quinta-feira, 21 de maio de 2020

Horta em casa: aprenda o cultivo na quarentena


Docente do Senac São Paulo ensina como criar uma horta caseira em jardineira e em garrafa pet, além de dar dicas de como replantar algumas ervas

O isolamento social, recomendado pelas organizações de saúde, é necessário para conter a contaminação da Covid-19. E, como boa parte da população brasileira está em casa, surge a necessidade de novas atividades para ocupar o tempo. Cuidar de uma horta em casa pode ser uma excelente opção terapêutica para adultos e alternativa recreativa para as crianças.
Cultivar uma horta caseira não é um privilégio para quem tem quintal grande, o espaço não é um empecilho para ter ingredientes frescos. Além de sabor, as ervas aromáticas e temperos colhidos na hora, deixam as refeições mais saudáveis e o ambiente mais aromático, além de haver economia de recursos financeiros.
Anselmo Augusto de Castro, docente do curso livre de Jardinagem: formação básica do Senac Lapa Tito, ensina o passo a passo de uma horta em casa.

Local

Escolha um espaço onde bata pelo menos cinco horas ininterruptas diárias de sol. O ideal é que seja o sol do início da manhã ou do fim da tarde.

Recipiente

Por serem porosos, os vasos de cerâmica e casca de fibra de coco precisam de água com mais frequência. Pode ser uma jardineira, mas quem busca uma solução mais sustentável, recomenda-se o uso de garrafas pet.

Mudas

Prefira as que não crescem muito, como as de alface, salsa, cebolinha, rúcula, agrião, hortelã, melissa e capuchinha.

Horta caseira em jardineira

Em uma jardineira de médio porte, coloque uma camada de argila expandida, ela será responsável pela drenagem. Em seguida, coloque uma manta drenante para impedir que a terra passe pela jardineira.
Despeje a terra vegetal, 3 cm são suficientes. Na hora de inserir as mudas, tome cuidado para não quebrar o torrão ao retirar a muda do vaso, para as raízes não se desfazerem. Coloque as mudas na jardineira e preencha os espaços vazios com terra.
Borrife água logo em seguida e mantenha sempre a terra úmida. 

Horta em garrafa pet

Uma alternativa sustentável é utilizar a garrafa pet como recipiente. Para isso, basta cortar um retângulo na superfície da garrafa e fazer alguns furos embaixo para drenar a água. Coloque uma manta drenante e, em seguida, um pouco de terra. Insira a muda ou sementes e preencha os espaços vazios com mais terra vegetal.
Borrife água e mantenha a terra úmida. Evite a exposição direta ao sol nos primeiros dias.
O Senac São Paulo produziu um vídeo com o passo a passo de como criar uma horta em garrafa pet:


Cuidados

Plantas não sobrevivem sem luz. São necessárias pelo menos cinco horas de exposição ao sol e o mais indicado é o da manhã ou o da tarde.
É preferível utilizar um borrifador para preservar as raízes. Deixe de lado o regador. Mantenha a terra sempre irrigada. Em dias quentes duas vezes por dia, em dias mais frios, uma vez é o suficiente.
A cada 2 meses, trocar a terra e dar preferência aos orgânicos para adubar. Uma boa opção é o bokashi que deixa os alimentos saborosos e protege as plantas contra fungos e outros microrganismos. O húmus de minhoca também é uma excelente alternativa. 

Dicas

A horta em casa pode começar com ervas e temperos comprados no mercado, pois eles podem ser replantados com facilidade. É o caso da cebolinha, alho, cebola, salsinha, manjericão, alecrim, hortelã, entre outros.
Basta colocar os ramos ou os talos na água e esperar alguns dias até formarem as raízes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário