segunda-feira, 18 de maio de 2020

Saúde feminina: alternativas para substituir o absorvente íntimo


Divulgação
Opções ideais para quem quer produzir menos lixo e economizar
  


Calcinha absorvente, coletor, absorvente de pano… O surgimento de alternativas para substituir o absorvente íntimo tem permitido aliar a sensação de confronto ao cuidado com o meio ambiente. A menstruação, que antes era um assunto considerado tabu, hoje ganha espaço nas discussões, refletindo em mudanças nas áreas de consumo, publicidade, entre tantas outras.

De acordo com o site Recicla Sampa, cada brasileira joga fora 3 kg de absorvente no lixo por ano, o que equivale a um total de 15 bilhões de absorventes sendo descartados todos os anos. O impacto ambiental e os gastos mensais com a compra de absorventes íntimos, já que não há um sistema de distribuição gratuita desse item básico de higiene, começou a busca por alternativas. Confira algumas das opções disponíveis para quem deseja buscar outras formas de lidar com o fluxo menstrual.


Coletor menstrual

Chamado popularmente de “copinho”, o coletor menstrual reutilizável é uma das alternativas mais populares entre as mulheres que querem substituir o absorvente íntimo descartável. Feito de silicone, ele tem o formato de um cálice com uma haste flexível na parte de baixo, semelhante à cordinha do absorvente interno, para auxiliar no momento de colocar e retirar o coletor do canal vaginal.

Geralmente, ele é encontrado em dois tamanhos: um para mulheres acima de 30 anos que já tiveram filhos e outro para mulheres abaixo dessa idade e que não têm filhos. Seu uso é recomendado para fluxos de qualquer intensidade, sendo necessário retirar o coletor após seis horas de uso e higienizá-lo com água e sabão neutro. Para garantir a maior durabilidade do copinho, é necessário fervê-lo ao final de cada ciclo menstrual. Com os cuidados certos, ele pode durar anos.


Calcinha absorvente

Cada vez mais popular, a calcinha absorvente é ideal para quem quer se sentir confortável durante o período menstrual. As peças desse tipo têm um alto poder de absorção, permitindo que a mulher se movimente com liberdade e sem receio de que o sangue seja transferido para as outras peças de roupa durante o dia. É possível encontrar calcinhas absorventes de vários modelos: no estilo lingerie, com as laterais finas, até os modelos semelhantes a shorts. A escolha do tipo de calcinha absorvente deve levar em conta a intensidade do fluxo menstrual, que pode ser leve, moderado ou intenso, além do momento em que ela será utilizada – as calcinhas para uso noturno, por exemplo, precisam aguentar um maior fluxo, já que ela será utilizada por mais tempo, aumentando as chances de vazamento.


Absorvente de pano

O absorvente de pano é uma alternativa sustentável que se assemelha ao absorvente íntimo tradicional, principalmente utilizado por mulheres que não se adaptaram ao coletor menstrual e não se sentem confortáveis usando a calcinha absorvente. Algumas opções disponibilizam modelos que podem ser presos à calcinha, fazendo com que a mulher se sinta mais segura. Para higienizar o absorvente de pano, não há segredo: basta deixá-lo de molho na água fria e depois levá-lo à mão; após lavado, ele pode ser usado novamente sem problema, podendo durar até dez anos. O modelo ideal depende do fluxo e da área de absorção desejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário