quarta-feira, 13 de maio de 2020

Coronavírus: Seconci-SP divulga procedimentos de segurança para trabalhadores ao chegarem em casa e ao receberem entregas


Entidade esclarece sobre o manuseio de máscaras, sapatos e roupas, além dos cuidados com os alimentos e entregas por delivery durante a pandemia


O Seconci-SP (Serviço Social da Construção) elencou os principais cuidados que devem ser tomados pelos trabalhadores ao chegarem em casa, ao comprarem ou adquirirem alimentos e receberem entregas.

Flávia Lopes, assistente social da entidade, reforça os cuidados que todo trabalhador deve ter ao chegar em casa com calçados e roupas, que podem servir de meios de transporte para o vírus. "É recomendado separar um par de sapatos para sair e evitar andar com o mesmo calçado do trabalho (ou de qualquer saída) dentro de casa. Se possível, deve-se manter uma pequena sapateira na porta e deixar os calçados ali antes de entrar em casa. Se não for possível tirar os sapatos ao entrar, indica-se deixar na porta um pano embebido com água sanitária, ou uma vasilha contendo a solução, e limpar as solas do calçado antes de entrar", afirma Flávia.

A mistura, que pode ser feita com um litro de água e 25 ml de água sanitária, deve ser trocada pelo menos uma vez ao dia. No entanto, o ideal é entrar sem os sapatos e deixá-los do lado de fora, de preferência protegidos em uma caixa. Após o procedimento, deve-se lavar as mãos com sabão imediatamente.

Outra recomendação é colocar as roupas diretamente no cesto de peças sujas ou lavá-las imediatamente. Logo em seguida, recomenda-se tomar banho e, só depois desses procedimentos, é possível se relacionar com outras pessoas da residência. No caso das máscaras, cujo uso é individual, elas devem ser lavadas separadamente de outras roupas. Se dentro do período de duas horas a máscara apresentar sujeira ou umidade, elas precisam ser trocadas.



Atenção na higienização de acessórios e objetos dentro da casa

A assistente social também alerta sobre os cuidados com bolsas e mochilas levadas para o trabalho ou qualquer outra saída de casa. "Como esses acessórios podem encostar em diversas superfícies até chegar em casa, o ideal é que sejam higienizados com álcool 70% ou algum produto específico com essa finalidade. Ainda há a opção de preparar uma solução com água e gotinhas de detergente. É importante também que haja um lugar para pendurá-los, sem contato com outras peças e objetos. Assim não há risco de o acessório contaminar demais superfícies", explica.

É fundamental que outros objetos como óculos, celulares e mesmo as maçanetas também passem pelo mesmo processo de higienização no momento em que o trabalhador chega em casa, bem como deixar as janelas abertas para favorecer a circulação do ar.

"Se a pessoa não estiver saindo de casa com frequência e tiver os cuidados necessários com sapatos, máscaras, roupas, bolsas, mochilas e outros itens que usar quando sair, poderá limpar a residência com cuidado uma vez ao dia. Isso já é o suficiente para quem toma os demais cuidados. O ideal é usar um desinfetante comum ou água sanitária, respeitando as instruções de diluição presentes na embalagem”, reforça Flávia.



Cuidados com o manuseio de alimentos frescos e o recebimentos de entregas por delivery

Outro ponto fundamental na rotina de todos os trabalhadores é o cuidado com as compras dos alimentos e as entregas. Não há evidência de que alimentos possam ser fontes ou rotas de transmissão do vírus, mas é importante destacar que ele pode persistir por horas ou vários dias em alguns tipos de superfície.

Ao adquirir alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes, deve-se lavá-los em água corrente e depois em solução clorada por aproximadamente 15 minutos. No caso das embalagens, é preciso lavá-las sempre com água e detergente ou sabão, ou simplesmente descartá-las. "Se não for possível lavar a embalagem, faça a higienização externa com álcool de 70%, solução sanitária ou com produto de limpeza multiuso", complementa Flávia.

A atenção também deve ser mantida no pagamento das encomendas. É recomendado priorizar o pagamento online para evitar contato com as máquinas, cartão e dinheiro no momento da entrega. "Se for utilizar a máquina, opte pela função de aproximação do cartão, se possível, mas se tiver que inserir a senha diretamente, peça para que a máquina seja higienizada ou para que a embrulhem com um material plástico”, explica Flávia. “Lembrando também que a lavagem ou higienização das mãos com álcool 70% deve ser feita antes e após a entrega do pedido, tanto por parte do entregador quanto pelo cliente", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário