terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

FACEBOOK SE MANTÉM RELEVANTE PARA O PÚBLICO BRASILEIRO


Levantamento #MS360FAAP mostra que, em 2019, houve crescimento no número de fãs de páginas em quase todas as categorias analisadas dentro da rede social


O brasileiro continua fã do Facebook, apesar do crescimento do Instagram. É o que aponta a nova edição do #MS360FAAP, relativo ao quarto trimestre de 2019. O estudo, realizado em parceria pelo Núcleo de Inovação em Mídias Digitais da Faculdade Armando Alvares Penteado (NiMD FAAP) e a Socialbakers, mostra que, na categoria “Marcas e Institucional”, por exemplo, a plataforma cresceu 69% no número de fãs em suas páginas.

“Muitos estrategistas digitais acreditaram que a perda de um público mais jovem mataria o Facebook. Mas os dados mostraram que não foi isso que aconteceu”, explica Thiago Costa, coordenador da pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital da FAAP e um dos pesquisadores que trabalham no estudo.

De acordo com Adriano Cerullo, professor da área de Comunicação e Marketing da FAAP, que também colabora com o estudo, esta pode ser uma indicação de que as marcas estão investindo em conteúdo de mais qualidade, o que promove maior engajamento do público. “No primeiro trimestre de 2019, 67% das postagens no Facebook, dentro dessa categoria, eram orgânicas. Nos últimos três meses do ano, esse índice saltou para 73%”, aponta.

A pesquisa também apontou que o setor de “Bens de Consumo” é o que mais impulsiona postagens no Facebook. As empresas dessa categoria investiram em 61% dos seus posts.


Instagram continua bem

Se o crescimento do número de fãs nas páginas do Facebook traz alguma surpresa, os pesquisadores não se espantaram com a confirmação da tendência de subida do Instagram. Tanto Celebridades quanto Marcas cresceram em número de seguidores.

No início de 2019, as primeiras eram acompanhadas, em média, por 9.646.755 perfis. Terminaram o ano com 11.776.636, registrando um crescimento de 22%. Já as marcas iniciaram o ano passado com média de 1.588.034 seguidores e fecharam 2019 com 1.954.007, ou seja, um aumento de 23%
“Proporcionalmente, os crescimentos foram muito parecidos quando olhamos o ano como um todo. Sinal de consolidação da plataforma e também das estratégias das marcas presentes nela”, afirma o professor Adriano.

Ainda assim, a média de novos seguidores, no quarto trimestre de 2019, foi de 147.462 para as marcas e 670.876 para as celebridades.

O levantamento também apontou que apenas 2% das interações com as celebridades no Instagram são feitas por meio de comentários. A imensa maioria (98%) ocorre por likes. As marcas fizeram, em média, 22 publicações no Instagram por semana, número que também contemplou os stories.




Sobre a pesquisa
O #MS360FAAP é uma parceria do Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP) com a plataforma de monitoramento Socialbakers, que analisa, trimestralmente, a evolução dos números relativos às 100 marcas e celebridades com mais seguidores no Facebook e Instagram. O conteúdo completo do estudo pode ser conferido em http://www.faap.br/nimd/ms360faap.asp




Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)
Sustentada em três pilares – tradição, cultura e inovação – a FAAP é hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 19 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno. Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.


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