Consultor
da Michael Page revela como situações atípicas podem trazer novas experiências
aos executivos
A
disseminação mundial do coronavírus mudou drasticamente a rotina de trabalho e
as relações interpessoais. Com o distanciamento social, muitos executivos passaram
a vivenciar novas experiências e superar enormes desafios que a situação atual
exige.
Para
Lucas Oggiam, diretor da Michael Page, consultoria especializada no recrutamento de alta e média gerencia, entre
o aumento do cuidado com a saúde e as readaptações de modelos e formas de
trabalho, também é importante reconhecer que períodos de crise podem nos fazer
enxergar "fora da caixa" e alcançar novas oportunidades. "De maneira geral, todas as pessoas e
empresas estão sendo afetadas de alguma forma em decorrência da pandemia do
COVID-19. Mas, em meio a tanta preocupação, também estamos notando atitudes
positivas, como o surgimento de aprendizados que darão um novo impulso ao nosso
futuro como profissionais, em um mercado que nos proporciona cada vez mais
desafios", observa.
De acordo com o consultor, situações atípicas
podem nos mostrar a importância de atos básicos. Por isso, a "cultura do
minimalismo" que estamos vivenciando, com privações e necessidades de
adaptação no meio corporativo, pode nos ajudar a enxergar maneiras de progredir
em nossas carreiras.
Confira abaixo os seis aprendizados mais
importantes - até o momento - durante o isolamento social, proveniente da
pandemia de coronavírus:
1.
Enxergamos oportunidades de descobrir coisas
novas
É comum estarmos tão ocupados no dia a dia que
não conseguimos arrumar tempo ou disposição para aprendermos algo novo. Mas,
nas últimas semanas, todos precisaram descobrir novidades, como novas formas de
organização para o trabalho remoto, como estabelecer canais de comunicação
ativos e claros, novos aprendizados sobre tecnologias, outros modelos de
liderança e até a fazer pausas para cuidar da saúde física e mental, algo
essencial, que tendemos a deixar de lado em situações que não fogem à
normalidade.
2.
As políticas de home office progrediram
Grande parte das empresas ainda não possui uma
política ou ao menos infraestrutura para oferecer o home office aos seus
funcionários. No entanto, nota-se que em aproximadamente duas semanas, fizemos
mais progresso do que nos últimos 10 anos em tais questões. Os profissionais
estão se adaptando ao novo modelo de trabalho e descobrindo novas ferramentas e
canais de comunicação. Os próximos passos serão a evolução comportamental e a
criação de uma cultura de home office para que os colaboradores mantenham seus
rendimentos trabalhando fora dos escritórios.
3.
Estamos criando uma cultura de desempenho e
responsabilidade
O maior receio das empresas no Brasil quanto ao
home office é que seus profissionais não tenham disciplina, foco, objetividade
e responsabilidade o suficiente para que a política seja difundida no mundo
corporativo. Agora, a cultura de desempenho e responsabilidade terá de avançar
o mais rápido possível, caso contrário, os resultados das empresas não serão
positivos e, naturalmente, os empregos estarão em xeque.
4.
As gestões a distância estão progredindo
Muitos gestores estão acostumados a lidar olho a
olho com seus funcionários, têm postura centralizadora e dependem de contato
direto para resolver problemas e engajar times. Agora é preciso criar um
planejamento maior e manter uma política clara de alinhamentos. A gestão por
indicadores de desempenho, muito defendida por consultorias estratégicas em
geral, torna-se bem-vinda para apoiar a análise de resultados e dar suporte
para decisões assertivas das lideranças. Estamos incorporando novos
procedimentos de trabalho, que tendem a contribuir para o progresso das
empresas.
5.
Estamos aprendendo a gerir melhor os recursos
Considerando que passaremos por um período em que
alguns funcionários terão desempenhos melhores trabalhando remotamente do que
presencialmente, e que as lideranças irão notar que é possível implantar a
cultura permanentemente, vale a reflexão: precisamos de tanto espaço
corporativo em nossas empresas? Estar preparado e investir em boa
infraestrutura para que colaboradores realizem suas atividades em home office
pode ser uma opção mais econômica, lucrativa e, inclusive, tende a reter
talentos.
6.
Otimismo x Pessimismo
A oportunidade de evoluir como pessoa e como
profissional é ainda maior em momentos de crise. Tudo depende do filtro por
meio do qual enxergamos a situação. Ser empático, ter respeito e dar suporte
aos que estão passando por situações mais delicadas do que a nossa é o mínimo
que podemos fazer, mas sem esquecer de que uma postura otimista é essencial
para passar por este momento, tanto física, quanto psicologicamente.
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