Estamos diante de uma guerra cujo inimigo é
invisível. O coronavírus fez com que todos os planos, pessoais e de negócios,
tivessem de ser revistos. Viagens, investimentos, compras diversas: tudo começa
a ser repensado para daqui a dois ou três meses, no mínimo.
Enquanto os mais pessimistas já classificam o ano
como perdido, resolvi me manter positivo e procurar informações seguras sobre
como o mundo já se recuperou de outras crises. Foi então que me recordei que a
ISO (International Organization for Standardization) foi criada por delegados
de 25 países, em 1947, dois anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial.
Com o objetivo de reconstruir o mudo devastado pela
guerra, a ISO criou normas para padronizar a produção dos países, facilitando o
comércio internacional. Uma curiosidade interessante é que o próprio nome ISO
deriva da palavra grega "isos", que significa “igual”. Inclusive, o
lema da ISO é “Whatever the country. Whatever the language. We
are always ISO" (Todos os países. Todas as línguas. Somos
todos ISO), o que demostra como a instituição prega a igualdade e o padrão para
todos.
Nas primeiras décadas de existência, a ISO se
concentrou no desenvolvimento de padrões para produtos e tecnologias. Entre as
normas mais conhecidas estão a ISO 9001, com foco em gestão de qualidade, e a ISO
14001, com padrões para gestão ambiental. Hoje, essa organização fundamental
para o funcionamento da economia mundial já conta com 164 países-membro e mais
de 3 mil órgãos técnicos.
Apesar de não estarmos em um cenário pós-guerra
como o de 1947, a solução para reerguer as empresas diante da pandemia do novo
coronavírus também pode partir de uma norma internacional, como por exemplo, a
ISO 22301, de continuidade de negócios (ou gestão de crises, como alguns
preferem), ou a mais recente norma ISO 56.002, de gestão da inovação.
Curiosamente, a ISO de inovação começou a ser
estudada durante a crise econômica de 2008, após a falência do tradicional
banco de investimento norte-americano Lehman Brothers. Depois de 11 anos de
estudos, a norma foi lançada em julho de 2019. Ela surge como uma nova
metodologia para ajudar as empresas a se preparem para um futuro que se
apresenta cada vez mais incerto.
Contudo, o fato demonstra que as crises sempre
acabam gerando novas oportunidades e, muitas vezes, impulsionando a inovação. A
PALAS, empresa que ajudei a fundar, sempre acreditou nisso. Tanto que
implementamos a ISO 56002 com pioneirismo. Conquistamos a primeira certificação
da América Latina - para uma indústria de transformação do ramo de nylon - na
mesma semana em que a norma foi oficialmente publicada, em Genebra, Suíça,
cidade sede da ISO.
Mesmo em tão pouco tempo, essa empresa já coleciona
vários resultados, sendo o mais relevante deles o fato de que 9% de seu
faturamento total, em 2019, ser advindo dos 133 novos produtos que foram
lançados a partir do processo de implementação e certificação da ISO 56.002.
Entre outros benefícios, eles notaram a redução do turn over, a queda
dos juros bancários e a maior abertura do mercado internacional, visto que a
ISO é a língua mundial dos negócios.
Sabemos que o momento é de muita cautela e cuidado,
porém se vermos ao longo da história, muitas oportunidades e inovações ocorreram
logo após épocas de grande crises humanitárias, como a peste bubônica, em
meados do sec XIV, que culminou na criação da medicina moderna, ou a pandemia
de cólera na Inglaterra, em meados do século XIX, que impulsionou a
Revolução Industrial. Isso mostra que passados tempos difíceis, muitas
oportunidades aparecem. É hora de ver o copo “meio cheio” e estar preparado
para as oportunidades que irão aparecer. As normas ISO certamente podem ajudar
muito nessa nova jornada.
Alexandre
Pierro - sócio-fundador
da PALAS e um dos únicos brasileiros a participar ativamente da formatação da
ISO 56.002, de gestão da inovação.
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