Professoras de
Pedagogia da Universidade Cruzeiro do Sul e Unicid orientam pais sobre a
importância de uma rotina de atividades às crianças e apontam alternativas
Com a pandemia do novo coronavírus, por medidas de
segurança, escolas por todo o mundo tiveram que suspender as aulas e assim,
evitar a proliferação da doença. A partir desse cenário, crianças, que além da
rotina escolar, tendem a praticar muitas atividades no dia a dia, precisam
ficar em casa, em quarentena, sob a responsabilidade dos pais ou de seus
responsáveis.
Diante disso, as professoras Magda Marly Fernandes,
da Universidade Cruzeiro do Sul e Evelyn Camponucci Cassillo Rosa, da
Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), ambas docentes do curso de
Pedagogia, orientam sobre a importância de desenvolver atividades com as
crianças durante esse período, e assim, contribuir no processo educativo e de
desenvolvimento infantil.
Para a professora Evelyn Cassillo, é extremamente
importante que crianças tenham uma rotina, pois, segundo a especialista, é na
primeira infância que a personalidade do indivíduo é formada. “Estabelecer a
rotina ajuda a criança a se sentir mais segura, mais confortável e confiante.
Dessa forma, ensinamos responsabilidade, autonomia, organização, entre outros
benefícios à formação. Os pais devem, por exemplo: estabelecer um horário para
dormir e acordar, o ideal é que a criança descanse e tenha entre oito e nove
horas de sono, horário para a criança comer, realizar tarefas de casa ou ler um
livro, hora para assistir TV e, o principal, nessa rotina, é primordial fazer
com que o planejamento seja cumprido”, salienta.
A especialista orienta ainda, para atividades como:
molhar plantas, montar um quebra cabeça, um lego, assistir TV, organizar
espaços, relembrar coisas engraçadas e leituras diversas como gibis.
Já a professora Magda Fernandes, da Universidade
Cruzeiro do Sul, diz que os pais têm total responsabilidade sobre a rotina dos
filhos, ainda mais nessa época de quarentena. Segundo a especialista, nesse
período, há uma maior aproximação entre pais e filhos, o que aumenta a
responsabilidade dos adultos em educar e fortalecer os laços afetivos.
“A coerência e dosagem das atividades infantis, das
brincadeiras, dos jogos e horários está a cargo da família. Os filhos são
espelhos de seus pais. Uma rotina demarcada por horários combinados entre as
crianças e os adultos é o melhor acerto e que todos devem seguir. Geralmente as
crianças não quebram acordos morais’, avalia.
Ressalta ainda a professora Evelyn, que essa é uma
responsabilidade dos adultos, pois a criança não tem autonomia para se
organizar sozinha. “Não planejar ou criar essa rotina, faz com que as crianças
tenham a sensação de que elas podem fazer o que quiser, e isso prejudica o seu
desenvolvimento emocional e social, por isso é o importante que os pais façam a
mediação de absolutamente tudo”.
Outra saída, apontada pela especialista, é o uso da
tecnologia, que a partir de sites, aplicativos e redes sociais, pode trazer
diversas atividades interativas e educativas para as crianças.
Confira algumas dicas das professoras para entreter
as crianças neste período de pandemia que o país está enfrentando:
Sites:
Faber Castell: site, com cursos gratuitos de desenho, narrativa, composição,
desenvolvimento de personagens entre outros cursos muito interessantes para a
criatividade e imaginação, tanto das crianças quanto dos adultos. Acesse: Faber
Castell
Escola kids: O Escola Kids fornece conteúdos educacionais para os
estudantes do ensino básico, em especial até ao
5º ano. Acesse: Escola Kids
Blog – Educação em
transformação: Traz uma série de brincadeiras e atividades para
fazer com as crianças no período da quarentena. Acesse: Educação
em Transformação
Aplicativos:
Ler e Contar: Jogo destinado a crianças que estão iniciando seu aprendizado escolar.
Nele, há jogos de alfabeto, sílabas, números, língua de sinais, entre outros
(gratuito) – Play Store.
Jogos de matemática:
Aplicativo de jogos com as 4 operações. Atende, principalmente crianças que já
estão na idade escolar e enfrentam dificuldade em realizar contas básicas.
Clash of Clans: Jogo de estratégia baseado no combate entre clãs que disputam entre si o
controle do reino. O objetivo do usuário é promover o crescimento de seu clã, o
que inclui planejamento para construir povoados, formar exércitos e se
confrontar com outros jogadores online. (gratuito – Play Store) – A partir de 8
anos
Penguim runner: O usuário precisa conduzir um pinguim, superando obstáculos que aparecem
no caminho. (gratuito – Play Store) – A partir de 4 anos
Play Kids TV: Aplicativo de vídeos para crianças. Cada vagão de uma locomotiva é um
canal com vários desenhos de uma determinada série ou personagem: tem o vagão
da Turma da Mônica, da Galinha Pintadinha, da Palavra Cantada, do Peixonauta...
Quase todos os canais têm um vídeo gratuito e os outros são liberados mediante
assinatura mensal. (gratuito – Play Store) – A partir de 2 anos
Cake salon: Simula uma brincadeira de massinha. (gratuito – Play Store) – A partir
de 2 anos
Archaeologist: Estimula a curiosidade e o pensamento científico das crianças sobre os
dinossauros. (gratuito – Play Store) – A partir de 4 anos
Redes Sociais:
No Instagram, alguns perfis estão realizam lives
com contação de histórias para entreter as crianças durante a pandemia:
- Fafa Conta 10h30 (seg, qua e sex) e 16h30 (ter é qui).
- Mãe que lê 11h.
- Carol Levy as 11h30
- Marina Bastos as 12h30
- Camila Genaro 15h.
- Marina Bigio.
Unicid
Universidade
Cruzeiro do Sul
Excelente matéria! Diante das mudanças de rotina impostas pela circunstância, a família precisa de orientação especializada. A acertividade com a educação das crianças não é tarefa simples, porém é imprescindível que os pais sejam aliados das orientações pedagógicas advindas da instituição de ensino de seus filhos e atentos às matérias agregadoras tal qual como esta, objetiva e norteadora!
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