Empresa de Ribeirão Preto oferece atendimento
psicológico online para colaboradores. Iniciativa visa ajudar a equipe a
organizar a rotina e cuidar do equilíbrio mental
A
forma de trabalhar mudou durante o isolamento social. Muitas pessoas saíram do
escritório e estão trabalhando em casa para evitar o contato físico e conter o
contágio do Covid-19. O problema é que essa mudança veio de repente, pegou
muita gente de surpresa, e as pessoas não tiveram tempo de se preparar nem
física nem psicologicamente para essa nova realidade profissional.
A
psicóloga Camila Bonagamba avalia que a pandemia é uma experiência muito nova
para todos nós, algo que nunca vivemos antes e por isso não temos modelos de
como agir nessa situação. “É tudo muito novo, estamos aprendendo a lidar com o
isolamento social. Isso gera medo, incerteza do que vai acontecer, tristeza com
as notícias que assistimos todos os dias, gera angústia e pode até desencadear
um quadro depressivo ou ansioso. Imagina um profissional ter que
trabalhar com todos esses sentimentos. A maioria de nós estamos assustados e
essas preocupações interferem no trabalho e na produtividade” explica a
psicóloga.
A
Etus Brasil, uma das maiores plataformas de marketing da América Latina, com
sede em Ribeirão Preto, foi uma das primeiras empresas a aderir ao home
office
para 100% do time e preocupada em ajudar a equipe a passar por essa fase com
mais equilíbrio e saúde, está disponibilizando atendimento psicológico online
para todos os colaboradores. “Sabemos que o isolamento social está trazendo à
tona muitas emoções novas que as pessoas não estão acostumadas a lidar. Ainda
se soma a tudo isso uma nova rotina de trabalho com o home office, um novo
ritmo, que exige diversas adaptações. Tudo isso são situações que podem gerar
estresse e afetar o equilíbrio e até a saúde do nosso time, por isso optamos
por oferecer esse atendimento com um profissional qualificado a ajudar a equipe
nessa fase”, conta André Patrocínio, CEO da Etus.
O
atendimento psicológico tem tido bastante adesão dos funcionários, que enxergam
na iniciativa uma ótima oportunidade de cuidar do equilíbrio mental e da
ansiedade. Lucas Vasconcelos, que é Head of Custumer Success na Etus, relata
que não ter a estrutura que a empresa oferece em casa e a distância dos membros
da equipe são para ele as principais dificuldades do home office. “Olhar olho
no olho, sentir a expressão das pessoas, a energia do time, tudo isso faz muita
falta. Nós não dependemos do esforço físico mas do raciocínio, criatividade,
empatia e isso tudo está ligado ao emocional. O equilíbrio muitas vezes não
depende só de você e você tem que organizar esse caos de alguma forma. Para
quem precisa usar a cabeça para alcançar o resultado é fundamental esse
acompanhamento. Um psicólogo consegue te dar uma visão que familiares, outras
pessoas que estão perto de você nesse momento não conseguiriam”, explica Lucas.
De
acordo com a psicóloga, a quarentena também afeta o emocional ao privar as
pessoas de situações que eram muito agradáveis antes do isolamento como bater
papo com os amigos na hora do café, ir para academia depois do trabalho,
encerrar a semana com um happy hour. O distanciamento também
força as pessoas a refletirem mais sobre suas vidas. “Antes o ritmo frenético
não permitia que as pessoas parassem para pensar na vida e agora ela está em
casa sozinha. Problemas antigos, dúvidas, anseios podem acabar vindo à tona.
São muitos fatores que podem interferir na produtividade e no equilíbrio dos
profissionais nesse momento”, explica Camila.
É
importante ter alguém qualificado que possa acolher esses sentimentos, escutar,
ajudar a reconhecer seus recursos nesse momento. Perceber quais são seus
limites psicológicos e profissionais. “O psicólogo pode ajudar a organizar sua
nova rotina e selecionar as atividades que são prioritárias. É importante ter
um espaço para reflexão, para elaboração de angústias, identificação de
recursos para enfrentar essa situação da melhor forma possível”, finaliza a
psicóloga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário