quarta-feira, 20 de maio de 2020

COMO A TECNOLOGIA AJUDA OS IDOSOS NA SITUAÇÃO ATUAL DA PANDEMIA


Dentro do grupo de risco do coronavírus, muitos idosos se sentiram abandonados por seus familiares
 
Estudos recentes comprovaram que os idosos fazem parte do grupo que têm maior risco de contrair o novo coronavírus, além de estarem mais propícios a evoluir para o estado mais agudo da covid. Neste sentido é um grupo que precisa ser olhado com mais atenção e cuidado.

Não existe dúvidas de que, para os idosos o distanciamento social é necessário para mantê-los protegidos e seguros. Porém, essa é uma preocupação cada vez mais presente entre os profissionais de saúde que monitoram pessoas nessa faixa etária.

Situações como quarentenas tendem a despertar sentimentos como solidão, estresse, ansiedade, tristeza e depressão. Os idosos podem acabar negligenciando os próprios cuidados, deixando de se alimentar de forma adequada, não tomando as medicações corretamente, não cumprindo com as recomendações de higiene. Um cenário que pode facilitar o agravo de problemas crônicos de saúde como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Jullyane Marques, gerontóloga dona da ONIX GESTÃO DO CUIDADO, uma empresa especializada no cuidado do idoso, pensou em tudo isso e criou um planejamento para seus funcionários e seus clientes idosos.
 
“Pensando na saúde e bem estar, tanto dos cuidadores como dos idosos, houve uma flexibilização na rotina de trabalho, muitos acompanhamentos passaram a ser online e por telefone, e, quando necessários que sejam presenciais, existe todo um cuidado redobrado com higienização. As escalas de trabalho foram adaptadas para jornadas mais longas, evitando assim, maiores circulações pela cidade, e claro, depois de horas de trabalho, esse cuidador tem um tempo maior de descanso também. Já a parte administrativa da empresa está toda de home office, obviamente”, explica ela.


Cenário atual e tecnologia

Antes deste período de pandemia, a Onix realizava uma visita gerontológica semanal para acompanhamento do atendimento, supervisão do cuidador e monitoramento da saúde do idoso.

Por conta do COVID, a supervisão está sendo feita online, através de ferramentas como whatsapp e o zoom. Assim, continuamos dando suporte para o idoso, família e cuidador, e conseguimos preservar a saúde de todos.
 
Além disso, também pensando na saúde mental de seus funcionários, que acabam tendo que lidar com riscos e medos, a empresária contratou uma psicóloga para atender os cuidadores e também as famílias dos idosos, para dar todo suporte psicológico envolvendo a questão do coronavírus e seus cuidados.  
 




JULLYANE MARQUES - Graduada em Gerontologia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Gerontologia pela Universidade de São Paulo. Extensão em Gerontologia Social pela PUC. Atualmente cursando MBA Executivo em Administração: Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias da Saúde pela FGV. Tem sua linha de pesquisa voltada para área da Assistência domiciliar, Gerontologia e Cuidadores de idosos. Atua há 8 anos na gestão de cuidadores e na assistência domiciliar. CEO da empresa Onix Gestão do Cuidado ao Idoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário