Colégio Marista Ribeirão Preto (SP) oferece
trabalho pastoral para desenvolver essa habilidade entre seus alunos
Há
pelo menos duas décadas vem se falando sobre inteligência espiritual. Em 1994,
o psiquiatra Robert Cloninger afirmou que essa é uma habilidade que permite ao
ser humano transcender, ter comportamentos virtuosos que são exclusivamente
humanos, como o perdão, a gratidão e a compaixão. Preocupado com a formação
humana integral dos estudantes, o Colégio Marista Ribeirão Preto (SP) oferece
trabalho pastoral para desenvolver a inteligência espiritual de seus alunos.
“A
habilidade espiritual permite que o ser humano, entre outras particularidades,
trabalhe com diversos sentimentos, como a saudade, por exemplo. A saudade faz
parte da vida de adultos e crianças. A falta de uma pessoa, lugar ou até
situação é normal e é um sinal de que o que passou foi positivamente marcante.
O problema é que a saudade pode carregar consigo alguns sentimentos doloridos,
como angústia e tristeza”, alerta a coordenadora da Pastoral do colégio,
Lesciane Mael.
E
para enfrentar ou saber lidar com a saudade é importante estimular a criança a
falar sobre seu sentimento. E é aí que entra a escola, que precisa estar atenta
aos sinais que a criança emite. Às vezes os alunos não conseguem expressar isso
ou acham que não devem falar a respeito. Em casa, os pais devem conversar com
seus filhos e, na escola, os professores devem criar momentos oportunos para
que o aluno se abra. É por isso que o Colégio Marista oferece todo o aparato
para que seus alunos também recebam a formação humana.
Em
1990, o psicólogo Daniel Goleman afirmou que a estrutura básica do ser humano
não é a razão, mas a emoção. Primeiro somos seres de paixão, de empatia, e
depois, seres de razão. Ele se referia à inteligência emocional. A inteligência
produz uma série de intercâmbios entre os dois hemisférios do cérebro: o
esquerdo, parte consciente e sede da inteligência racional, e o direito, o lado
inconsciente e sede da inteligência emocional. Já a inteligência espiritual é
algo que transcende qualquer entendimento, ela não se alimenta com palavras
(inteligência racional) nem com emoções (inteligência emocional), mas com o
silêncio feito em oração e contemplação.
Vale
ressaltar que inteligência espiritual não deve ser confundida com
espiritualidade, caracterizada pelo modo de vida dos seres humanos que procuram
a transcendência, que trilham seus caminhos, muitas vezes, com base numa
religião. A inteligência espiritual pressupõe a existência de um conjunto de
habilidades e capacidades associadas à espiritualidade de grande relevância nas
operações da mente humana.
O
colégio oferece esses momentos de reflexão e oração, além de promover eventos
de confraternização entre os alunos e seus familiares. Há estudos que já
apontam que, com o tempo, a inteligência espiritual se transforma em sabedoria.
“É fruto do conhecimento espiritual, que nos capacita para descobrir o que Deus
espera de nós e discernir o caminho para a realização desta meta. Nos faz seres
completos”, avalia Lesciane.
Rede
Marista de Colégios (RMC)
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