CENTRAL DE CONCILIAÇÃO DE SÃO PAULO PROMOVE ACORDOS POR WHATSAPP
Mais de 100 soluções foram homologadas
pelo aplicativo na última semana
A Central de Conciliação de São Paulo
(Cecon-SP) está realizando audiências de conciliação em ações de danos morais e
materiais contra a Caixa Econômica Federal (Caixa) por meio do aplicativo WhatsApp.
Com o uso da tecnologia, a Cecon-SP promoveu mais de 100 acordos entre os dias
26 e 29 de maio.
A iniciativa é fruto de projeto desenvolvido em
conjunto com o Gabinete da Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3ª
Região (TRF3), coordenado pelo desembargador federal Paulo Domingues, e com o
Juizado Especial Federal de São Paulo (JEF-SP). Houve ainda o auxílio da Caixa
para a organização da pauta.
Inicialmente, as partes foram contatadas para
manifestarem o interesse em participar da audiência pelo Whatsapp. Em seguida,
cada processo deu origem a um grupo composto pelas partes, seus advogados, o
conciliador e o juiz coordenador. As negociações ocorreram por meio de troca de
mensagens e videochamadas. Os servidores da Cecon-SP atuaram como conciliadores.
Segundo o juiz federal Bruno Takahashi,
coordenador da Cecon-SP, o objetivo foi encontrar uma maneira de realizar
audiências remotas sem ignorar as eventuais dificuldades de acesso das partes.
“Por isso, buscamos um aplicativo que fosse amplamente difundido, o facilitou a
aceitação do procedimento e refletiu no bom número de acordos”, explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário