A pandemia do novo coronavírus acelerou a corrida
das empresas por estratégias mais assertivas. Especialistas em vendas tentam
antecipar tendências, analisando as necessidades e expectativas dos clientes. E
todos querem apenas uma resposta: em um cenário de crise como a que
enfrentamos, ainda existem oportunidades a serem exploradas?
Costuma-se dizer que o caos é um terreno fértil
para a inovação. Mesmo sabendo que o empreendedor é um investidor por natureza,
ninguém vai querer caminhar de olhos vendados, sem ter segurança de que o
cenário é promissor e os resultados, compensadores. Nenhum investimento é feito
sem que os riscos tenham sido muito bem calculados.
Neste momento, os empresários mais abertos às
mudanças terão menos dificuldade de adaptar seu negócio. Embora a construção
civil seja uma área ainda bastante engessada, é preciso entender que é hora de
se reciclar. Os consumidores que você conhecia antes da pandemia não terão as
mesmas preferências quando tudo isso acabar. É preciso retomar o contato, conhecê-los
novamente.
A Prospecta Obras, startup que mapeia as obras em
andamento no Brasil, realizou um levantamento com quase 35 mil proprietários e
profissionais de obras em andamento ou a iniciar para entender suas
necessidades e anseios. O estudo apontou, por exemplo, que a mão de obra é o
item do setor que mais precisa ser melhorado, seguido pela diminuição da
burocracia e o modelo ainda engessado do comércio.
A importância de um marketing digital bem feito
também faz diferença: o posicionamento digital da marca, em comerciais, site e
redes sociais, é o que mais atrai um cliente na hora de escolher uma loja para
comprar produtos ou solicitar orçamentos pela primeira vez. Quando perguntados
sobre quais ideias consideravam mais atrativas, mais de 70% dos entrevistados
gostariam de canais de atendimento mais acessíveis, como WhatsApp, redes
sociais e sites.
Em seguida, aparece a criação de um sistema para
acompanhar a entrega dos materiais e a possibilidade de fazer orçamentos e
consultorias online. E o desejo só deve se intensificar com a pandemia. Uma
outra pesquisa da empresa mostra que 73% dos consumidores da construção civil
escolhem onde vão fazer orçamentos depois de pesquisar na internet, seja por
meio de propagandas ou contatos recebidos. Pelo visto, a transformação digital
veio mesmo para ficar no setor.
Contudo, o maior aprendizado deste momento é que é
preciso conhecer os clientes, conversar com eles, seja por meio de pesquisas,
pelas redes sociais ou por um contato direto. O perfil mais conservador, que
prefere ir às lojas e escolher os produtos, ainda existe, mas a tendência é que
ele se digitalize cada vez mais. O empresário precisa pensar: minha empresa
está de acordo com os clientes do setor? Se não, o público que eu atendo é
suficiente para continuar meu negócio? Se sim, busque deixá-lo cada vez mais
satisfeito. Se não, mude as estratégias para atingir esse cliente. O segredo é
a cadência. Colocar os planos em ação e fazer ajustes de tempos em tempos. Com
isso em mente e muito conhecimento sobre o setor, é possível encontrar grandes oportunidades
mesmo em meio à crise.
Wanderson
Leite - formado em administração de empresas pelo
Mackenzie e fundador das empresas ProAtiva, app de
treinamentos corporativos digitais, ASAS VR, startup que leva realidade virtual
para as empresas e escolas; e Prospecta Obras, plataforma de relacionamento do
segmento de construção civil.
www.prospectaobras.com.br
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