não a metodologia ou
tecnologia
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Trabalho
em Escritórios e Empresas
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Tenho
minha mesa, meu computador, meu ambiente de trabalho
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Tenho
minha casa com computador e acesso à internet para trabalhar
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Tenho
competências digitais que me permitem realizar minhas atividades
profissionais em qualquer local, principalmente remotamente - teletrabalho
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Automação
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Quanto
mais repetitiva, maior a possibilidade de automação
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Se
existe a possibilidade de automação, está sendo automatizada
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A
Inteligência Artificial passa a ser a referência para a realização de
atividades repetitivas e padronizadas
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Marketing
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Rádio,
TV, Revistas e algumas ações em redes sociais
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Tentativa
de migração para as redes sociais, sem planejamento, sem estrutura, sem
competências digitais
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Migração
para o Marketing Digital, para as plataformas de e-commerce, para o varejo
digital, não estar no meio digital significa estar fora do mercado
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Comércio
de Lojas Físicas
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Lojas
Físicas, com estoques e custos altos de operação
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Tentativas
de re-abrir, de vender digitalmente, de encontrar uma solução
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Local
de vendas de Experiências de Consumo, como local de demonstração de produtos
expostos em plataformas de e-commerce, deverá ser complementada com múltiplos
canais omnichannel.
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Negócios
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A
tradição, o escritório, a venda, o marketing, a fabricação e a entrega
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O
tele trabalho (hoje office), a venda (home office), ações de marketing
digital desconexas, a fabricação e a entrega
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A
StartUp, o e-commerce, a logística reversa, o marketing digital, o tele
trabalho (home office), a fabricação automatizada, a logística em múltiplos
canais – omnichannel.
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Profissões
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Busca
de um curso superior para chamar de seu, de uma profissão para o resto da
vida
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Questionamento
se minha profissão, se meu emprego irá continuar existindo depois da pandemia
e da transformação digital.
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Precisaremos
desenvolver competências digitais, que nos permitam desenvolver novas
competências ao longo da vida, a aprender a aprender, eis a questão.
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Você
pode estar se perguntando: e a automação das fábricas, do agronegócio, das
telecomunicações?
Estes
setores continuarão sua saga de transformação digital em qualquer tempo.
A pandemia ao estimular o uso das tecnologias em todos os setores da economia,
ajudará no barateamento das soluções tecnológicas, e ao mesmo tempo, reduzirá a
resistência dos usuários a produtos e serviços com tecnologia embarcada, como
internet das coisas – IOT, intercomunicação de devices (TV + Geladeira + Tablet
+ Smartphone + Sistema de iluminação de sua casa), a relação preço x custo x
facilidade de uso será determinante para as inovações.
Bem-vindos
ao futuro da transformação digital pós pandemia, o novo normal, um motivo de
pesadelos para os refratários
digitais.
Elton Ivan Schneider
- diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios do Centro
Universitário Internacional Uninter.
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