O ano de 2020 certamente ficará na memória de
todos, em especial na dos líderes. Diante de tantas incertezas e a grande crise
que nos assombra, eles são os mais pressionados. São muitas as decisões que
precisam ser tomadas – a maioria delas impopulares e bastante arriscadas. Em um
cenário nebuloso como esse, algumas habilidades fazem toda a diferença. Veja
cinco das mais importantes:
#1 - Inteligência emocional: Ninguém está feliz com as consequências que a pandemia irá trazer no
curto, médio e longo prazo. Mas, o momento pede cautela e atitudes firmes.
Deixar-se abater, reclamar ou tentar minimizar o problema não irá te ajudar a
resolver a situação. Portanto, é importante ter inteligência emocional para
saber administrar os sentimentos e tomar as decisões que menos prejudiquem os
negócios. É preciso buscar um equilíbrio entre razão e emoção para decisões
mais assertivas.
#2 - Mente aberta às mudanças: Estamos vivendo um momento de profundas transformações e quem se
mantiver resistente, fugindo das mudanças, certamente irá ficar para trás. Um
bom líder precisa saber ouvir profunda e atentamente não só os seus clientes,
como também seus colaboradores, fornecedores e até concorrentes. Muitos modelos
de negócios deixarão de existir, outros irão se reestruturar por completo.
Quanto antes os movimentos forem identificados e incorporados pela empresa,
melhor.
#3 - Feedback constante: Se é preciso saber ouvir, também é preciso saber falar na hora certa.
Com a equipe em home-office, muitos líderes simplesmente esquecem de dar feedback.
Sem a presença física constante e a falta de uma liderança presente (ainda que
virtualmente), é possível que os colaboradores se sintam perdidos e
desmotivados, reduzindo assim a produtividade. Também não dá para manter os
programas de feedback trimestrais ou semestrais intactos, como se nada
estivesse acontecendo. O momento é outro e pede feedback em tempo
real.
#4 - Capacidade de adaptação: Darwin já dizia que não são os melhores ou mais fortes que sobrevivem e
sim aqueles que melhor se adaptam. Sendo assim, a capacidade de adaptação,
somada à alta resiliência, é fundamental para a construção de cenários mais
otimistas. Ficar lastimando pelo que deveria ter sido, mas não foi, nunca
ajudou em nada. O jeito é arregaçar as mangas, ver o que faz sentido manter,
excluir o que já não funciona mais e trabalhar em prol do futuro.
#5 - Visão de negócios: Por fim, todo bom líder sabe que o que mais se espera dele é que seja
um profissional com grande visão de negócios. Nesse momento, essa habilidade
ganha uma relevância ainda maior, visto que ele precisa enxergar em um ambiente
embaçado, incerto, complexo e ainda sem um prognóstico no curto prazo. Se antever
a possíveis cenários, tendo cautela para ser ousado e conservador ao mesmo
tempo, é uma habilidade rara, mas que, mais do que nunca, precisa ser
amplamente desenvolvida por todos aqueles que quiserem sair vitoriosos dessa
árdua travessia.
O momento é desafiador, mas certamente reserva boas
oportunidades para os que estiverem preparados para elas. Se desapegar do que
já não funciona mais e se abrir ao novo é fundamental em um momento como esse.
Quem estiver preparado, vai se dar bem. Quem não estiver, vai ter que correr
contra o tempo e pedir ajuda. Tentar responder perguntas novas com respostas
velhas, simplesmente não irá funcionar. Bem-vindo ao novo mundo.
Marcos
Yabuno Guglielmi - coach empresarial certificado da ActionCOACH,
empresa número 1 do mundo em coaching empresarial.
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