A COVID-19 chegou de repente sem que houvesse tempo e
estratégia para preparar empresas para o impacto que poderia causar em seus
negócios. Em duas semanas, muitas marcas tiveram de pensar em novas estruturas
de trabalho e na logística de seus colaboradores.
Empresas que dependiam do fluxo de pessoas foram obrigadas a
baixarem as portas. O delivery se tornou uma maneira de tentar manter o negócio
girando. Mas, para quem não estava habituado a isso, se adequar em tão pouco
tempo parece um desafio. Afinal, esperar que o isolamento passe e a rotina
volte ao normal pode ser arriscado para qualquer negócio – principalmente os
pequenos. Por isso, agora, o momento é de pensar em estratégias de
marketing para fazer o negócio aparecer, continuar girando e tentar atender aos
clientes. Abaixo, conheça 10 dias para divulgar seu delivery:
Conheça seu cliente
Pare e reflita antes de iniciar suas estratégias. Como é o
cliente da sua empresa? Quais são seus hábitos? O que gosta e consome? Quais
horários seu estabelecimento tem mais fluxo de pessoas? Ele é usuário de redes
sociais?
Assíduo de internet? Sua cidade é pequena, média ou grande? Até qual
localidade você está disposto a oferecer entregas?
Responder a essas perguntas vai o ajudar a traçar um perfil
de consumidor e, assim, será mais fácil definir por onde começar a divulgar.
Crie processos
Antes de iniciar o delivery estabeleça como ele funcionará,
ou seja, qual será a área de atendimento, bairros de atuação ou até quantos
quilômetros de distância você está determinado a atender. Isso será essencial
para estipular valores corretos de entrega e, claro, pensar em investir na
experiência do cliente.
Além disso, com seu processo definido, você conseguirá ter
mais clareza sobre horários de funcionamento do delivery, quantidade de
profissionais que precisará e a capacidade de atendimento.
Marketing para delivery
Depois de estruturar o básico para iniciar as entregas do
seu negócio, é hora de pensar em marketing para delivery. Enumere todos os
pontos de contato da sua marca com seu cliente e informe a disponibilidade do
serviço. Site, redes sociais, cartões de vista, panfletos, folders, blog, além
de avisar seus funcionários para informar seus clientes e incentivá-los durante
o atendimento telefônico.
Comunicação gráfica para delivery
Se o delivery ainda não era uma prática do seu negócio,
talvez seja necessário atualizar ou criar materiais gráficos novos. Cardápios,
panfletos informativos e folders impressos, além de toda a comunicação da
empresa, como a assinaturas dos e-mails de contato, devem ser atualizados.
A cada nova entrega você terá uma nova oportunidade de se
comunicar com seu cliente e enviar um folder informativo, seja sobre o delivery
ou qualquer outra novidade da empresa, como descontos e promoções.
Redes sociais para delivery
Se a sua empresa ainda não está nas redes sociais ou está de
uma maneira muito “apagada”, o momento agora é de investir marketing para
delivery e ter as redes sociais como uma grande aliada. Facebook,
Instagram e Twitter podem ser bons canais para divulgar seu negócio, além de
ser também uma opção de atendimento e de criação de promoções, por exemplo.
Atendimento por WhatsApp
Rápido e eficaz, não tem como falar de marketing para delivery
sem citar o WhatsApp. Ele é uma ótima ferramenta para agilizar atendimento e
facilitar a comunicação com seu cliente. Ter um número no WhatsApp Business vai
permitir ainda profissionalizar mais o seu atendimento, como cadastrar
respostas automáticas e estabelecer horários de funcionamento da sua empresa.
Outra vantagem é ter o número cadastrado no site do seu
negócio com um link direto para o seu telefone. Desta forma, o atendimento se
torna prático e rápido.
Tenha um blog
Gerar conteúdo na internet pode ser outra vantagem
estratégica para o seu negócio. Você não precisa falar o tempo todo sobre
delivery, mas abordar temas relacionados ao seu negócio, por exemplo, pode
atrair novos clientes. Por isso, crie postagens sobre gastronomia caso o seu
negócio seja um restaurante. Dê dicas de pratos, combinações de bebidas e
sempre deixe a opção de delivery como forma de entrega. Sem dúvida, ter uma
produção de conteúdo constante é uma das ferramentas de marketing para delivery
que não pode faltar neste momento.
Faça anúncios
Publicidade e campanhas patrocinadas na internet nunca devem
ser deixadas de lado. Google Ads (campanha de links patrocinados), Facebook Ads
e Instagram Ads são opções acessíveis para gerar tráfego para o seu delivery. Por meio de investimentos baixos, mas frequentes, você
consegue criar anúncios, segmentar o público que deseja atingir e ainda fazer
com que apareça apenas no raio de atuação do seu negócio (campanhas
geolocalizadas).
Faça boas fotos
Tenha fotos profissionais ou ao menos bem tiradas para
divulgar o seu negócio. Uma foto malfeita, sem resolução ou poluída pode passar
uma imagem amadora da empresa. Por isso, ter imagens exclusivas e que
transmitam o que o seu negócio é, de fato, com certeza vai deixar suas
estratégias de marketing para delivery mais eficazes – seja na mídia impressa
ou online.
Profissionalize o atendimento e fidelize clientes
Criar campanhas de fidelidade pode ser outra maneira de
conquistar clientes. Seja qual for o formato do seu negócio, você pode oferecer
promoções do tipo: a cada 10 itens comprados o 11º é grátis, descontos
progressivos, na compra do produto X o Y sai com 10% de desconto, e assim por
diante. Campanhas e promoções recorrentes ajudam a movimentar o seu negócio.
Outro ponto que vale atenção é profissionalizar o
atendimento, ou seja, quem faz as entregas do seu negócio pode estar com a
marca do seu negócio aparente no uniforme, nos materiais que usa durante a
entrega, no veículo, na caneta personalizada que o cliente pode usar para
assinar algum documento, etc. Utilizar este ponto de contato no seu marketing
para delivery o ajudará a destacar ainda mais o seu negócio.
Talita Scotto - diretora da Agência Contatto, especializada
em assessoria de imprensa, mídias sociais e conteúdo.
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