Muita gente mudou
o sistema de trabalho e está se debatendo porque trabalhavam de uma forma
antiga, sem gestão. Ser adaptável se tornou a palavra de ordem. Mas, como fazer
essa transição sem perder tanto? A Press Manager, precursora em sistema de
gestão para o mercado de comunicação, reuniu 3 dicas que podem ajudar nesse
processo.
A grande verdade é: quem trabalha sem um sistema de
gestão, teve mais dificuldade de se adaptar a esse novo momento. A frase é de
Eduardo Rocha, CEO da Press Manager, primeira empresa a oferecer um sistema
digital de gestão para o mercado de comunicação. Segundo ele, ser
adaptável se tornou uma qualidade ainda mais positiva,, porque quem tinha essa
possibilidade de mudar rapidamente seus processos, saiu na frente. Para quem
ainda não estava preparado para essa transição e teve que mudar radicalmente,
Eduardo sugere três dicas que têm funcionado para seu mercado:
- Planejamento aberto
Não posso mais ter planejamento? Deve. Mas o
próprio planejamento deve ser adaptável. Sabe aquela coisa de planejar seis
meses de divulgações, com base nos dados e nas informações pré-existentes do
cliente? Esqueça. Está tudo mudando a cada semana, a cada nova data de
isolamento, a cada nova necessidade local – abrir comércio, obrigar o uso de
máscaras, proibir as reuniões e o contato pessoal. Como dizia a personagem de
uma famosa novela da tevê brasileira: cada dia é um flash! Então, fique atento
a isso – construa um planejamento, mas deixe ele minimamente aberto e esteja
atento às mudanças da imprensa, da legislação e da política. Mesmo que seu
mercado nada tenha a ver com isso, ele certamente será impactado e isso pode
mudar totalmente suas pautas.
- Ser mais proativo na construção da pauta
Se antes podíamos sobreviver recebendo dados do
cliente e transformando essas informações em pauta, agora é hora de sermos mais
proativos. Adaptável, lembra? Talvez, os dados do cliente, o eu ele faz, seus
produtos e serviços, já não tenham tanta importância nesse momento, e as
divulgações usuais precisem aguardar o desenrolar desse momento histórico e
social. Então, devo parar o trabalho? Não necessariamente. Pode ser que o
cliente tenha informação relevante e ele nem saiba. Por exemplo: como ele está
lidando com a pandemia? Quais as atitudes que tomou com seus colaboradores?
Está ajudando, de alguma forma, quem mais precisa? Participa de algum projeto
social ou teve alguma iniciativa nesse sentido? Teve que se adaptar à
tecnologia? A novos processos? Perdeu mercado com isso, ou ganhou??? Tudo pode
virar pauta, mas, talvez, o viés seja totalmente diferente e é você quem vai
descobrir isso.
- Estar aberto às necessidades dos veículos
Uma coisa é verdade, a imprensa também se tornou
mais adaptável. Quem nunca tinha falado sobre saúde, teve que abrir espaço para
isso, programas que falavam de entretenimento e esportes deram lugar a outros
assuntos, que podem ajudar o público nesse momento. Então, entender a
necessidade da imprensa se tornou ainda mais importante do que já era. Mesmo
aqueles jornalistas com quem você já estava acostumado a tratar podem ter
mudado a sua realidade, a sua necessidade, e cabe a você procurar entender essa
nova instância da notícia. Para, então, construir pautas que realmente farão
diferença e poderão se tornar matérias. E seu cliente poderá, também, ter
espaço par contar suas experiências e expertise. É preciso se adaptar, em todos
os sentidos.
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