As escolas se transformam em um território
desconhecido para as crianças no início do ano letivo, resultando em um misto
de emoções. Muitas delas estão iniciando sua vida escolar; outras, trocando de
escola; algumas,ainda, estão mudando de sala, período ou professor. Em todos
esses momentos,é necessária a adaptação. Nesse período, há crianças ávidas para
ver amigos, conhecer novas pessoas e retomar atividades. Já outras podem sentir
ansiedade e preocupação.
Há algumas maneiras de ajudá-las a se sentirem mais
confortáveis com o retorno à rotina escolar. Quando o assunto vem à tona, é
importante evitar o tom preocupante ou de suspense evidenciado em frases do
tipo: “Ih, as férias já estão acabando hein...”, ou “Vai acabar a moleza!
Semana que vem tem aula”, ou, ainda, “Já, já vai começar tudo de novo”. Nesse
momento, é preciso auxiliar as crianças a ver esse retorno como uma
oportunidade de que tudo seja diferente e melhor, e não necessariamente dizer
que ela terá “mais do mesmo”, acarretando uma rotina cansativa e desmotivadora.
Os alunos precisam se adaptar a novos horários,
regras e professores. Tanta novidade pode tornar o novo ambiente um cenário
assustador, capaz de causar até mesmo pânico. Nessa fase, a família desempenha
um papel importante, amenizando o desconforto para que cada aluno enfrente com
mais segurança essa etapa da vida.
As crianças pequenas têm menos recursos emocionais
para mudanças, pois tudo que é diferente e acontece longe dos pais as deixam
inseguras. Não é recomendável fazer mudanças sem preparar a criança; por isso
busque acompanhá-la na visita ao espaço e conhecer as pessoas com quem ela vai
se relacionar. Faça um tour pela escola, conheça os professores. São esses
gestos que a ajudarão na preparação para a rotina, principalmente em uma escola
nova. Aos que vão frequentar a mesma escola, é preciso voltar ao ritmo. Por
isso, cerca de uma semana antes, retome o horário de dormir e de acordar para
preparar o corpo da criança. Você pode organizar também os mesmos horários de
refeição estabelecidos na escola. Além disso, arrume o espaço para as tarefas.
Sente-se com o seu filho e, em conjunto, designe um horário e um local para que
ele possa fazer as lições que estão por vir. O importante é que haja um espaço
em que a criança se mantenha focada na atividade, pois tarefa de casa é
extensão da escola. Certifique-se também de escolher um horário em que você
esteja disponível, caso seu filho precise de ajuda.
Levar as crianças para a escola sem lágrimas e
resistência também auxilia no bom começo. Quando o responsável deixa o filho na
sala e sente medo ou considera que ficar ali é um sofrimento, toda essa energia
é captada pela criança.
A segurança na escolha da escola é primordial para
abrir seu coração a esse novo ambiente. Os pais são um espelho para os filhos,
um exemplo a ser seguido. Por isso, se você se sentir seguro, seu filho assim
também se sentirá. Uma ótima estratégia para a volta às aulas é incentivar o
comportamento positivo. Uma das maneiras mais eficazes de aguçar esse tipo de
sentimento é encorajá-lo. Quando a criança se comportar de maneira positiva,
elogie-a e incentive-a a manter a boa postura. Se ajudou o professor em sala ou
um amigo que estava com dificuldades, mostre que está orgulhoso e que ela mesma
também deve se orgulhar do comportamento que teve. Se ficou na escola sem
qualquer birra ou choro, fez um amigo, brincou, interessou-se por alguma
atividade, igualmente se mostre orgulhoso de sua conduta. Assim, as crianças
vão retomando a rotina habitual de vida escolar, que contempla competências
científicas e habilidades socioemocionais.
Milena Kendrick Fiuza -
gerente pedagógica do Sistema Positivo de Ensino
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