sexta-feira, 15 de maio de 2020

Isolamento vem causando depressão, estresse, ansiedade e agravando problemas de pele

Lamentavelmente o que tenho ressaltado em minhas palestras vem se confirmando. O controle do estresse e da ansiedade sempre foi uma necessidade por interferir fortemente na produtividade pessoal e profissional e agora está ainda mais afetada neste período de isolamento social.

Mas não só a produtividade é prejudicada. O estresse e a ansiedade podem enfraquecer nossa imunidade e nos deixar susceptíveis a diversas doenças e ainda causar depressão.

Não bastasse isso, não ter a consciência destas causas pode interferir também na autoestima, levando-nos à alimentação exagerada e ao sobrepeso, até problemas financeiros pela busca de uma compensação ao incômodo.

Em outras palavras, tenta-se preencher aquela sensação de vazio com o garfo ou com o cartão de crédito – e sabemos quais as consequências.

Não sou eu quem afirma isso. Apenas reproduzo o que pesquisei por anos com médicos de diversas especialidades, terapeutas e psicoterapeutas tradicionais e holísticos, quando levantava informações para meu livro sobre Tantra e Sexualidade e posteriormente buscava validações científicas para meu workshop sobre aumento da produtividade com base no Tantra.


ESTRESSE E ANSIEDADE

Pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro publicada na principal revista científica internacional – The Lancet - aponta um aumento de 90% nos casos de depressão e mais que o dobro em casos de estresse durante a quarentena causada pelo COVID-19.

Passar mais tempo consigo mesmo, encarar os próprios pensamentos, lidar com a própria existência e com sentimentos de incerteza pode ser um desafio e tanto, com o qual lidamos de forma um tanto quanto evasiva.

Entretanto, para isso não há melhor caminho a não ser o autoconhecimento, autoconsciência e autoaceitação. Falo de experiência própria.


DOENÇAS DE PELE

O Mestre em Dermatologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, Weber Coelho, relata que a pesquisa da UERJ é uma radiografia do que está ocorrendo no consultório médico.

“O cenário da pandemia de COVID-19 avança no país e a insegurança, o medo, a falta de perspectiva são motivos apontados nas conversas em consultório como os que colaboram para prejudicar o equilíbrio emocional e, por consequência, a saúde em geral”.

Segundo o médico, aumentou significativamente a procura por atendimento para casos de cinco doenças de pele agravadas por alterações emocionais: herpes simples, psoríase, dermatite seborreia (caspa), rosácea e vitiligo.

“São doenças que têm significativa piora em situações de alteração emocional, como ansiedade, depressão ou estresse e mesmo por tristeza”.


AFETA ATÉ A BELEZA E A VAIDADE

A queda de cabelos tem muitas causas e várias doenças associadas, além da predisposição genética, como no meu caso. Porém, uma causa muito ligada à queda excessiva dos cabelos é o estresse.

E eu sei, por experiência própria, que a queda constante de cabelo pode ser uma experiência bastante incômoda para os homens e terrível para as mulheres.

Atualmente tenho plena aceitação da minha “planície brilhante”, mas eu me lembro de que no início e por anos isso reduziu minha autoestima terrivelmente.


TRATAMENTOS

Weber Coelho alerta que aqueles pacientes que já vêm tratando de alguma dessas doenças de pele em casa, com medicação receitada por médico, não devem aumentar as doses porque isso já pode ser considerado automedicação.

De maneira alguma sou contra ou duvido da eficiência de medicamentos e de sua necessidade, tanto que no workshop e no curso online de Tantra&Sexualidade Tríade Tântrica faço questão de deixar bem claro: é absolutamente necessário ter conhecimento de sua condição de saúde e nada melhor que um profissional médico para avaliar.

Com exceção da minha ‘querida’ rinite e coluna, depois que comecei a praticar o Tantra há bem mais de vinte anos, não contraio uma gripe sequer e não preciso de tratamentos complexos. Nem por isso deixo de consultar um especialista regularmente ou fico atualmente me enfiando em meio a multidões.

Sou adepto e apoiador da ciência como comprovação e creio fortemente que não podemos abrir mão de séculos de descobertas, porém defendo que devemos, também, de forma complementar, procurar entender outros lados da questão.

Para a medicina holística, por exemplo, as doenças de pele são reflexos da contrariedade. Não seria o isolamento forçado uma contrariedade?

Já a nova medicina Germânica Heilkunde diz que as pessoas esquecem de viver de acordo com a natureza biológica, podendo assim se conhecer melhor e praticar a autocura. Também afirma que doenças de pele advém do sentimento de separação de alguém, do “separado ou arrancado da minha pele’.


ISOLAMENTO SOCIAL

Evitar aglomerações e usar sempre máscara de proteção, saindo de casa somente para o estritamente necessário. Pode não ser a parte mais difícil da quarentena para muitas pessoas.
Ser praticamente obrigado a lidar consigo mesmo, como já disse, pode ser perturbador e desafiador quando não temos as distrações do dia a dia para evitar o assunto.

Mas isso acontece o tempo todo desde antes e sempre foram questões presentes, embora propositalmente ignoradas, e agora mais evidenciadas pela falta das distrações costumeiras como a rotina do trabalho, estudos, reuniões sociais e a escassez de tempo. E isso influencia não só nos sentimentos como na produtividade, seja na vida pessoal, profissional, amorosa.
Cuidar da saúde física e mental com profissionais? Claro que sim, sempre.

Buscar conhecer mais a si mesmo e tentar encontrar as causas mais profundas de suas reações, doenças e preocupações? Eu incentivo isso.

Defendo e tento ensinar o equilíbrio. Nesta gangorra que chamamos de vida, nenhum dos dois lados deve ficar preso ao chão o tempo todo.

Equilibre, portanto, cuidados necessários e autoconhecimento. E viva melhor e de forma bem mais produtiva.




Rogerio Lubk


workshop
https://triadetantrica.com.br/palestras


Tríade Tântrica
https://triadetantrica.com.br/sobre



Nenhum comentário:

Postar um comentário